Ainda que tenham significados diferentes, empreendedorismo e inovação são conceitos que andam de mãos dadas. Mas você sabe por quê?

Seja qual for o negócio, enfrentar a concorrência faz parte dos desafios dos empreendedores. Portanto, saber se diferenciar é o que garante a sobrevivência no mercado.

Em áreas criativas, não seria diferente.

A seguir, vamos explicar os dois conceitos, como uni-los para ter sucesso na sua jornada e por que o Design é um atalho para quem deseja inovar.

Empreendedorismo e inovação: entenda o que esses conceitos querem dizer

Antes de falar sobre a relação entre empreendedorismo e inovação, precisamos deixar bem claro o que cada um deles significa.

Então, o que é inovação?

Já parou para pensar no que queremos dizer quando falamos que uma ideia é inovadora?

Basicamente, chamamos de inovador aquilo que nunca foi pensado antes, que rompe com padrões ou que propõe uma solução nova para problemas atuais.

Isso porque inovar significa criar algo que seja diferente do que já existe e que, ao mesmo tempo, tenha utilidade e potencial de mercado.

Sendo assim, a inovação pode se concretizar em forma de produto, serviço ou negócio.

As chamadas startups, por exemplo, estão diretamente ligadas à inovação por terem um modelo de negócio diferente das empresas tradicionais.

Mais do que introduzir novos produtos e serviços tecnológicos no mercado, seu potencial inovador é capaz de transformar a dinâmica de diversos setores.

Porém, a inovação não precisa estar obrigatoriamente relacionada à tecnologia.

Com criatividade e conhecimento, qualquer profissional pode ser capaz de ter uma ideia inovadora que possa ser concretizada em algo com alto valor agregado.

E o que é empreendedorismo?

Quando o assunto é empreendedorismo, estamos falando sobre a capacidade de idealizar e colocar em prática uma ideia, projeto ou negócio.

Portanto, um empreendedor é aquele que tem iniciativa para fazer acontecer.

No mundo empresarial, o termo costuma estar relacionado à criação de uma empresa ou produto, cujo processo envolve certos riscos.

É por isso que empreender exige uma boa bagagem de conhecimento, experiência e, claro, de paixão para o projeto dar certo. Afinal, a jornada empreendedora envolve vários obstáculos.

Sendo assim, os profissionais precisam estar preparados para lidar com diferentes cenários, enfrentar a concorrência e oferecer algo novo para o público.

Prestadores de serviço também podem empreender, sabia?

Entre os designers, é bastante comum. Em vez de ter um emprego fixo, muitos preferem trabalhar como freela, atendendo diversos clientes.

Há ainda aqueles que decidem empreender por meio da abertura de uma empresa, estúdio ou consultoria especializada. E o que não faltam são possibilidades.

Isso porque o Design possui várias áreas de atuação que vão além da ilustração, elaboração de materiais gráficos e outros trabalhos de desenho.

Como unir empreendedorismo e inovação para ter sucesso profissional?

Agora que você sabe o que cada um dos conceitos quer dizer, é hora de entender a relação entre eles.

Embora tenham significados diferentes, o empreendedorismo colabora com a inovação e vice-versa. Ou seja, eles têm um forte potencial complementar.

Mas também é importante dizer que quem empreende não necessariamente está fazendo algo inovador.

Dito isso, como fazer com que um seja combustível do outro?

Se você é do tipo que deseja estar no comando da sua própria carreira, a combinação entre empreendedorismo e inovação precisa fazer parte das suas prioridades.

Mas, como já deve ter ficado claro, ser criativo não é o suficiente. Você deve:

  • conhecer a fundo o mercado em que atua;
  • investir em qualificação profissional;
  • fortalecer a sua rede de contatos;
  • e ter determinação para colocar suas ideias em prática.

Só assim é possível ter sucesso e se consolidar no mercado. Caso você resolva abrir uma empresa, essas iniciativas precisam ser contínuas para contribuir com a sua jornada.

Aposte em projetos que façam a diferença para a sociedade

Se alguém disser que tem uma fórmula de sucesso para quem tem vontade de empreender, não acredite. Isso porque não existe um modelo pronto que funcione para todo mundo.

Na hora de unir empreendedorismo e inovação, é preciso sair em busca de oportunidades.

Tente identificar quais são as dificuldades, dores e problemas do seu público que ainda não são atendidos como deveriam. Então, pense em como você pode contribuir para solucioná-los, seja por meio de um produto ou serviço.

Com base nos dois pilares, é possível criar um novo negócio e garantir a sobrevivência da empresa no mercado.

Design como um caminho para quem deseja empreender de forma inovadora

Fique sabendo que inovação e Design também caminham juntos. Isso porque a busca por soluções criativas para os problemas da sociedade faz parte do DNA da área.

E não é só por conta da criatividade.

A própria lógica do Design tem sido usada a favor do empreendedorismo e da inovação no mundo inteiro. Não é à toa que um dos seus processos lógicos, conhecido como Design Thinking, ganhou tanto espaço em diversos segmentos.

Essa abordagem pode ser usada como ferramenta pelos empreendedores. Isso porque ela segue etapas fundamentais para a criação de ideias, soluções e projetos de sucesso, como:

  • análise do cenário;
  • identificação de obstáculos;
  • busca por alternativas;
  • pesquisa de mercado;
  • brainstorming;
  • seleção de ideias;
  • realização de testes;
  • entre outras.

Portanto, esse modo de pensar do Design pode ser útil em praticamente todas as áreas. Isso porque ele segue um processo que permite concretizar as ideias.

Foi algo que comentamos lá no começo do artigo. Não basta ter uma ótima ideia. É preciso saber colocá-la em prática.

E, para isso, todas essas etapas da lista são fundamentais.

Dessa forma, o Design Thinking deixa evidente que o trabalho dos designers não está limitado às atividades ligadas ao desenho. Na verdade, a área oferece inúmeras possibilidades.

Tanto é que essa abordagem é vista hoje como um atalho para todos os profissionais que sonham em fazer a diferença.

E aí, está preparado para se tornar um empreendedor de sucesso?

O objetivo deste artigo foi mostrar para você como a união entre empreendedorismo e inovação é capaz de levar sua carreira a outro nível.

E, nessa jornada, o Design pode ser um dos seus principais aliados!

Que tal aproveitar a oportunidade para abrir sua mente? Conheça as possibilidades para o designer que vão muito além da ilustração!