Tenha uma experiência diferente com os conteúdos do blog Design e Mercado. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

O Home Design está com tudo! Essa é uma área profissional que gera muitas oportunidades para quem gosta de criar e não tem medo de ousar.

Se identificou com esse perfil e quer trabalhar com Design? Então, continue a leitura para descobrir tudo o que você pode fazer ao seguir esse caminho!

O que é Home Design?

O Home Design, também conhecido com Design de Interiores, é uma técnica visual desenvolvida para compor e decorar ambientes internos.

É considerado como a arte de planejar e organizar espaços. Combinando e investindo em diferentes recursos para valorizar os elementos deste local.

Essa é uma área profissional que não para de crescer. As pessoas têm rotinas agitadas e querem praticidade, conforto e funcionalidade dentro de casa e da empresa.

Portanto, não medem esforços para investir na consultoria de um home designer para definir os detalhes que mais se encaixam em seu estilo de vida.

Além disso, também querem transmitir sua personalidade, ou a de uma marca, para aquele espaço. Ou, ainda, torná-lo mais moderno e até mesmo automatizado.

A responsabilidade desse profissional é grande: além de acompanhar tendências, é preciso conhecer materiais, gerenciar projetos, sugerir aprimoramentos, lidar com reformas e muito mais.

O dia a dia de trabalho, no entanto, nunca é sem graça. Trabalhar com criatividade, cores, texturas e medidas permite encontrar novas e surpreendentes soluções para mudar a vida dos clientes.

Por que é importante se qualificar na área?

Muito se engana quem pensa que o Home Design se trata apenas de estética. De fato, essa é uma parte fundamental do conceito.

Mas o profissional vai mais além. Ele também aprende a pensar em formas e funcionalidades.

Afinal, precisa fazer com que sua proposta seja adequada para a vida do cliente, certo? Hoje, é possível contar com uma série de softwares e sistemas que permitem explorar as possibilidades do Design de Interiores.

Assim, o planejamento fica muito mais preciso e executável. No entanto, saber como iniciar esse processo depende de qualificação.

O profissional precisa dominar conceitos, teorias e práticas dentro da sala de aula, para sair preparado para o mercado de trabalho.

Que, por sua vez, conta com clientes atualizados e exigentes. Sendo assim, ter a capacitação adequada faz toda a diferença, inclusive para se especializar no atendimento de um nicho, como movelaria, Garden Design, obras residenciais ou comerciais.

Um bom curso passa por algumas etapas como gestão e definição de imagem do espaço interno, projeto de vitrines, projeto de eventos, criação de espaços comerciais, projeto de ambientes domésticos, entre outros.

O designer aprende noções básicas de arquitetura, estuda em estúdios multidisciplinares e tem acesso ao que há de mais atual em softwares e tecnologia.

Home Design qualificação profissional

O que fazer para se tornar um profissional de Home Design?

As oportunidades na área de Home Design são inúmeras. Você pode trabalhar em empresas, lojas e escritórios especializados.

Ou, ainda, criar seu próprio negócio e apostar em serviços diferenciados. O seu curso ajudará a pensar além do simples projeto. Você poderá até mesmo inovar naquilo que oferece.

E o que fazer para se tornar um bom profissional? A seguir, confira algumas dicas!

Veja sua carreira como um negócio

Já pensou para pensar sobre como um profissional de Home Design deve ver sua carreira?

É muito importante não a ver apenas como algo que trará sustento. Tratá-la como um negócio é essencial.

E por que isso? Para que você se destaque em meio à toda a competitividade do mercado.

Dentro disso, você pode investir em algumas providências, tais como: fazer uma boa gestão financeira, estudar sobre marketing e publicidade e desenvolver um bom relacionamento com os clientes.

Mesmo que você trabalhe em uma empresa e não por conta própria, quando você se desenvolve dessa maneira, passa a ser referência na área. 

Foque em um nicho

No Design de Interiores, focar em um nicho é algo bastante promissor.

Essa é uma oportunidade de trabalhar com o que você realmente gosta, mas também de direcionar seu esforço para um conhecimento mais aprofundado.

É isso o que trará mais credibilidade para seu trabalho. O especialista garante mais valor para seu serviço e consegue mais propostas rentáveis.

Conheça seu público-alvo

Com o nicho definido, comece a se dedicar a conhecer bem seu público-alvo.

Isso significa que, mesmo que ele não apresente grandes variações, não quer dizer que você deve generalizar.

A mesma faixa etária e a mesma profissão ainda retém personalidades, preferências, exigências e necessidades distintas.

Sendo assim, é preciso saber exatamente o perfil de cada cliente para que o Home Design atenda bem a todas as expectativas.

Essa é uma maneira, inclusive, de melhorar sua assertividade em projetos e fechar mais negócios.

Gere valor para seus clientes

Trabalhar com Home Design é trazer mais qualidade de vida às pessoas.

Faça dessa missão uma verdadeira máxima em sua vida profissional. A moradia e a estadia de uma pessoa no ambiente que você criou deve ser incrível e memorável.

Como gerar esse tipo de valor? Atendendo a pedidos, surpreendendo, oferecendo soluções efetivas e inteligentes.

Continue a se qualificar

Fazer uma graduação na área de Design é bom. Você terá os meios para começar a atuar profissionalmente com Design de Interiores.

Mas continuar a se qualificar é ainda melhor. Isso inclui fazer uma especialização, investir em cursos livres, participar de eventos e montar uma boa rede de contatos.

Essas são ações essenciais para que você continue a acompanhar tendências e possa trazer novidades para o seu trabalho. Os clientes agradecem!

Escolha uma instituição que tenha docentes com experiência de mercado e que aborde um conteúdo amplo, de forma moderna. Deve resgatar elementos atemporais, mas também focar na contemporaneidade.

Dessa forma, você terá uma formação rica, com aplicações práticas que fazem sentido no mundo de hoje, tanto para administrar o negócio quanto para criar livremente.

Como você viu, o Home Design tem muito a oferecer. Se esse é o seu sonho, comece a se dedicar agora mesmo para construir uma carreira sólida e de muito sucesso!

Que tal começar pelo nosso curso de extensão, “O Morar e o Design de Interiores: Emoção e Evolução”? Esperamos você!