A área de marketing e comunicação de moda é uma das mais promissoras do momento. E ainda é a união de três áreas superinteressantes nas quais você pode usar a criatividade sem parar.

Fazer um curso sobre o assunto ajuda você a se profissionalizar e a conquistar seu lugar no mercado. Quer saber o que você vai aprender durante os estudos? Descubra neste artigo!

O que é a área de marketing e comunicação de moda?

Primeiro, vamos falar um pouquinho sobre a área de marketing e comunicação de moda.

Nela, você divulga marcas e peças para clientes em potencial. Vale lembrar que, como qualquer outro segmento, a moda tem diferentes públicos.

Portanto, você precisa pesquisar referências e preferências para conseguir se comunicar corretamente com as pessoas.

E, é claro, encontrar maneiras criativas e inovadoras de fazer isso. Afinal, esse público é daqueles bem exigentes. E ainda há a questão de que a indústria de moda tem um ritmo mega-acelerado.

Isso porque as trocas de coleção acontecem de acordo com a mudança de estação. Ou mesmo com a demanda de um novo conceito, que surge fora de época.

Sendo assim, é preciso ficar de olho nas últimas tendências. A moda é uma maneira de se expressar, mas também tem um lado comercial.

Se você, como profissional, tem o dom de encontrar equilíbrio entre ambos, é sucesso na certa!

Como é o curso voltado para esse segmento?

Como não poderia ser diferente, é indispensável que você procure por um bom curso antes de começar a atuar com marketing e comunicação de moda.

Essa qualificação faz toda a diferença na hora de se candidatar a uma vaga de emprego. Grandes marcas procuram por profissionais de primeira linha, e seu currículo será analisado em detalhes.

É Importante avaliar a carga horária do curso de acordo com sua expectativa, uma vez que existem modalidades com diferentes tempos de duração.

A grade curricular deve ser bem completa, com disciplinas atualizadas e ministradas por professores que entendem do mercado.

Se você estuda em uma escola renomada, melhor ainda! Assim, você terá a certeza de que tem à disposição um bom conteúdo.

A abordagem do curso é variada. Vai de design thinking a sustentabilidade, de mídias sociais a imagem de moda.

Todos os assuntos apresentados circulam entre marketing, moda e comunicação, mas não de maneira isolada. Você perceberá de imediato como conectá-los por meio de técnicas, estratégias e projetos.

O que se estuda em marketing e comunicação de moda?

Mas, e na prática, o que você vai estudar em marketing e comunicação de moda? Aqui estão algumas disciplinas e temas que estão presentes nos melhores cursos do mercado, inclusive no do IED!

Pesquisa e segmentação de mercado

Lembra que a gente falou sobre conhecer bem o público? É nessa disciplina que você aprende a fazer isso.

Todo profissional de marketing, inclusive fora do setor de moda, passa por esse aprendizado.

Entre pesquisas qualitativas e quantitativas, é possível entender o perfil do consumidor da marca e tomar importantes decisões para que ela cresça.

Branding

O branding é o grande responsável por criar uma imagem atraente para a marca. O consumidor de moda só se identifica com uma peça se ela conta uma história, e se a própria marca está alinhada com essa narrativa.

Afinal, o cliente quer se ver representado por meio de coleções, texturas, tecidos e design. Logotipos, anúncios, textos e qualquer outra forma de comunicação são desenvolvidos dentro dessa disciplina.

Panorama e tendências     

Não dá para falar de moda e deixar de lado as tendências, certo? Criar algo do zero é importante. Mas se você não corresponde ao desejo do consumidor, nada feito!

Durante todo o curso, esse panorama é dado, inclusive, com referências do que já esteve em alta e foi reformulado. Há também uma disciplina específica para cobrir o assunto, então fique de olho.

Cultura e história de moda

Como tudo começou no mundo da moda? E como a cultura de diferentes lugares ao redor do globo terrestre se adapta ao conceito de moda?

É isso que você aprende nessa disciplina. Ter uma visão ampla sobre o assunto permite compreender diferentes públicos, e também que consiga atendê-los, na prática. Especialmente se você se imagina trabalhando em uma multinacional ou fora do país.

Comportamento de consumo       

Se novas tendências e tecnologias surgem com frequência, o comportamento do consumidor também muda.

E é muito desafiador acompanhar essa evolução. Por isso, em marketing e comunicação de moda você aprende a identificar padrões de comportamento, interesses e novidades que possam atrair os clientes de uma marca.

Sustentabilidade e novos valores do mercado     

Já percebeu que as maiores marcas do mercado, de moda ou não, estão ligadas à sustentabilidade?

A cadeia de produção de moda é enorme, e entender como aplicar esse conceito para atender a novos valores do mercado é muito importante. Essa disciplina trata do assunto com maestria e um olhar para todas as exigências atuais.

Plataformas digitais

Todo mundo fica conectado 24 horas por dia. Seja no computador ou no celular.

Então, como usar as plataformas digitais a favor da moda? E como transmitir, nelas, a imagem e a mensagem que a marca quer passar?

Essa disciplina tem todas as respostas para esses questionamentos. E ainda ensina como gerenciar, analisar e escolher as melhores plataformas de acordo com o a postura da marca.

Cadeia têxtil e a nova indústria

Sim, é essencial que você entenda tudo sobre como funciona a cadeia têxtil e a nova indústria da moda. A produção e a compra de tecidos influenciam tendências e desenvolvimento de coleções.

Esse tema oferece uma noção sobre indústria e economia, que é essencial para o seu trabalho.

E aí, curtiu saber mais sobre o que se estuda no curso de marketing e comunicação de moda? Esse é um campo promissor e cheio de oportunidades, que cresce a cada dia mais no Brasil e no mundo. Se você pensa em seguir essa carreira, a gente tem uma sugestão para você.

Conheça nosso curso de extensão na área agora mesmo e faça a sua inscrição! Será um prazer ter você em nossa turma.