Se você quer se tornar um designer renomado, se capacitar é o primeiro passo. E, para isso, é essencial escolher uma boa escola de Design!

Mas quais são as características que a instituição deve ter? Continue a leitura, que a gente conta isso e muito mais para você.

Por que é importante buscar qualificação profissional?

Primeiro, vamos falar da importância de buscar qualificação profissional.

Essa é a porta de entrada para o mercado de trabalho. O diploma em uma boa escola de Design traz ainda mais credibilidade para sua vida profissional.

Afinal, demonstra que você tem uma base sólida de conhecimentos e experiências incríveis para compartilhar.

Mas não é só isso! O Design é uma área que evolui a todo momento. A tecnologia é uma grande aliada do setor, então é muito importante ficar por dentro de novidades e atualizações.

Em um curso de qualidade, você fica por dentro de tudo. Também tem contato com os melhores professores e profissionais do mercado.

Outra questão importante a se considerar é que a competitividade no mercado é alta. Mas se você se qualifica em uma escola de Design renomada, sai na frente e constrói um currículo completo e interessante.

Quer chegar mais longe e conseguir um cargo de liderança? Ou ainda ter seu próprio negócio? É essa capacitação que ajudará você a alcançar esses objetivos.

Por fim, não se esqueça: em um curso de Design renomado, você desenvolve na prática todas as suas habilidades.

Descobre até mesmo alguns conhecimentos aprendidos que até então estavam adormecidos. Com estudo, você investe em si mesmo e pode redirecionar sua carreira, caso esteja atrás de novas oportunidades.

O que você pode estudar em uma escola de Design?

E, afinal, o que você pode estudar em uma escola de Design? Conhecer as áreas disponíveis para sua capacitação profissional faz a diferença na hora de escolher no que se especializar. Conheça os principais cursos a seguir!

Experiência do usuário

Você já ouviu falar em experiência do usuário? Conhecido pela sigla UX, esse conceito é um dos mais importantes no mercado digital.

Relacionada a essa área, está o UX Design. Você aprende métodos e técnicas de pesquisa em Design para aplicar em projetos de produtos e soluções digitais.

Ou seja, você vai inovar o Design de softwares, marcas e outras ferramentas de marketing, tão importantes no mundo de hoje.

Metodologias ágeis

Inovar e levar mais valor a um projeto: esse é o objetivo de unir Design a Metodologias Ágeis.

Em um curso com essa temática, você entende como otimizar modelos de negócio, garantir mais resultados e ter uma gestão mais eficiente.

Afinal, isso só é possível se os profissionais que trabalham com você tiverem acesso a plataformas inteligentes e intuitivas, algo que somente o Design proporciona.

Moda

Sem dúvidas, a moda é um dos setores que mais depende do Design. Tudo o que você vê na passarela, é pensado por designers renomados. Quer ser um deles?

Se sim, você pode se especializar em diversas subáreas dentro dela. Como, por exemplo, o Design de roupas e o Design de bolsas e sapatos.

Você ainda aprende a respeito da montagem de coleções, da preparação de desfiles, do conceito de marcas e visuais de passarela, e muito mais. Quem sabe, em breve seu nome não estará em destaque em uma Fashion Week?

Design Thinking

Inovar e mudar a forma de pensar é essencial no mundo dos negócios. Afinal, somente assim é possível evoluir e se estabelecer no mercado.

Essa é a proposta da área de Design Thinking. Ao estudá-la, você compreende como pensar para atender complexas demandas de mercado por meio do Design.

E elas não são poucas! Com um consumidor cada vez mais exigente, as empresas dependem muito do trabalho desse profissional para conseguirem melhorar resultados.

Design, carreira e negócios

Já pensou em tornar o Design a sua carreira? Sim, você pode ter um negócio próprio! E inclusive comandar uma equipe inteira, além de criar projetos inovadores.

