A área de Design de calçados e bolsas é uma das mais interessantes do mercado. É ideal para quem tem criatividade de sobra e adora moda!

Além disso, é um segmento repleto de possibilidades incríveis para trabalhar. Quer ver só? Confira algumas dicas para atuar na área e descobrir o que te espera!

Como é a área de Design de calçados e bolsas?

O universo do Design é mesmo incrível. Nele, é possível criar, com base em diversos objetivos e para os mais variados públicos.

E quando se trata de Design de calçados e bolsas, as oportunidades aumentam. Afinal, são itens de moda indispensáveis para qualquer look, não é mesmo?

Sem contar que muita gente até mesmo coleciona essas peças. Como as tendências de moda se atualizam a cada estação, você ainda pode renovar e inovar seus desenhos de acordo com o que a demanda pede.

Ou seja, dificilmente fará sempre a mesma coisa. É um trabalho divertido, cheio de cores e com liberdade para adaptar modelos a propostas e conceitos.

Você ainda vai trabalhar com várias áreas ligadas à sua: Design de moda, produção têxtil e até mesmo marketing. Já pensou no quanto pode aprender?

O mercado para a profissão é interessante?

O mercado de Design de calçados e bolsas cresce sem parar. Esses são bens que precisam ser renovados constantemente. Seja por necessidade, seja por estética. 

Portanto, você terá a oportunidade de criar diversos projetos na área.

Para completar, esse é um mercado de atuação global. Da mesma forma que você pode atuar em nosso país, pode trabalhar e estudar fora.

A demanda é igualmente grande em outros países. Vale lembrar que esse setor também está diretamente ligado a tendências de consumo.

Elas mudam a todo momento, porque o consumidor quer coisas novas e diferentes. Além de acompanhar o que há de novo no mundo da moda.

Se vestir e se produzir é se comunicar, você já deve ter ouvido sobre esse conceito. Sendo assim, você ainda poderá criar campanhas e conceitos relacionados à comunicação.

Ou seja, para além de desenhar, escolher materiais e avaliar tendências, você lidará com pessoas. É um mercado completo, que permite inclusive que você lidere seu próprio negócio.

Qual é a importância de investir em um curso para se especializar na área?

O mundo da moda exige que os profissionais dominem práticas projetuais. Isso porque as demandas de produção são em alta escala. Ou, ainda, de forma artesanal. 

Isso sem contar que as exigências para o varejo e para o segmento de luxo são diferentes.

Por isso, é de suma importância entender as particularidades de cada um. Um curso para se especializar em Design de calçados e bolsas permite pontuar cada uma dessas questões em detalhes.

O estudante que se especializa sai pronto para se envolver com desenvolvimento de peças, conceito de marca, visão estratégia e muito mais. Até chegar no momento final de venda.

Como se tornar um designer de calçados e bolsas?

Para se tornar um designer de calçados e bolsas, não tem segredo.

Basta investir em qualificação profissional! Se especializar é fundamental para ganhar conhecimento prático e teórico. Além de se manter atualizado sobre novidades e técnicas do setor. 

Assim, logo que começar a trabalhar, poderá incorporar o que aprendeu em seu dia a dia.

Escolha uma instituição renomada para estudar. Dessa forma, você terá um conteúdo rico e moderno, e professores renomados que podem contribuir para a construção do seu currículo.

Quais são as principais dicas para atuar na área de Design de calçados e bolsas?

Para alcançar sucesso na área de Design de calçados e bolsas, é fundamental seguir algumas dicas. Anote todas e coloque em prática!

1. Crie um plano de ação

Se o mundo da moda muda o tempo todo, você precisa ter um bom plano de ação.

Estabeleça suas metas, mas não deixe de atualizá-las de acordo com as transformações do mercado.

Veja o que está em alta no momento, tire suas dúvidas durante o curso e veja como você pode se moldar profissionalmente de acordo com o que há de novo no momento.

2. Defina possíveis áreas de atuação

Você pode ter sua própria empresa. Ou trabalhar em alguma empresa já consolidada no mercado.

Ou, ainda, você pode usar seu conhecimento em uma área específica do Design. E se encontrar nos processos produtivos de calçados e bolsas.

Suas possibilidades são infinitas! Veja com qual você se identifica mais, e prepare seu plano de carreira. Desse modo, poderá ter sucesso em cima daquilo que você realmente ama.

3. Continue a estudar Design

Fazer alguma pós-graduação na área é o primeiro passo para ser um bom profissional.

Mas não pare por aí. O universo da moda, Design e negócios oferece muitas oportunidades para você continuar a se aprimorar.

Participe de minicursos, workshops e eventos. Faça contatos, descubra novas inspirações, assista a filmes, leia livros e alimente seu conhecimento.

4. Use e abuse da criatividade

Ser criativo é fundamental. Cada bolsa e cada sapato serve para transmitir um pouco da personalidade de quem usa.

Então, explore todas as ferramentas para desenvolver produtos únicos. E que conversem, de fato, com o público.

A especialização em Design de calçados e bolsas também ajudará a abrir mais caminhos para sua imaginação. Aproveite!

5. Entenda como a indústria funciona

Por último, não se esqueça de entender e aprender mais sobre como a indústria funciona.

Você sabe de quanto em quanto tempo uma tendência deixa de ser interessante? Ou o que garante a qualidade de um fornecedor? Ou quem define o que está em alta na próxima estação? 

É aí que entra o papel de um curso que dará uma boa visão a respeito de todos esses detalhes, presentes na rotina profissional. Portanto, absorva bem as informações.

A carreira na área de Design de calçados e bolsas é promissora. Se você gosta de arte, de moda e de negócios, se dará muito bem! E com a especialização certa, pode ter certeza de que seu espaço no mercado de trabalho estará garantido.

Curtiu descobrir tudo isso sobre a profissão? Dê uma olhada em nosso curso na modalidade One Year em Shoes and Bags! Ele pode ser o que você precisa para impulsionar seu futuro.