Fazer cursos de pós-graduação para ampliar o repertório e expandir os horizontes é um passo essencial na carreira dos profissionais.

Se você já atua na área ou deseja trabalhar com Design, investir em qualificação profissional é o que vai impulsionar o seu crescimento na era que vivemos.

Esse tempo em que a velocidade das mudanças é tão acelerada passou a ser chamado de VUCA (Volatile, Uncertain, Complex and Ambiguous). A sigla em português significa volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Nesse cenário, para dar conta das transformações, o lifelong learning, ou aprendizado contínuo deve fazer parte da sua jornada.

Veja a seguir quais são as principais possibilidades na área de Design!

Tenha uma experiência diferente com os conteúdos do blog Design e Mercado. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

4 cursos de pós-graduação para os designers que desejam se destacar

1. Marketing e Comunicação de Moda

Por meio de roupas, sapatos e acessórios, a moda expressa o espírito do tempo. E o sucesso desse tipo de manifestação cultural depende da conexão entre as marcas e os consumidores.

Dessa forma, é importante que os profissionais da área sejam capazes de criar negócios inovadores. É justamente para isso que o curso de pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda existe.

Se você pensa em direcionar a sua carreira para o mercado de moda, essa formação oferece um ótimo caminho. Isso porque ela ensina os profissionais a combinar insight com estratégia e comunicação com informação.

Como funciona o curso?

Com o objetivo de ensinar os alunos a desenvolver seus próprios projetos e aplicar o marketing de moda, o curso mistura conhecimentos teóricos e práticos.

Além disso, você tem a oportunidade de aprender com professores experientes no mercado e que estão em contato direto com as marcas.

Veja quais são alguns dos principais assuntos abordados nas disciplinas:

  • lifestyle;
  • gestão de produtos e serviços;
  • design thinking;
  • imagem de moda;
  • sustentabilidade;
  • mídias sociais.

Esses conhecimentos ajudam o marketing a ir além do produto, focando também na criação de relações e experiências para o consumidor de hoje. Nesse sentido, a comunicação ajuda as marcas a mostrarem sua personalidade e posicionamento.

2. Design Estratégico e Inovação

A pós-graduação em Design Estratégico e Inovação forma designers preparados para lidar com os desafios do atual ambiente de negócios.

Isso porque o curso desenvolve a capacidade de os profissionais analisarem a realidade complexa de hoje e proporem soluções criativas.

Mas, para aplicar o Design estratégico aos projetos, é preciso antes entender os conceitos mais relevantes no mundo dos negócios e ampliar a visão de todo o cenário.

Afinal, é só assim que as experiências práticas de elaboração de projetos podem ser colaborativas. Dessa forma, o Design é usado como fonte de geração de valor para os negócios.

Por isso, investir nos estudos do campo de Design Estratégico é uma excelente aposta para quem se interessa pelo universo organizacional.

Além de criar novos gulfportpharmacy.com produtos e serviços, você se torna capaz de atender às demandas sociais e do mercado a partir de uma abordagem multidisciplinar.

Como funciona o curso?

Para formar profissionais preparados para lidar com projetos complexos, esta pós-graduação trabalha tanto as habilidades técnicas quanto criativas dos alunos.

Ainda, estimula uma atuação propositiva por meio do estudo de assuntos, como:

  • tendências socioculturais;
  • empreendedorismo e novas economias;
  • gestão e processos de inovação;
  • design de modelo de negócios;
  • finanças e captação de recursos;
  • gestão do design e métodos ágeis.

A interdisciplinaridade do curso possibilita um processo criativo em que as experiências são muito mais diversas do que costumam ser na sua rotina profissional.

Com isso, você adquire repertório para levar seu trabalho a outro nível e ser protagonista da sua carreira.

3. Design de Interiores Contemporâneo

O curso de pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneo é uma boa opção para designers, arquitetos e outros profissionais que trabalham com projetos para espaços diversos.

A proposta é ir além das fórmulas conhecidas de decoração. Você aprende novas práticas, que pensam os espaços de forma estratégica e integral.

Nessa abordagem inovadora, fatores como criatividade, identidade e singularidade dos diversos ambientes são respeitados. Isso, é claro, levando em conta os desejos dos clientes e as necessidades dos usuários.

Portanto, você passa a entender todos os critérios que devem ser considerados nos projetos de interiores, ampliando as suas possibilidades de atuação.

Como funciona o curso?

Quem já trabalha na área vai perceber que o curso evita as fórmulas já conhecidas da profissão. Na verdade, a formação busca redefinir os conhecimentos prévios dos alunos, sobretudo daqueles que já atuam no mercado.

Os professores apresentam novos conceitos e ferramentas para a elaboração de projetos de ambientes internos de restaurantes, bares, cafés, clínicas de estética, consultórios, espaços corporativos, entre outros.

Ao longo do curso, você tem contato com disciplinas que abordam:

  • design e visual thinking;
  • sustentabilidade e responsabilidade social;
  • composição visual, criatividade e materialidade;
  • luminotécnica;
  • planejamento, orçamento e reforma;
  • paisagismo e design de interiores.

Todas as matérias são práticas e envolvem os estudantes em experimentações para a criação de projetos, feitos a partir de uma visão humanizadora dos espaços.

4. Experiência do Usuário (UX)

Preocupadas em satisfazer seus consumidores, as empresas estão cada vez mais em busca de profissionais preparados para se dedicar à experiência do usuário.

Por isso, o curso de pós-graduação em Experiência do Usuário (UX) tem sido encarado como uma das melhores formas de atender a essa demanda de mercado.

Além disso, já faz um tempo que o Design centrado no usuário deixou de ser um diferencial e passou a ser essencial para o crescimento dos negócios. E está longe de ser algo restrito às empresas criativas.

Como funciona o curso?

Por ser multidisciplinar, o curso atrai não só designers como também linguistas, arquitetos, artistas, cientistas da computação e outros profissionais que trabalham no ambiente digital.

Além de aprender técnicas de UX, de arquitetura da informação e de pesquisa com usuários, você pode entrar em contato com conhecimentos variados, como:

  • visual design; 
  • arquitetura da informação;
  • design thinking;
  • redação para UX;
  • gamificação e engajamento;
  • internet das coisas;
  • negócios digitais.

Além disso, durante as aulas você tem a oportunidade de desenvolver projetos reais de produtos e serviços que criem uma relação cada vez melhor com os usuários.

Já sabe em qual desses cursos de pós-graduação você vai investir?

Além de apresentar as melhores opções na área de Design para o seu lifelong learning, este artigo mostrou a você as vantagens competitivas que os cursos de pós-graduação podem trazer para a sua carreira.

Não espere as demandas baterem na sua porta. Comece seu curso de pós-graduação o quanto antes e saia na frente!

Visite o site do IED e conheça os cursos disponíveis na escola de Design que é referência no mercado!