Roupas, calçados, acessórios. Por trás de uma marca, grande ou pequena, existe um profissional muito importante: o responsável pelo Marketing de Moda!

Que tal descobrir um pouco mais sobre esse setor e quais caminhos seguir dentro dele? 

Continue a leitura!

Tenha uma experiência diferente com os conteúdos do blog Design e Mercado. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Como o marketing e a comunicação estão presentes no mundo da moda?

A moda, em essência, é se comunicar! Já parou para pensar nisso?

Isso acontece quando você se produz, mostra sua personalidade, demonstra seus gostos, preferências e até mesmo olhar crítico por meio das escolhas de peças, acessórios e calçados.

Com um look, reforça seriedade e profissionalismo em uma reunião de trabalho. Ou descontração e modernidade em uma balada.

E, assim, pode até mesmo inspirar pessoas! 

Mas e em relação ao marketing de comunicação voltado para a moda? Na prática, como tudo funciona?

Essa área é responsável por entender justamente essas percepções e inspirações, em diferentes públicos. 

Serve para absorver as tendências, descobrir como aplicá-las em peças e produtos e como fazer disso um símbolo para a marca.

A moda vive em ciclos e precisa se atualizar. Ela constrói história, diz muito sobre as pessoas de um país e reflete épocas.

Portanto somente um profissional que seja criativo e sintonizado consegue desenvolver conceitos que correspondam às necessidades dos clientes, em momentos tão específicos.

O que faz o profissional de Marketing de Moda?

O profissional de Marketing de Moda ajuda a consolidar a marca e o negócio. Tanto perante a concorrência, quanto para o público-alvo, de forma geral.

Ele trabalha com foco em três vertentes principais:

  • fortalecer a imagem da empresa;
  • atrair a atenção e a empatia do cliente;
  • fazer com que o consumidor se identifique com as peças da marca.

Quando esses objetivos são concluídos, significa que o conceito de moda daquela marca se tornou parte da vida e da cultura das pessoas.

O profissional desse setor é multifacetado: desenvolve campanhas de divulgação, pensa em coleções, faz pesquisas de mercado, pensa em estratégias de venda e realiza ações de relacionamento com o cliente.

Ou seja, muito do sucesso de uma marca depende dele. 

Marketing de Moda - áreasQuais são as principais tendências no setor de Marketing de Moda?

E com tanta versatilidade assim, quais são as principais tendências no setor de Marketing de Moda? Quais caminhos seguir e se tornar um profissional de sucesso?

1. Pesquisa e análise de mercado

Entender seu público é o primeiro passo para um negócio de sucesso.

E, no mundo da moda, isso não poderia ser diferente.

Na área de marketing, você desenvolve e aplica pesquisas qualitativas e quantitativas sobre tendências e comportamento do consumidor.

A partir disso, descobre o que está em alta para tomar decisões sobre o que a marca vende, seja em relação a design, a materiais utilizados na confecção, ou em tipos de produtos a serem lançados em uma coleção.

2. Design e desenvolvimento de marcas

Toda a parte visual de uma marca deve estar alinhada com suas peças.

Isso significa que é fundamental pensar em um logotipo, em um slogan, em embalagens, em etiquetas, e em cada detalhe que reforce o nome da empresa na cabeça do consumidor.

O profissional de Marketing de Moda, neste caso, é responsável por conectar a empresa com a ajuda dessa identidade. 

Esse ramo de atuação também é chamado de branding.

Aqui também entra a experiência do consumidor. Você decide o que oferecer a ele para que ele goste de comprar a marca e faça disso um hábito.

3. Preços e distribuição

Para quem gosta de uma atividade mais operacional, decidir a respeito de preços e distribuições é um ótimo caminho para escolher.

O responsável desse setor fica por conta de pesquisar e analisar quais canais de distribuição são mais adequados para o produto da marca —  varejo ou vendas online, por exemplo.

E além de precificar as peças, poderá também pensar em promoções e ofertas sazonais, ou outras estratégias para vender mais e trazer mais lucratividade para a marca.

4. Criação de campanhas publicitárias

Tem criatividade de sobra? Então você pode também atuar na criação de peças publicitárias.

Seu dever será estruturar um planejamento de mídia, desenvolver anúncios e trabalhar com mídias sociais.

Também definirá qual é a linguagem adequada para falar com seu público, qual tipo de imagem usar nas peças e qual formato elas terão: audiovisual, textual e assim por diante.

Sabe aquelas blogueiras fashionistas que todo mundo segue? 

Quem trabalha na área pode recrutar uma delas para ser a cara da sua campanha, desenvolver um planejamento de divulgação e selecionar quais peças ela vai apresentar.

5. Tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada da moda — em vários sentidos. 

Por exemplo, você pode ficar responsável por desenvolver, pesquisar e definir quais recursos serão usados para divulgar e comercializar materiais e produtos.

As lojas online e os aplicativos de compra são canais indispensáveis para qualquer marca que queira atingir um público maior.

Você poderá pensar em estratégias, design e conteúdo para essas plataformas, que facilitam, e muito, a vida das pessoas.

Por fim, ainda conseguirá definir e trabalhar com ferramentas de atendimento e interação. 

Chatbots, inteligência artificial e games são algumas tendências que vieram para ficar e que podem ter seu uso adaptado para atender as necessidades da marca em relação a seu público.

6. Análise de dados

A análise de dados permite que você entenda melhor seu público: por que eles compram com sua marca, o que adquirem e quando consomem.

Assim, você consegue desenvolver conteúdo, coleções e peças personalizadas para suas necessidades e desejos. 

É como uma pesquisa de mercado, mas daquela parcela de clientes que você já conquistou e precisa manter interessada.

Marketing de Moda: um caminho cheio de possibilidades

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre o que você pode fazer no Marketing de Moda?

Se você está a fim de ingressar nesse mundo e aproveitar todas essas oportunidades, vem descobrir um pouco mais sobre esse curso de pós-graduação!