Os cursos de extensão são ideais para os profissionais que precisam se atualizar e ganhar novos conhecimentos em pouco tempo.

Isso porque eles complementam a formação que você já tem, aumentando as suas chances de chegar cada vez mais alto.

Está precisando dar um gás na sua carreira?

Então continue lendo para saber mais sobre esse tipo de capacitação e comece a buscar os melhores caminhos para o seu crescimento. Vem com a gente!

O que é e como funciona um curso de extensão?

Oferecidos em diversas áreas de conhecimento, os cursos de extensão são feitos para quem deseja se aperfeiçoar em um tema específico.

Eles costumam abordar assuntos que ficaram de fora da graduação ou que foram estudados de forma superficial. Por isso, a maioria se inscreve nesse tipo de curso por motivos profissionais.

Porém, nada impede que você faça um curso de extensão sobre um tema de interesse pessoal. 

Aliás, pode ser uma experiência bem enriquecedora!

No geral, eles têm curta duração, o que é ótimo para quem tem uma rotina apertada mas não quer se acomodar.

Diferentemente de uma graduação ou pós-graduação, os cursos de extensão não conferem um grau ou diploma aos estudantes, mas um certificado. E só podem ser oferecidos por instituições de ensino superior.

Um dos pilares das instituições de ensino

Já ouviu falar dos três pilares do ensino superior? Na Constituição Federal de 1988, existe um artigo que trata sobre o princípio da indissociabilidade.

Segundo ele, as universidades, faculdades e instituições de pesquisa científica e tecnológica precisam se basear no tripé ensino, pesquisa e extensão.

O que a extensão deve fazer é integrar a universidade e a sociedade. Assim, ajuda a preparar os profissionais para o mundo do trabalho.

Diferença entre curso de extensão e curso livre

Apesar de serem parecidos, não são a mesma coisa. Os cursos de extensão só podem ser oferecidos por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Sabendo disso, você pode ficar tranquilo em relação à credibilidade e qualidade da capacitação.

Já os cursos livres não seguem nenhuma exigência e não têm relação com o MEC. Ou seja, qualquer empresa pode vender cursos desse tipo.

Mesmo que ela ofereça um certificado de conclusão, nada garante que o documento vai ser reconhecido no mercado.

Cursos de extensão - capacitaçãoAs principais vantagens dos cursos de extensão

Confira, a seguir, as vantagens dessa modalidade de formação para a sua carreira profissional:

Diferencial no currículo

Quem investe nesse tipo de formação mostra que se preocupa em se atualizar e ganhar novos conhecimentos. E as empresas dão muito valor a esse perfil de profissional.

Portanto, um curso de extensão ajuda você a ganhar pontos extras em processos seletivos e promoções de cargo.

Conhecimento prático

Uma coisa é aprender na teoria e outra é aprender na prática. Como a graduação precisa abordar um volume grande de assuntos, nem todos eles são explorados a fundo.

Com isso, a parte de “colocar a mão na massa” pode ficar de fora. E nada como fazer para aprender, não é verdade?

Os cursos de extensão, por serem focados em um assunto específico, conseguem abordar mais aspectos e aplicações na vida real.

Aprimora competências

Outra vantagem dessa modalidade de ensino é preparar os profissionais para dar saltos cada vez maiores na carreira.

As extensões ajudam você a aprimorar e até desenvolver novas habilidades para mudar o seu papel, ganhar mais espaço no mercado de trabalho ou ter aquele insight para empreender.

Contato com outras áreas

Se você planeja migrar um pouco a sua área de atuação, o curso de extensão pode ser um caminho interessante, sabia?

Afinal, ele pode funcionar como uma espécie de teste.

Antes de entrar de cabeça numa nova especialidade, esse tipo de curso ajuda você a entender mais sobre o assunto e ter mais certeza sobre suas escolhas profissionais.

Curta duração

Num mundo em que ninguém tem tempo para nada, a curta duração é uma ótima vantagem. Os cursos de extensão costumam ter, no máximo, 360 horas.

Isso significa que em pouco tempo você consegue se aprofundar no seu tema de interesse.

Por ser bem focado, o curto espaço de tempo do curso é suficiente para turbinar seu desenvolvimento.

Horários adequados a sua rotina

Diante da correria do dia a dia, é complicado encaixar os horários das aulas dentro da rotina. Mais um ponto positivo da extensão: a flexibilidade.

Nos presenciais, as aulas costumam ser dadas em horários fora do período comercial, quando a maioria está trabalhando.

Existe também a possibilidade de fazer a distância. Nesse caso, você escolhe a melhor hora para assistir às aulas.

Fortalece o networking

Os cursos de extensão são excelentes oportunidades de ampliar a sua rede de contatos. Inclusive, você já deve estar cansado de ouvir sobre o quanto isso é importante para a carreira.

Sobretudo se você estiver em busca de mudanças, conhecer gente nova é uma das melhoras formas de encontrar novas oportunidades.

Quem pode fazer um curso de extensão?

Por serem focados em um assunto específico de uma área de formação, só os graduados podem se matricular nos cursos de extensão?

A resposta é não! 

Na verdade, ainda que cada instituição tenha seus requisitos, a maioria só exige que os alunos tenham concluído o ensino médio.

O que as instituições costumam fazer é dar uma indicação sobre para quem o curso é recomendado, se é necessário ter conhecimento prévio. 

Antes de se inscrever, leia esses detalhes com cuidado.

Afinal, ninguém quer ficar perdido e não conseguir aproveitar bem as aulas, certo?

De qualquer forma, se você deseja fazer um curso é porque trabalha na área ou, no mínimo, porque tem interesse em se aprofundar no assunto.