Mas, para isso, se especializar é fundamental. Um curso que aborda gestão de carreira e negócios voltado para designers permite que você potencialize sua experiência e descubra seu talento.

Design de interiores

A nossa moradia também mudou muito ao longo do tempo. Hoje, as pessoas procuram por praticidade, tecnologia e facilidade em sua rotina. Aquelas casas futurísticas já saíram da tela da tv há muito tempo.

É o Design de interiores o grande responsável por transformar e melhorar espaços domésticos e de trabalho. Dessa forma, faz com que conceitos modernos se tornem realidade. Essa é uma área muito próspera e que tem demanda crescente.

Visual Merchandising

Sim, o Design está presente no varejo. Grandes lojas e marcas ao redor do mundo buscam por profissionais preparados para agregar mais valor aos seus produtos e vitrines. O mundo da moda é o que tem mais demanda.

Mas outros setores reconhecem a importância do Design e já estão atrás de profissionais especializados.

Estar nessa área é uma forma de usar a criatividade a todo vapor. E a de conhecer outras áreas alinhadas com o Design, como o marketing e a arquitetura.

Marketing Digital

E por falar em marketing, seu formato digital se tornou indispensável a qualquer negócio. Uma escola de Design atualizada sabe da importância de investir em uma área tão cheia de oportunidades.

Estudar a respeito do assunto permite que você entenda como inserir o Design do planejamento à execução em um projeto de marketing digital.

E poderá trabalhar tanto para seu próprio negócio quanto para grandes empresas.

Branding

Sim, construir uma marca tem tudo a ver com Design!

Não é à toa que você se lembra claramente de cores, logotipos e outros detalhes visuais das marcas mais famosas do mundo.

O segredo disso tudo está no aprofundamento da área de branding. Você aprende o que é tendência e como usar o Design para desenvolver ou modificar o conceito de uma marca de sucesso.

Smart Cities

Se a tecnologia é sua praia, você já deve ter ouvido falar de Smart Cities (ou cidades inteligentes).

Elas só conseguem nascer e se desenvolver por causa do Design, que sugere estratégias sustentáveis para o uso de recursos naturais e eficiência operacional. Nessa área, você se dedica a mudar o mundo e a vida das pessoas, a começar pelo contexto urbano.

Consultoria de imagem

O mercado brasileiro está cada vez mais interessado em consultores de imagem. Esses profissionais auxiliam clientes a atingirem seus principais objetivos de imagem pessoal e profissional.

Essa é uma área que se vale do Design para sugerir roupas, comportamentos e práticas criativas para quem deseja investir na própria aparência.

Como identificar uma boa escola de Design para se capacitar?

Uau! Viu só quantas oportunidades o Design guarda para você? Agora que você já conhece um pouco mais sobre áreas e cursos, chegou o momento mais importante. Veja o que observar para identificar uma boa escola de Design!

Variedade de cursos

Uma boa escola de Design tem uma boa variedade de cursos na área. Isso significa que ela realmente domina o mercado e se preocupa em proporcionar diferentes visões e aprendizados aos alunos.

Além disso, essa é uma maneira de você continuar a se especializar.

Você pode unir, por exemplo, um curso de Design em marketing digital a um curso de branding e se tornar um profissional ainda mais valioso.

Observe a proposta de ensino

Outra questão fundamental a se observar na instituição é qual é a proposta de ensino que ela oferece.

O mais interessante é que você possa escolher entre cursos de curta duração e cursos de pós-graduação. Assim, investe em uma formação continuada, que é muito mais rica para seu futuro.

Ou ainda, consegue redirecionar sua carreira, caso tenha outras pretensões. Como a de aumentar seu salário ou mesmo tentar uma experiência diferente que tenha a ver com você.

Verifique a reputação da instituição de ensino

Vale a pena também descobrir a respeito da instituição de ensino. Há quanto tempo ela está no mercado?

