O mercado atual é extremamente dinâmico e competitivo. Com as mudanças nos relacionamentos humanos, as novas formas de consumir conteúdo e a constante evolução tecnológica, as profissões também mudam.

É nesse cenário que, a cada ano, surgem possibilidades de novas carreiras para os profissionais. Que tal descobrir pelo menos 5 incríveis opções para investir no seu futuro?

Como novas carreiras se desenham nesta nova dinâmica do mercado?

Nos últimos anos, o trabalho remoto despontava como uma tendência e era comum acompanhar reportagens sobre nômades digitais. Tudo com um ar de novidade e curiosidade.

A pandemia de Covid-19 acelerou esse processo e, hoje, trabalhar à distância já é quase uma regra para uma boa parte do mercado.

Percebemos também, nos últimos meses, profissionais buscando se realocar, enxergando possibilidades de atuação muito mais amplas e enriquecedoras.

Os trabalhadores estão cada vez mais livres para atender demandas de várias cidades e, até de outros países. Diversas novas carreiras quebram barreiras físicas e apresentam oportunidades mais interessantes e lucrativas para os profissionais.

Quais as características de uma nova carreira que tende a crescer nos próximos anos?

Estamos em um momento em que as barreiras entre nações perdem relevância no mercado. A multiculturalidade ganha espaço e grandes empresas já buscam por diversidade em seus quadros.

Dessa forma, as profissões de atuação universal, como programação e Design, tendem a ter grande crescimento nos próximos anos. Não à toa, as mais diversas áreas têm se aproveitado de fundamentos do Design para expandir seus horizontes.

A seguir, falamos um pouco sobre 5 novas carreiras para você apostar e seguir com grande relevância no mercado.

1. Smart Cities

A transformação digital muda não apenas a vida das pessoas, mas também a estrutura urbana das cidades. Poluição, deslocamento, acúmulo de lixo e desperdício são alguns dos principais desafios que um profissional de Smart Cities enfrentará na sua jornada.

Existe um grande movimento ligado à sustentabilidade e ao resgate da qualidade de vida. Tudo isso associado ao estímulo do desenvolvimento econômico, que tende a crescer em todo o mundo.

Entre as principais iniciativas envolvidas nessa carreira, podemos citar:

  • o uso de energias limpas ou renováveis;
  • a adoção de tecnologias sustentáveis;
  • o tratamento de lixo;
  • o reaproveitamento de água;
  • o compartilhamento de serviços e espaços;
  • a facilidade no deslocamento urbano;
  • e os serviços públicos de qualidade.

É uma carreira multidisciplinar, com oportunidades para arquitetos, urbanistas, designers, gestores, pesquisadores, entre outros profissionais.

2. Coolhunting/Future Studies

Em tempos nos quais os paradigmas de uma sociedade são tão voláteis, os profissionais de Coolhunting ou Future Studies ganham grande importância.

A capacidade de analisar cenários e projetar tendências e realidades é altamente requisitada por muitas empresas ao redor do mundo.

Bons profissionais dessas áreas podem ser os responsáveis por fazer pesquisas certeiras e para o lançamento de produtos de grande sucesso.

O trabalho de um coolhunter está intimamente ligado aos processos de economias criativas, que buscam gerar valor a partir da criatividade. Dessa forma, algumas das áreas que mais se beneficiam da atuação desse profissional são:

  • design;
  • moda;
  • marketing;
  • alimentação;
  • indústria da beleza;
  • tecnologias.

3. Design Thinking

O Design Thinking não é apenas uma nova carreira, é uma ferramenta com amplas possibilidades requisitadas em empresas das mais diversas áreas.

Essa metodologia consiste em usar o modo de pensar dos designers para desenvolver soluções. Ou seja, trabalhando com etapas de pesquisas, brainstorming, seleção de ideias e prototipação.

Dentre apenas algumas das atividades que mais se beneficiam do Design Thinking, podemos citar:

  • desenvolvimento de projetos mais assertivos;
  • engajamento de equipes;
  • trabalhos que promovam a cultura de inovação;
  • processos de transformação digital;
  • elaboração de marcas;
  • criação de novos produtos.

4. UX Design

Você já deve ter ouvido várias vezes que a internet das coisas é uma grande tendência de uso da tecnologia. Isso é verdade e, por isso, o UX designer se fortalece como uma nova carreira de relevância para o presente e para o futuro.

É ele quem desenvolve as interfaces que proporcionam às pessoas interagirem com diversas plataformas, como aplicativos, sites e menus de TVs.

Você sabe quando um trabalho de UX Design foi bem desenvolvido quando consegue abrir um aplicativo e imediatamente começar a usar.

Para quem deseja ter esta como uma nova carreira, saiba que é extremamente importante estar por dentro de novas tecnologias e dominar os fundamentos do Design.

As principais atividade de um UX designer são:

  • desenvolver pesquisas com usuários;
  • criar mapas e protótipos de navegação;
  • definir fluxos e processos das interações com interfaces;
  • fazer testes sobre a efetividade da usabilidade;
  • otimizar plataformas.

5. Service Design

O Design de Serviços é uma nova carreira completamente ligada aos hábitos de consumo atuais e futuros. O profissional especialista na área deve ter uma visão holística de toda a experiência que um consumidor tem com uma empresa ou uma marca, em todos os pontos de contato.

Isso significa que, ao desenvolver uma solução web, o designer de serviço precisa considerar todo o universo da marca. Também deve observar a existência de lojas físicas, comunicações ON e OFF, redes sociais e quaisquer ações que impactam a experiência do cliente.

Resumindo, diferentemente do UX designer, que desenvolve uma solução intuitiva para a interação com uma interface genérica, o designer de serviços trabalha uma relação mais emocional. Ele transforma em Design tecnológico toda a interação entre marca e pessoas.

Como ingressar em uma nova carreira?

Uma pesquisa da Scoop&Co em parceria com a Tera mostrou que 63% das pessoas já mudaram de carreira e 48% pretendem mudar no próximo ano.

Isso mostra que tanto empresas quanto pessoas estão adaptadas à nova realidade e que você não tem que começar do zero.

Para buscar novas oportunidades, um dos melhores caminhos é aproveitar o conhecimento e as habilidades que você construiu e investir em uma pós graduação. Afinal, conhecimento não se perde, mas se acumula.

Observe as tendências da área que você atua e das novas carreiras que você quer ingressar e invista em qualificação. Essa é a melhor forma de valorizar sua trajetória e dar um passo mais seguro para um novo desafio.

Entendeu quais são as áreas mais promissoras e como você pode associá-las ao conhecimento que você já adquiriu? Para ter uma panorama ainda mais didático e divertido sobre o assunto, baixe o infográfico sobre 7 possibilidades de carreira na área de Design.