Descubra se você está no momento ideal para fazer uma extensão

Muita gente termina a faculdade, entra no mercado de trabalho e acaba se acomodando. Deixa de investir em educação continuada, para de buscar novas oportunidades de crescimento e estaciona na carreira.

Se você quer ter um futuro de sucesso, fique atento para não se tornar essa pessoa!

É claro que todo mundo aprende muito no dia a dia do trabalho. 

Mas, ao mesmo tempo, talvez você esteja começando a perceber o quanto certos conhecimentos poderiam turbinar sua evolução profissional.

Pode até cogitar uma pós-graduação, mas não tem total certeza sobre continuar na mesma área ou se especializar em outra que parece mais interessante.

Isso é mais comum do que você imagina, viu?

O curso de extensão não funciona apenas para quem está certo sobre se aprofundar em um determinado assunto. Ele também é uma excelente opção para quem ainda está inseguro sobre os próximos passos.

Seja qual for o seu caso, continuar os estudos sempre foi e sempre vai ser uma das melhores maneiras de crescer na carreira.

5 dicas para escolher o curso perfeito para você

1. Foque na sua trajetória

Com o que você gostaria de trabalhar nos próximos anos? Curte o que faz ou prefere mudar de função? Quer ocupar cargos altos na empresa? Deseja abrir o próprio negócio?

Esses são alguns exemplos de perguntas que você deve se fazer na hora de escolher o melhor curso para você.

Isso porque as respostas vão funcionar como guias. A partir delas, fica mais fácil descobrir quais são os conhecimentos e habilidades que você precisa adquirir para chegar aonde quer.

2. Escolha uma instituição reconhecida

As faculdades oferecem cursos de extensão nas áreas em que elas são fortes. 

Ou seja, se você sabe qual área gostaria de estudar, vá em busca das instituições conhecidas pela qualidade nessa área em especial.

Além disso, como em qualquer formação, é importante dar preferência às instituições reconhecidas no mercado, bem avaliadas e com boa reputação.

3. Pesquise sobre o responsável pelo curso

Todo curso tem um docente responsável. Antes de se inscrever, vale a pena pesquisar sobre o currículo acadêmico e profissional dele.

Você pode dar uma olhada nos artigos e pesquisas feitos por ele na plataforma Lattes. Também é possível descobrir um pouco mais sobre as experiências de mercado do docente na página do curso e no LinkedIn.

Dessa forma, você tem mais segurança de que vai ter aulas com alguém que realmente entende sobre o assunto.

4. Leia o conteúdo programático

O conteúdo programático reúne quais são os tópicos trabalhados ao longo do curso. Veja com cuidado quais são eles para não se deixar levar apenas pelo nome.

Isso porque, se o que você procura é desenvolvimento, o objetivo de fazer um curso de extensão não é só ter um item a mais no currículo, né?

Ao conferir quais são os assuntos abordados nas aulas, os propósitos dele e pra quem é direcionado, você consegue seguir a direção certa.

5. Encare o curso de extensão como investimento

A última dica é: não veja esse tipo de capacitação profissional como um gasto, mas como um investimento.

Os cursos de extensão oferecidos por instituições de qualidade trazem retornos no futuro. Eles abrem portas para novas oportunidades e ao mesmo tempo funcionam como degraus para você chegar mais alto.

Cursos de extensão - carreiraConheça algumas opções de cursos de extensão

Para deixar tudo o que foi dito até aqui mais concreto e ajudar você a se inspirar, selecionamos 4 cursos que fazem bastante sucesso no mercado. Veja só:

Design Thinking

Essa abordagem multidisciplinar do design começou a ser usada como um modelo mental mais criativo, em que a experiência do usuário é o foco.

É um jeito de pensar que está em dia com as necessidades do mundo de hoje.

Por isso, o curso de extensão Design Thinking é procurado por quem está ligado no potencial de usar essa nova forma de pensamento no dia a dia profissional.

Marketing digital

Para quem é empreendedor ou trabalha com marketing, comunicação e design, saber usar as ferramentas do marketing digital faz toda a diferença.

Quem já tem familiaridade com a área consegue desenvolver as habilidades mais importantes em cursos de extensão de Marketing Digital.

As pessoas que lidam com assuntos mais estratégicos nas empresas ou têm o próprio negócio também podem fazer um ótimo proveito dessa formação. Afinal, o curso ajuda as pessoas a terem uma visão holística do cenário digital.

Branding

Outro assunto em que muitos profissionais querem se aprofundar é o Branding. Essa área cuida da construção e gestão de marcas.

Por isso, é importante para vários segmentos de negócio.

Muitos cursos de graduação têm essa disciplina na grade curricular. Mas, depois de ter um pouco mais de experiência no mercado, a perspectiva muda e as tendências também.

Quem lida com estratégias de marcas e quer fazer a diferença costuma buscar o curso para se atualizar.

Design, Carreira e Negócios

Chega um momento em o futuro do trabalho bate na porta de designers, profissionais da economia criativa e empreendedores. 

E o curso de Design, Carreira e Negócios prepara os profissionais para esse momento.

Eles precisam estar prontos para gerir suas carreiras e os próprios negócios com propósito, sem deixar sua visão de mundo de lado.

Por isso, essa capacitação ensina como desenvolver um plano integrado de carreira e negócios.

Cursos de extensão: busque um que tenha a sua cara

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a tirar todas as dúvidas sobre os cursos de extensão. 

Será que serviu também para dar ideias sobre assuntos que você tem interesse em se aprofundar?

Aqui, a gente apresentou algumas opções, mas vale a pena pesquisar mais para encontrar o que você realmente gostaria de estudar.

O que acha de receber dicas fresquinhas sobre o mercado de trabalho? 

Assine a newsletter do IED e fique por dentro dos assuntos mais importantes para se dar bem na carreira!