O designer de joias é quem domina a arte de elaborar peças bonitas, com materiais de qualidade, para deixar o look ainda mais atraente.

Mas não pense que a profissão se resume ao desenho. Isso porque o Design de joias tem uma relação íntima com a moda e outras artes. E, além de serem acessórios, as joias estão carregadas de mensagens.

Tem vontade de expressar suas ideias por meio da criação de lindas joias?

Então vem com a gente ficar por dentro dos detalhes dessa carreira!

Designer de joias: o que você precisa saber sobre esse profissional

O Design é uma área que oferece inúmeras possibilidades de atuação. E uma delas é a profissão de designer de joias.

Por serem responsáveis pelo desenvolvimento de produtos sofisticados, o trabalho deles costuma ser visto como glamoroso. Afinal, quando conseguem se destacar no mercado, podem ver suas joias sendo usadas por personalidades importantes.

É o sonho de todo designer de joias apaixonado pelo o que faz.

Mas se engana quem pensa que ter bom gosto é o suficiente para se dar bem. Os profissionais precisam estudar e investir em cursos de qualificação voltados à joalheria.

Isso porque as joias são feitas a partir de materiais preciosos e raros na natureza – o que explica o encantamento em torno delas.

E muito conhecimento é necessário para que os designers possam trabalhar com cada material, valorizando suas características. Eles precisam, na verdade, dominar todo o processo de produção de joias, o que demanda habilidades técnicas também.

Ainda, os profissionais precisam estar em dia com as tendências do universo da moda, ter uma ampla bagagem cultural e capacidade de se expressar.

Dessa forma, eles conseguem criar joias que transmitam mensagens, sentimentos ou estejam carregadas de referências culturais. Então, aos poucos, passam a deixar sua própria marca nas peças.

Sendo assim, qual é o perfil do designer de joias?

Antes de tudo, vale a pena ressaltar aqui que ninguém nasce pronto ou tem um dom especial para trabalhar com joias. É tudo uma questão de buscar conhecimento e investir no desenvolvimento profissional por meio de cursos especializados.

Veja, a seguir, algumas das características mais importantes:

  • acompanhar tendências;
  • saber desenhar;
  • ter sensibilidade;
  • dar atenção aos detalhes;
  • ter autenticidade;
  • ser criativo;
  • ter paixão por materiais preciosos.

E como anda a visibilidade dos designers de joias brasileiros?

A busca por profissionais na Europa e outros cantos do mundo era comum até certo tempo atrás. Isso porque as marcas brasileiras tinham dificuldade de encontrar designers qualificados por aqui.

No entanto, agora a gente já vê os brasileiros ganhando espaço no ramo de joalheria.

Aqueles que têm uma pegada mais artística e que produzem peças com estilo totalmente original são os que mais se destacam.

E, claro, cada designer adota uma forma diferente de trabalho. Isso fica claro ao analisar os traços das joias, que refletem características pessoais e a bagagem cultural de quem as desenhou.

Qual a diferença entre ourives e designer de joias?

Embora eles não façam a mesma coisa, o trabalho de um complementa o trabalho do outro.

Enquanto o designer é responsável por criar o projeto – ou seja, pensar na forma da joia, detalhes, materiais etc –, o ourives é quem coloca a ideia em prática.

Por outro lado, nada impede que o designer de joias faça um projeto para ser executado pela indústria ou por ele mesmo, desde que tenha habilidade para isso.

E os projetos devem atender às necessidades do público, levando em conta aspectos estéticos e ergonômicos, processo de fabricação etc.

No entanto, a atuação conjunta entre designer de joias e ourives traz ainda mais qualidade para as joias. Afinal, cada um consegue se dedicar ao que realmente domina.

Com base em um projeto bem elaborado, o ourives usa sua habilidade manual e conhecimento técnico para executá-lo com precisão. Dessa forma, garante que as joias sigam a proposta, tenham um acabamento perfeito e alto valor agregado.

Conheça algumas das possibilidades de carreira em Design de Joias

A sua paixão por joias não é o único motivo para você apostar na área. Por conta da quantidade de oportunidades diferentes, é você quem escolhe como se posicionar no mercado.

Confira alguns dos caminhos que podem ser seguidos:

Ser designer de joias em marcas renomadas

As joalherias especializadas, que desenvolvem peças exclusivas, dependem do trabalho de designers qualificados para atender os seus clientes.

Além de trabalhar para a empresa, fazer projetos em parceria com as empresas é uma alternativa escolhida por muitos profissionais.

Trabalhar em fábricas de joias

Quem gosta de ver o trabalho concretizado pode encontrar boas oportunidades em fábricas de joias.

Enquanto designer responsável por uma marca ou coleção, você pode acompanhar o processo do começo ao fim, desde a criação do projeto até a fabricação das peças.

Abrir sua própria marca

Você é do tipo que sonha em ter sua marca de joias? Se você tem uma pegada empreendedora, invista nesse caminho.

É claro que o sucesso não chega da noite para o dia. Mas, fazendo um trabalho bem feito, os frutos vão ser colhidos no futuro.

Além disso, é uma ótima escolha para quem valoriza a liberdade na hora de criar e tomar decisões.

Prestar consultoria em Design

Já a consultoria é um caminho para os profissionais que têm um bom nível de experiência como designer e vivências de mercado.

Com base nos seus conhecimentos, é possível contribuir com marcas que precisam de ajuda para desenvolver novas peças ou coleções.

Invista em qualificação profissional para trabalhar na área!

Se você está pensando em trabalhar como designer de joias, a melhor estratégia é investir em cursos especializados.

Portanto, vá além da graduação e aposte suas fichas no aprendizado para conseguir se dar bem na área. É isso que vai ajudar você a ter sucesso no mundo das joias.

Que tal vivenciar o Design de Joias, experimentar as técnicas de ourivesaria e de gestão de negócios? Conheça o curso One Year – Joias: design & negócios do IED! Além dele, também temos o curso focado na prática LAB IED de Academia de Joias. Clique e saiba mais!