Se você deseja obter sucesso profissional, existem algumas regras que precisam ser cumpridas. E, para você, que pensa em ser designer, não seria diferente. 

Quer saber quais são os fatores para ser um designer de sucesso? Então confira nosso artigo!

Quero ser um designer de sucesso, mas não sei como. Por onde começar? 

Para conseguir ser um bom designer, é necessário talento e dedicação. Afinal, há muitas coisas complementares que a profissão ensina depois da faculdade. 

Por isso, é desejável continuar os estudos em uma pós-graduação, além de investir em cursos livres, de curta ou longa duração. Enfim, esses e outros ingredientes são essenciais na busca do sucesso profissional. Vamos a eles? 

1. Busque inspiração, mas saiba que ela vem quando menos se espera

Criatividade não é um dom. É uma prática. Ela pode surgir em uma conversa, em uma viagem ou enquanto você assiste a sua série favorita. Por isso, ter momentos de lazer é importante. 

Outra dica é guardar materiais como flyers, banners e outras peças gráficas e criar um repositório que você poderá consultar quando estiver em busca de novas ideias.  

Além disso, buscar sites nos quais você pode se atualizar sobre as novidades da profissão e assinar newsletters são uma excelente pedida. Enfim, esteja atento, porque a inspiração pode vir a qualquer momento. 

2. Invista em cursos de aperfeiçoamento profissional o mais rápido possível

Para complementar a formação e se manter atualizado sobre as tendências do momento, investir em cursos livres e/ou especializações são uma necessidade.

Independente de serem pagos ou gratuitos, os cursos podem ajudá-lo a aprender ou aperfeiçoar habilidades em softwares. Afinal, é desejável que o designer tenha bom conhecimento em um ou dois softwares em edição de imagens.

A pós-graduação também é um caminho. Além de desenvolvimento pessoal e profissional, os profissionais com algum tipo de especialização podem ganhar até 118% a mais de salário em relação àqueles que só têm a graduação. 

Outro ponto é que conhecer as técnicas também é fundamental. Por isso, estude os conceitos básicos do Design. Além dos cursos, é desejável ler livros que tenham os principais ensinamentos da área. 

3. Tenha referências de outros profissionais para ver as técnicas deles

Como falamos antes, a inspiração não é algo que surge do nada. Outra arma para conseguir exercitar o espírito criativo é acompanhar o trabalho de outros designers, para entender as diferentes linhas de trabalho na área e achar a mais próxima do seu estilo.

Não estamos dizendo para copiar o trabalho alheio, mas, sim, achar opções criativas para desenvolver melhor o seu. 

4. Pratique seu trabalho mesmo sem clientes e construa um bom portfólio

Se estiver sem trabalho, use projetos fantasmas para exercitar a criatividade e montar o portfólio para futuros clientes. 

Caso tenha cases de clientes reais, priorize esses trabalhos. Dentro desse escopo, aqueles que você considerar mais interessantes ou trabalhosos. Se foi mais difícil de fazer, provavelmente ficou melhor do que os outros.

Habilidades mais importantes para ser um designer de sucesso

Para ser um profissional diferenciado e ter mais chances de pegar trabalhos, além de estar em constante atualização, é desejável que você tenha algumas habilidades para se destacar em meio à multidão. As principais são:

Fotografia

A fotografia pode ser uma grande aliada do designer na hora de conseguir novos trabalhinhos, ou jobs, se preferir. Ter noções de fotografia e tratamento de imagens vai ajudar a deixar seu produto mais atrativo, o que ajuda a conseguir novos clientes.

O Photoshop sem dúvida é um dos queridinhos dos designers em geral. Com ele, é possível editar fotos e artes, além de fazer desde correção de textura até mudanças de formas e imagens em 2D ou 3D.

Mas para quem costuma manipular fotografias e necessita de um tratamento mais simples, o Adobe Lightroom é eficaz para tratar efeitos de luz, sombra e ajustes de cores. 

Por isso, é importante compartilhar imagens e fotos de boa qualidade e investir na divulgação de seu produto para chamar a atenção do cliente certo! 

Ilustração

Sem dúvida, a ilustração será um diferencial para você que trabalha ou quer passar a trabalhar com Design Gráfico. Desenhar ajuda a colocar as ideias no papel. 

Usar a imaginação em imagens pode ser útil para facilitar o desenvolvimento de protótipos de projetos e novos produtos. 

Para isso, o Adobe Illustrator é uma ótima ferramenta. Com ela, é possível gerar todos os tipos de imagens, principalmente as vetorizadas. 

Por meio de software, será possível fazer alterações gráficas, como nas linhas e vértices, e gerar materiais mais elaborados, como infográficos. Se não conhece o Illustrator, vale a pena.

Habilidades comportamentais 

Claro, de nada adianta ter várias habilidades e não investir nas famosas soft skills, ou características comportamentais, não é mesmo?

Afinal, para lidar com o cliente (independentemente se como freelancer ou CLT), em algum momento será necessário sugerir pautas, colaborar com sugestões, saber ouvir feedbacks e ser flexível, caso mudanças sejam necessárias.

O mais importante é treinar as habilidades de negociação, de modo a dosar o que o cliente deseja sem tirar a sua essência do trabalho. 

Conheça as tendências do Design para direcionar o seu alvo

Para manter-se atualizado, é preciso saber o que está em voga no momento. Mas quais são essas tendências?

Bom, algumas delas são:

  • moda sustentável;
  • moda genderless;
  • jornada digital do cliente;
  • atendimento personalizado;
  • uso da matéria-prima renovável e reciclável.

Use as ferramentas do marketing digital a seu favor

Para divulgar o seu trabalho, nada melhor do que saber como vender o seu peixe, não é mesmo? Por isso, é essencial saber utilizar as principais ferramentas de marketing para fazer seu trabalho ser mais conhecido.

Logo, saber usar as redes sociais com produção de conteúdo de qualidade e investir em anúncios, se achar conveniente, certamente vão dar aquele up na sua divulgação. 

Quer ser um designer de sucesso? A gente dá uma força!

Bom, se você chegou até aqui, mas ainda se sente perdido, nós vamos dar um help. O nosso checklist 4 itens que todo projeto em Design deve ter traz os principais pontos de atenção que você precisa ter ao montar o seu projeto de Design.

O material é gratuito, então, não espere mais. Baixe agora mesmo!