Se você deseja se tornar um designer de sucesso, nada melhor do que contar com a ajuda de uma instituição que é referência na área. Por isso, você precisa conhecer o IED Brasil, o único instituto internacional totalmente dedicado ao Design no país

Apesar de a sede do IED em São Paulo ter sido inaugurada em 2005, o Instituto existe há mais de 50 anos. Ao longo das décadas, foi se aprimorando e expandindo seu método de ensino inovador para outros países, incluindo o Brasil.

Quer ficar por dentro do que o IED Brasil pode oferecer para a sua carreira? Continue lendo para conhecer a história e os principais motivos para contar com a ajuda dessa instituição na hora de impulsionar sua carreira!

IED Brasil: conheça a história do instituto que é referência em Design

O IED Brasil é uma das unidades dessa rede internacional de formação e pesquisa em Design, Moda, Comunicação Visual e Gestão de disciplinas criativas.

Desde que foi inaugurado na Itália, em 1966, o instituto atua como um centro de propostas inovadoras. E trabalha com um modelo educacional “mão na massa”, muito rico culturalmente.

“O saber e o saber fazer devem crescer juntos” é a expressão que resume a filosofia do IED. Seu fundador e presidente, Francesco Morelli sempre acreditou que o conhecimento teórico só faz sentido quando associado ao “saber fazer”.

Por isso, os estudantes criam uma bagagem acadêmica e, ao mesmo tempo, contam com as melhores características das escolas profissionalizantes.

Além das unidades em São Paulo e Rio de Janeiro, o IED tem sedes na Itália, Espanha e China.

Hoje é visto como muito mais do que uma escola de Design. Acabou se tornando um espaço de encontro e troca entre profissionais, professores e estudantes que se preocupam com a sua qualificação profissional.

6 motivos que mostram por que você deve estudar no IED Brasil

Só de conhecer a história do IED, já dá uma vontade de fazer um curso de Design com os melhores, não é mesmo?

Para trazer ainda mais motivação para você investir no seu futuro, vamos apresentar as principais vantagens que o instituto oferece aos estudantes:

1. Corpo docente altamente qualificado

O IED Brasil jamais seria uma referência de peso no mercado de Design se não fosse pelo seu quadro de professores.

Os estudantes têm aulas com profissionais de alto nível de qualificação, mas que não estão limitados apenas ao ambiente acadêmico.

Eles também atuam no mercado de trabalho e estão sempre em contato com empresas públicas e privadas para realizar projetos em parceria.

É isso que permite que os alunos tenham uma experiência de ensino alinhada aos desafios que enfrentam no dia a dia. E, claro, também podem se deparar com ótimas oportunidades por meio das experiências proporcionadas pelos professores.

2. Metodologia inovadora

A metodologia de ensino do IED não fica restrita ao ambiente de sala de aula. Isso porque a instituição também se propõe a fomentar a inovação para os negócios.

Aqui se destaca, mais uma vez, o “saber fazer”, que faz parte da essência do IED no mundo inteiro.

Durante os cursos, os estudantes entram em contato com novas maneiras de aprender por meio da realização de projetos e participação em workshops e eventos.

Com isso, podem gerar valor por meio de seu trabalho e produzir impactos positivos na sociedade.

3. Diversidade de cursos

Se você já fez uma graduação mas precisa ampliar sua bagagem de conhecimento, fique sabendo que o IED Brasil oferece diferentes modalidades de curso:

  • cursos livres;
  • cursos de extensão; e
  • pós-graduação.

Os cursos livres e de extensão têm curta duração e são focados em um determinado assunto. Existem opções voltadas para temas como Design Research & UX, Metodologias Ágeis, Design Thinking, Home Design, entre outros.

Já a pós-graduação é uma modalidade que inclui cursos com 400 horas de duração. Costuma ser procurada por profissionais que desejam se tornar especialistas em certas áreas de atuação do Design.

4. Parcerias que são referências no mercado

Além de trabalhar em rede com as outras sedes do grupo, o IED Brasil possui parcerias e convênios estratégicos com diversas organizações.

O principal objetivo é fomentar o Design, a colaboração e o desenvolvimento de projetos inovadores na área.

Essas empresas parceiras fazem parte de diferentes setores. E grandes marcas, como Arezzo&Co, Revista Casa Vogue e Levi’s Co., também colaboram em cursos específicos.

Além do aprendizado, as trocas com marcas consolidadas no mercado trazem um peso importante para o currículo dos designers.

5. Participação em eventos

O IED Brasil tem o costume de realizar diversos eventos que abordam as áreas de atuação do Design. Para os estudantes, são oportunidades de mostrar seus projetos e poder ser visto por figuras importantes do mercado.

Isso sem falar das lições aprendidas e do contato com as principais tendências do momento.

6. Oportunidade de formação internacional

Sem dúvidas, um dos grandes diferenciais do IED em relação a outras instituições de ensino é a experiência internacional.

Por se tratar de um instituto com raízes europeias e unidades em diversos países, os estudantes desenvolvem uma visão global de seu campo de atuação.

Ainda, os alunos de pós-graduação participam de uma semana internacional na Europa com palestras, participação em feiras e visitas técnicas a diversos espaços.

Portanto, é possível experimentar uma imersão cultural intensa, um fator fundamental para os profissionais que desejam expandir o olhar.

Comece seus estudos no IED Brasil!

Não importa se você já trabalha com Design ou em qual área de atuação gostaria de se especializar. O IED Brasil oferece diferentes modalidades de cursos que abordam variados assuntos importantes para o trabalho de qualquer profissional, independentemente de sua formação.

Portanto, o primeiro passo é conferir as opções para escolher o curso mais alinhado aos seus objetivos profissionais.

Ficou com vontade de estudar no IED Brasil? Visite o site e fique por dentro dos cursos disponíveis!