Investir em cursos de Design é fundamental para quem deseja ganhar conhecimento, desenvolver novas habilidades e alavancar a carreira.

Mesmo quem é formado em outras áreas pode se interessar pelos temas abordados nos cursos. Afinal, o Design é um campo bastante versátil, que vai muito além da ilustração.

Aqueles que não conhecem bem a área costumam associar a profissão apenas ao ato de desenhar. Entretanto, saiba que as possibilidades de atuação são inúmeras.

É isso o que a gente deseja mostrar a você aqui!

Conheça as diferentes modalidades de cursos de Design para quem deseja se atualizar

Nunca parar de estudar é um dos segredos dos profissionais bem-sucedidos. Afinal, o aprendizado deve ser contínuo. 

Mesmo os mais experientes têm muito o que aprender!

Isso sem falar que, com o passar do tempo, todos precisam atualizar os conhecimentos para dar conta das mudanças do mundo e do mercado de trabalho.

Por isso, vamos apresentar a seguir as características de algumas modalidades de curso de Design:

Extensão

Os cursos de extensão são feitos para os profissionais que desejam se aprofundar em um tema específico.

Eles são oferecidos por instituições de ensino superior, costumam ter curta duração e oferecem um certificado ao final do curso.

Conheça alguns dos cursos de extensão oferecidos pelo IED:

1. Coolhunting para arquitetos

No curso de Coolhunting para arquitetos, os alunos aprendem a pesquisar e elaborar hipóteses de futuro para moradia e espaços coletivos.

Além disso, desenvolvem o senso crítico e de observação por meio da interpretação de sinais emergentes que visam o entendimento das tendências.

2. Design e Metodologias Ágeis

O curso de Design e Metodologias Ágeis é voltado para os profissionais que buscam otimizar modelos de negócio e gerenciar projetos por meio do mindset ágil.

Nas aulas, os estudantes adquirem a capacidade de desenvolver e conduzir projetos com foco na eficiência.

3. Design Estratégico: Story. Pitch. Telling

A partir de aulas teóricas e práticas, o curso de Design Estratégico: Story. Pitch. Telling ensina os profissionais criativos e empreendedores a planejar narrativas.

O objetivo é usá-las para apresentar ideias, projetos e negócios com maior conexão emocional com a audiência.

4. Design Náutico Básico

Levando em conta o crescimento do mercado náutico, o curso de Design Náutico Básico visa qualificar profissionais para a indústria de barcos.

Os estudantes aprendem a criar projetos de Design e a oferecer serviços para reforma de embarcações.

5. Espaços exteriores e paisagismo

Por meio do curso de Espaços exteriores e paisagismo, profissionais que trabalham no mercado de construção civil aprendem a analisar espaços exteriores.

Assim, podem explorar critérios técnicos, tendências de mercado, visões de futuro e uso de espécies vegetais.

6. Gamificação e marketing digital

O curso de Gamificação e marketing digital foi criado para preparar profissionais especialistas na criação e gestão de estratégias digitais inovadoras.

A partir dos elementos e sistematização de jogos, os alunos podem ampliar as experiências de usuários e consumidores.

7. Gemologia: gemas coloridas aplicadas à joalheria

Designers de joias, joalheiros, ourives e outros profissionais encontram no curso de Gemologia: gemas coloridas aplicadas à joalheria uma oportunidade de se aprimorar.

Isso porque as aulas abordam técnicas gemológicas e incentivam a autoconfiança para o uso de materiais preciosos na produção de joias.

8. Lighting Design

O curso de Lighting Design capacita arquitetos, designers de interiores e engenheiros elétricos para desenvolver diferentes projetos de iluminação.

Nas aulas, os alunos aprendem a usar as ferramentas de criação de projetos e desenvolvem o raciocínio adequado para aplicação em planos com diversas escalas.

One Year

O One Year é uma modalidade de curso exclusiva do IED. Como o nome sugere, esses cursos têm um ano de duração e um caráter prático, voltado para o mercado.

Um dos seus maiores diferenciais é a imersão internacional. Durante uma semana intensiva, os estudantes têm experiências de aprendizado nas unidades do IED na Itália ou na Espanha.

Veja quais são as opções de cursos de Design dessa modalidade:

9. Design e Inovação: consumo e cultura material

O curso de Design e Inovação: consumo e cultura material é feito para profissionais interessados em áreas criativas das ciências humanas.

O objetivo dele é estabelecer um diálogo entre tópicos essenciais para o profissional de nosso século, com temas como capitalismo afetivo, desejos, subjetividades e individualidades.

10. Gestão de negócios de moda

Por meio das aulas de Gestão de negócios de moda, os profissionais estudam toda a cadeia da indústria da moda para entender como gerenciar um negócio na área.

Isso é possível porque o curso se baseia em uma visão sistêmica e estratégica com foco em liderança, comunicação, além de um conhecimento aprofundado em moda e Design.

11. Future Studies

O curso de Future Studies se diferencia por despertar nos profissionais uma nova maneira de enxergar o mundo.

Isso porque ele estimula os alunos a pensar, planejar, explorar e criar futuros para empresas, organizações e toda a sociedade.

Cursos livres

Já os cursos livres costumam ter uma duração menor do que os cursos de extensão. Eles exploram conteúdos atuais, em dia com a realidade do mercado.

No IED, você encontra opções que abordam conhecimentos de áreas relacionadas ao universo do Design:

12. Aplicação do visagismo na consultoria de imagem

Para quem trabalha com a imagem pessoal, o curso de Aplicação do visagismo na consultoria de imagem é uma ótima aposta.

Os alunos aprendem a realizar análises faciais e de temperamento, além de entender as mensagens comunicadas nas linhas, formas, feições e proporções do rosto.

13. Design para crise: práticas inovadoras de gestão

O curso de Design para crise: práticas inovadoras de gestão pode ser útil para profissionais de diversas áreas do conhecimento.

A partir de uma abordagem prática, ele explora ferramentas de Design que ajudam nas tomadas de decisões e na organização coletiva para a ação.

14. Coloração pessoal: método sazonal expandido

Quem trabalha com beleza e moda tem a chance de se especializar em consultoria de cores por meio do curso de Coloração pessoal: método sazonal expandido.

Os alunos aprendem sobre os conceitos da coloração pessoal e como personalizar a consultoria de cores com as cores da essência de cada cliente.

15. Consultoria de imagem masculina

No curso de Consultoria de imagem masculina, profissionais da moda e entusiastas ganham conhecimentos de estilo e imagem masculina.

Aprendem a identificar o estilo de cada homem, o certo e o errado para determinados tipos de corpo, o que usar em diferentes ocasiões, como usar cores no vestuário etc.

Invista em cursos de Design e nunca pare de estudar!

Então, qual desses cursos de Design mais chamou a sua atenção? Depois de conhecer tantas possibilidades, fica claro que o Design não está restrito ao ato de desenhar.

Alguns deles certamente devem ajudar você a se atualizar e quem sabe dar um novo rumo para a sua carreira.

Aproveite para conhecer mais sobre o IED e o que essa instituição de ensino tem a oferecer. Visite o nosso site e saiba mais!