Um profissional acomodado dificilmente consegue se destacar no mercado de trabalho. E para se distanciar desse perfil, é hora de começar a trabalhar seu marketing pessoal.

Esse conjunto de estratégias permite que você transmita uma imagem positiva e construa uma marca diferente em relação ao restante do mercado. Descubra, agora, como fazer isso!

O que é marketing pessoal?

O marketing pessoal envolve um conjunto de estratégias para qualificar a sua imagem profissional.

Ela est√° atrelada n√£o somente a quest√Ķes de apar√™ncia, mas sim de postura, comportamentos e relacionamentos no mercado de trabalho. Isso porque de nada adianta voc√™ ter √≥timas qualidades se ningu√©m sabe disso.

O segredo do sucesso, nesse caso, está em se fazer notar. Por meio de um planejamento e da definição de objetivos, você encontrará o caminho certo para se autopromover.

Tudo sem desgastar a sua imagem e adicionando cada vez mais qualidades na lista do que você tem a oferecer.

Por que o marketing pessoal é importante para uma carreira de sucesso?

O marketing pessoal √© a ferramenta ideal para que voc√™ conquiste seus objetivos profissionais. Como ser promovido, ter mais autonomia em suas fun√ß√Ķes, se sentir realizado em sua profiss√£o e assim por diante.

Al√©m disso, essas qualidades ser√£o associadas a voc√™ por qualquer pessoa que atue em sua √°rea. Por causa delas, voc√™ pode receber indica√ß√Ķes e oportunidades para se desenvolver e at√© mesmo trocar de empresa e ganhar mais.

Na prática, aqui estão alguns benefícios que você aproveita com as estratégias certas!

Mais reconhecimento para habilidades e competências

Um bom marketing pessoal ajuda a elevar suas habilidades e competências.

A partir disso, elas passam a ser reconhecidas por quem está ao redor e determinam sua posição na empresa. Por exemplo, são elas que farão com que você alcance um cargo de liderança.

Ou então, tome as rédeas de um projeto muito desejado. Procure conhecer bem seus pontos fortes e traçar, com base nele, seu plano de carreira.

Melhora da autoestima

Uma pessoa s√≥ consegue “se vender” para o mercado se tem confian√ßa e seguran√ßa no que faz. Da√≠ a import√Ęncia do marketing pessoal: aprimorar essas quest√Ķes.

Voc√™ ter√° mais tranquilidade e postura ao falar em p√ļblico e maior dom√≠nio de assuntos e temas referentes ao seu trabalho.

Al√©m de saber interagir com seu chefe e outros colegas de equipe. Tanto em situa√ß√Ķes rotineiras, quanto em oportunidades desafiadoras.

Otimização do trabalho em grupo

Trabalhar bem em grupo é um dos principais requisitos para conseguir uma vaga de emprego.

Quem se dedica a construir um marketing pessoal consistente, se torna referência para a equipe. Afinal, transmite empatia, interesse e dedicação em tudo o que faz.

E, com isso, as atividades e tarefas fluem muito melhor. Com bons resultados, você terá ainda mais pontos positivos para reforçar a sua imagem dentro e fora da empresa.

Como desenvolver um bom marketing pessoal?

E agora, como começar a desenvolver um bom marketing pessoal? Aqui estão algumas dicas que ajudarão, e muito, em seu planejamento!

Tenha um objetivo

Primeiro, defina exatamente em que ponto quer chegar. Se é subir de cargo, mudar de setor ou conseguir um novo emprego, por exemplo.

Em seguida, enumere tudo o que você precisa fazer para atingi-lo. Fazer um novo curso? Ter uma indicação? Assim, ficará mais fácil dar os próximos passos.

Desenvolva seu autoconhecimento

Você deve saber exatamente quais são seus pontos fortes e fracos. Os aspectos fortes devem ser sempre trabalhados, para continuarem primorosos.

E os fracos, exercitados para que voc√™ alcance a melhoria. Isso ajuda a controlar suas a√ß√Ķes e a tomar decis√Ķes mais acertadas, seja em rela√ß√£o ao trabalho ou ao seu direcionamento profissional.

Invista na educação continuada

N√£o pense que voc√™ j√° sabe tudo e que n√£o h√° mais nada para aprender. Pelo contr√°rio! Vivemos em um mundo moderno e contempor√Ęneo, que passa por transforma√ß√Ķes a cada segundo.

A sua √°rea, com certeza, passa por diversas evolu√ß√Ķes. E √© fundamental conhec√™-las e domin√°-las para continuar qualificado. N√£o se acomode, estudar √© o melhor caminho!

Observe sua postura

A comunicação verbal e gestual diz muito sobre quem você é. Observe, sempre, a sua postura. Tanto em momentos tranquilos quanto de maior pressão.

Evite se expressar com t√©dio, desleixo e soberba. √Č fundamental ser acess√≠vel e determinado mesmo em momentos mais complicados.

Cuide bastante de sua aparência

Sim, a aparência também faz parte do marketing pessoal. Não significa que você só tenha que usar roupas de marca ou ir ao salão toda semana.

Basta ter zelo, prezar pela higiene e saber se vestir para a ocasião: uma reunião com colegas, a apresentação de um projeto à chefia, entre outros. As pessoas sempre te enxergarão primeiro pela aparência, e só depois decidirão se querem ir mais além.

Cumpra todos os hor√°rios

Passar compromisso é fundamental para ser bem visto na empresa. Sendo assim, seja sempre pontual e cumpra com todos os seus horários.

Caso um atraso seja inevitável, preocupe-se em avisar. Mande uma mensagem, ligue, tente um reagendamento, mas mostre preocupação em resolver a questão.

Exercite sua capacidade de liderança

Se você inspira seus colegas com todas essas características, é sinal de que você tem tino para ser líder. Esse é um diferencial muito importante no mercado de trabalho.

As empresas buscam por pessoas proativas, despachadas e aptas a encontrarem solu√ß√Ķes. Tente manter essas qualidades em desenvolvimento para ser reconhecido em cargos de lideran√ßa.

Mantenha o bom senso nas redes sociais

Quando você chama a atenção no ambiente de trabalho ou entrevista de emprego, pode ter certeza: seu nome será pesquisado nas redes sociais.

Diante disso, é fundamental que você mantenha a coerência e o bom senso entre o que passa no dia a dia e o que posta por lá.

Ainda que o uso das redes seja feito fora do horário de trabalho. Suas ideias importam para qualquer organização, e precisam estar alinhadas com a proposta do negócio.

Com essas dicas em mãos, você já está pronto para aperfeiçoar seu marketing pessoal. Acompanhe seu desenvolvimento e procure evoluir constantemente para continuar a ter uma carreira estável e de muito sucesso.

Quer mais dicas como essas? Para continuar a receber mais novidades sobre o mercado de trabalho e melhorar seu desempenho, assine nossa newsletter!