Tenha uma experiência diferente com os conteúdos do blog Design e Mercado. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Trabalhar com Design de Interiores significa ter um monte de possibilidades diferentes para atuar. E, mais do que isso, ter muitas chances de crescer e se desenvolver profissionalmente. 

Afinal, é um mercado que, nos últimos 10 anos, está em constante expansão e a tendência é que ele se consolide ainda mais.

Ótima notícia para você que é designer na área, não é mesmo? 

Mas se você está a fim de dar uma mudada na carreira ou de descobrir novos caminhos para se especializar, chegou ao lugar certo. 

Veja outras informações importantes sobre o setor e se prepare para explorar as novidades!

Como anda o mercado de trabalho de Design de Interiores?

O atual cenário para quem trabalha com Design de Interiores está super aquecido, especialmente quando se trata da atuação em residências. 

Afinal, todo mundo quer ter um cantinho personalizado, moderno e funcional, e a profissão atende muito bem a essas demandas. É possível trabalhar com casas pequenas, casas de alto padrão, entre outros.

O profissional da área também encontra muitas possibilidades atuando no setor corporativo.

Hoje, as empresas contam com uma visão mais ampla da importância de se ter um ambiente bem preparado para seus colaboradores e clientes.

Por isso, solicitam com frequência aquela transformação em seus ambientes internos. Salas de reuniões, escritórios especializados e até mesmo andares e prédios inteiros fazem parte das demandas e projetos mais procurados.

Para completar, a sustentabilidade é outra alternativa que vem crescendo bastante. Isso significa que todo mundo quer adaptar suas casas e empresas a alternativas que não prejudiquem o meio ambiente. O que abre ainda mais espaço para o designer de interiores mostrar suas habilidades.

Em quais áreas é possível atuar?

O profissional de Design de Interiores está muito bem servido quando se trata de áreas de atuação. São inúmeras possibilidades e vertentes diferentes para soltar a criatividade e experimentar tendências, de acordo com suas habilidades, competências ou preferências. 

Veja só:

Consultoria especializada

Escritórios de arquitetura, construtoras, incorporadoras. Todo mundo quer oferecer serviços extras ao consumidor! 

Por isso, o designer de interiores pode ser contratado para prestar consultorias especializadas e atender diretamente os clientes dessas empresas.

Desenho de móveis

Se a sua praia é projetar, que tal investir no desenho de móveis

Você pode criar peças de acordo com as necessidades do cliente e o espaço disponível. Essa solução é muito procurada por que deseja otimizar ambientes e aproveitá-los melhor.

Design de InterioresDecoração e Paisagismo

O designer de interiores ainda pode se dedicar a distribuir móveis e acessórios, definir cores para paredes e mobília e escolher os itens certos para cada ambiente. 

Ou transformar áreas externas, como jardins, quintais com plantas, decks de piscina e muito mais.

Gerenciamento de projetos

Procura uma atividade de gestão? 

Trabalhe com gerenciamento de projetos e ajude seus clientes na hora da compra de materiais, de fazer orçamentos e de contratar a mão de obra para serviços como troca de pisos ou pinturas.

Desenvolvimento de projetos

Organize ambientes, defina materiais para revestimento, escolha as medidas adequadas para móveis, desenhe plantas e maquetes. 

O desenvolvimento de projetos é uma atividade ampla e muito detalhista, mas que garante um futuro brilhante para o profissional.

Sustentabilidade

Como essa tendência veio para ficar, invista nela! 

Aqui, a onda é trabalhar com materiais que ajudem a economizar energia, reduzir gastos com água e evitar o desgaste ambiental. A tecnologia, novamente, é uma grande aliada na hora de descobrir soluções e inovar.

Eventos

Grandes eventos precisam de planejamento em todos os sentidos. Inclusive no que diz respeito ao ambiente, sua decoração e o projeto para instalação de sistemas de iluminação, som e assim por diante. 

Ótimos exemplos disso são casamentos, festas, formaturas e eventos corporativos.

Set Design

Já pensou em trabalhar na TV ou com vídeos? Se ficar em frente às câmeras não é com você, faça parte da produção de cenários! 

Usados também é fotos e cenografia teatral, a área de set design é moderna e bem variada.

Moda

Em desfiles de moda, lojas, pontos de venda e expositores, atrair o consumidor pelo olhar é fundamental. 

O designer de interiores é importante nessa área, já que ele tem a função de compor os ambientes e deixá-los de acordo com a proposta da marca.

Produtos e varejo

Por fim, ainda é possível investir na área de produtos e varejo. 

Muitas empresas precisam de mobiliários e espaços personalizados para seu tipo de negócio, além de investirem em acessórios especiais para decoração e iluminação.

Viu só como você pode escolher entre mil coisas diferentes nesse ramo? Agora, é só escolher com o que você mais se identifica e planejar a sua carreira.

Como se diferenciar no mercado de Design de Interiores?

A resposta para esta pergunta é simples: estudando! 

Pessoas e empresas buscam profissionais qualificados e capacitados, porque, a cada momento, tem novas expectativas e necessidades sobre o que mudar em casas e empresas.

Um currículo turbinado faz toda a diferença na hora de conseguir uma nova oportunidade em empresas ou ainda subir de cargo e conseguir um aumento. 

Sua experiência e conhecimento ainda são ótimos diferenciais competitivos para qualquer instituição ou empresa.

Além disso, com a ajuda da tecnologia, novos elementos, softwares e técnicas surgem com frequência. Saber como utilizá-los em diferentes perspectivas é muito importante não apenas em relação a qualidade de seu trabalho. Mas também para mostrar um portfólio atualizado e uma mente criativa para as mais diversas soluções.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como anda o mercado na área de Design de Interiores, também conhece melhor todas as possibilidades que estão ao seu alcance. 

Então, é só dar o pontapé inicial para continuar a construir uma carreira de muito sucesso e se tornar referência nesse setor.

Sabia que pode contar com a gente nesse processo? Conheça a pós-graduação em Design de Interiores do IED e veja as possibilidades que ele traz.