Seu foco é apenas no Design ou ela abrange outras áreas? Quem são seus professores? Converse com ex-alunos e faça uma pesquisa na internet para averiguar os detalhes.

Avalie a grade curricular

Assim que você escolher seu curso de Design, avalie a grade curricular dos cursos oferecidos pela escola.

É comum que essa iniciativa fique para mais tarde. Muita gente só se atenta para ela depois da matrícula. Mas é essencial deixar esse processo entre os primeiros na hora da escolha da escola.

Uma instituição de qualidade preza por conteúdos completos e atualizados em seu currículo. Portanto, observe o que é tendência na área em que deseja se especializar e confira se a abordagem da escola atende a todos os pré-requisitos.

Observe as modalidades oferecidas

Nem todo mundo tem tempo suficiente para fazer um curso presencial. É preciso conciliar vida pessoal, trabalho e estudos.

Por isso, uma boa escola de Design se preocupa não apenas em oferecer cursos presenciais, mas também semipresenciais e à distância.

Dessa forma, contribui para a formação de muitos profissionais com excelência e deixa todo o conteúdo mais acessível e prático, sem perder a qualidade.

Identifique os objetivos de carreira

Quais são os seus objetivos de carreira? Você precisa ter isso em mente ao escolher a escola certa para estudar Design.

Assim, ao ler editais e grades curriculares, você vai saber se a instituição oferece exatamente o que você precisa para se realizar na profissão.

Por que considerar o IED em sua escolha?

E sabe onde você encontra tudo isso e muito mais? No Istituto Europeo di Design, o IED Brasil! A nossa instituição é uma das mais renomadas na área, e não é à toa. Conheça nossos diferenciais.

Relevância no mercado

A relevância do IED no mercado é indiscutível. O instituto oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Somos a única instituição internacional no Brasil focada 100% em Design.

Tem avaliação e reconhecimento no MEC e conta com projetos e laboratórios exclusivos para seus alunos. Ou seja, a experiência que você terá ao estudar conosco será única.

Tempo de existência no mercado

O IED foi inaugurado em 1966. Muito antes da existência das universidades de Design, que surgiram na Itália, da mesma forma que o instituto.

Nossas propostas sempre foram super inovadoras. Prezamos pela riqueza cultural e um modelo educacional sempre atual.

Portanto, pode confiar: o que você vai aprender com a gente, é muito mais do que conhecimento profissional. É um aprendizado para levar por toda a vida!

Cursos disponíveis

Lembra de todos os cursos e áreas do Design que falamos sobre lá em cima? Pois é! No IED você pode estudar todos eles.

A variedade de cursos disponíveis é bastante abrangente. Você é tutorado por professores com ampla experiência de ensino e também de mercado. E pode se especializar em mais de um curso, se quiser.

Estrutura

A estrutura do IED é incrível e muito completa. Mesmo que você opte por um curso de extensão à distância, tem acesso a materiais atualizados e de excelente qualidade.

As sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro são muito bem organizadas e você pode participar também de treinamentos, palestras e workshops que acontecem por lá.

Parcerias

Devido ao seu reconhecimento internacional, o IED atua com parcerias no Brasil, na Itália e na Espanha. Os convênios disponibilizados aos estudantes são estratégicos e visam o fomento a projetos e conteúdo voltados para o Design.

Entre as instituições e empresas parceiras, estão: Telefônica, Philips, Arezzo, Unique Fashion Closet, sumup, Flexform, Track & Field, Pernambucanas, Pandora, Farm, Panasonic e Tam Viagens. E tem muitas outras na lista!

A partir disso, já dá para imaginar as vivências que você pode ter ao conseguir participar das parcerias, não é mesmo?

Pronto! Agora você já sabe o que uma boa escola de Design deve ter. E também por que a IED pode ser a melhor instituição para que você se especialize e se torne um profissional referência no mercado.

Ficou com vontade de estudar com a gente? Saiba mais sobre nossos cursos e faça sua inscrição sem demora!