Voc√™ usa sua criatividade? √Č comum que a gente n√£o perceba essa caracter√≠stica na correria do dia a dia, especialmente no trabalho.

Afinal, √© preciso sempre tomar decis√Ķes r√°pidas e assertivas. Mas acredite, ela se manifesta tamb√©m nesses momentos. Que tal entender um pouco mais sobre o assunto e aprender alguns exerc√≠cios para ser mais criativo? Continue a leitura!

O que é criatividade?

A criatividade √© a habilidade humana de produzir algo in√©dito e original, com base em objetivos consistentes. √Č encontrar solu√ß√Ķes para suprir necessidades, de forma n√£o convencional.

Desenvolv√™-la parte do chamado processo criativo. Que, por sua vez, depende de tr√™s a√ß√Ķes:

  • aten√ß√£o: identifica√ß√£o de um problema ou oportunidade;
  • fuga: direcionamento da mente para al√©m da realidade, em busca de novas conex√Ķes;
  • movimento: explora√ß√£o da imagina√ß√£o, para que novas ideias surjam.

Isso acontece a todo momento em nosso dia a dia. Desafios são constantes e é preciso lidar sabiamente com eles. Ser criativo é o que permite dar passos mais seguros, inclusive no ambiente de trabalho.

Como a criatividade é usada no dia a dia de um profissional?

Seja qual for a sua área de atuação, a criatividade está presente em sua profissão. Sem isso, os produtos e os serviços com os quais você trabalha não seriam os mesmos.

Ou o modo como a empresa atende clientes e escolhe matérias-primas, por exemplo.

Existem ainda os setores que dependem diretamente do processo criativo para se manterem no mercado. Como a arquitetura, as artes visuais e o design.

Essa caracter√≠stica ainda est√° ligada a a√ß√Ķes corriqueiras. Em uma tomada de decis√Ķes, na solu√ß√£o de um problema ou em uma sugest√£o que pode mudar o curso de um projeto.

Além de ser a porta de entrada para a inovação: a busca por ideias totalmente originais. Esse é, inclusive, pré-requisito para cargos de liderança e tecnologia, principalmente.

Por que o processo criativo é importante para a inovação?

A criatividade é importante para a inovação em vários sentidos. A começar pelo fato de que toda empresa e todo profissional precisam oferecer mais do que se espera.

Somente por meio de uma estratégia diferenciada é possível se adaptar a necessidades, modificar produtos e fugir totalmente do convencional.

Esse é o primeiro passo para sair na frente da concorrência. Inovar de maneira criativa é essencial também para mudar pensamentos.

O mercado muda a todo momento e é preciso acompanhar essa evolução. Criar e desenvolver novidades em busca de melhores resultados é o que consolida a carreira de um profissional e ajuda qualquer empresa a crescer.

Investir no processo criativo ajuda a inspirar tendências, estimula a coragem e a ousadia, melhora a comunicação, fomenta a diversidade e permite que você supere limites. A sociedade, como um todo, ganha!

Quais exercícios praticar para trabalhar sua criatividade?

Como é possível exercitar a criatividade? Aqui estão algumas práticas que você deve manter na ativa para que a sua mente desenvolva sempre boas ideias.

1. Leia muito e de tudo

A leitura é a melhor maneira de expandir horizontes. Por meio dos livros, conhecemos novas realidades, novos lugares e novas culturas.

Sendo assim, procure ler muito e de tudo. De livros de literatura a jornais, revistas e publica√ß√Ķes online. Essa √© uma maneira de ganhar bagagem e um olhar diferenciado para v√°rias quest√Ķes do mundo.

2. Faça algo novo todos os dias

Tente, todos os dias, realizar uma nova atividade. Acha que não é possível? Aí é que você se engana! Isso pode ser feito de mil formas simples.

Escolha um novo trajeto para o trabalho. Realize uma reuni√£o diferente com a equipe. Fa√ßa um curso online, de um tema sobre o qual tem curiosidade. Com isso, sua mente sempre trabalhar√° com novas possibilidades para encontrar solu√ß√Ķes e ideias.

3. Realize brainstorms

O brainstorm √© uma atividade que pode ser realizada em grupo ou individualmente. Ela visa explorar, por meio de pensamentos e experi√™ncias, o maior n√ļmero de ideias poss√≠vel.

Você só precisa de material para anotar: um caderno para você ou um quadro branco para envolver a equipe.

De acordo com o tema, tudo o que vier em mente é anotado. E a partir dessa conexão, novos conceitos são formados, seja para resolver uma questão ou para criar algo do zero!

4. Visite centros criativos

Procure visitar centros criativos sempre que puder. Nesses espaços, pessoas com interesses e objetivos em comum trocam ideias.

Pode ser uma universidade, um espa√ßo de startups ou eventos da sua √°rea profissional. Participe de workshops, fa√ßa cursos de extens√£o e se relacione com o m√°ximo de profissionais que puder para entender outros pensamentos e opini√Ķes.

5. Frequente ambientes culturais

Gosta de pegar um cineminha? Ou de passear em um parque? E ainda visitar museus? Aproveite seu momento de lazer para exercitar sua criatividade.

Ver novas express√Ķes culturais √© uma √≥tima maneira de ter ideias e entender como o processo criativo √© colocado em pr√°tica. Os resultados, em forma de arte, s√£o exemplos de que tudo √© poss√≠vel.

6. Anote suas ideias

Teve um sonho interessante? Anote! Gosta de algo que viu em uma vitrine? Tome nota! Tudo o que parecer diferente em sua rotina vale a pena ser registrado.

Em meio a tanta informa√ß√£o, fica dif√≠cil memorizar tudo, e suas anota√ß√Ķes podem ser uma fonte imensa de refer√™ncias em v√°rias situa√ß√Ķes. At√© mesmo o g√™nio Leonardo Da Vinci fazia uso desse exerc√≠cio criativo.

7. Cuide de si mesmo

Pratique exercícios, durma bem, tenha uma alimentação saudável e leve uma vida tranquila. O estresse do dia a dia pode ser inevitável, mas é bom cuidar do seu corpo e da sua mente para alcançar o equilíbrio.

A criatividade n√£o se manifesta com qualidade para quem est√° sempre cansado. √Č bom se manter ativo, inclusive por quest√Ķes de sa√ļde f√≠sica.

Viu só como trabalhar a criatividade é fácil? Você pode fazer isso no trabalho, em casa, em momentos de lazer. Só precisa estar atento para não perder oportunidades, e sim transformá-las em chances de brilhar no mercado de trabalho e no dia a dia da empresa.

Curtiu nossas dicas? Cadastre-se em nossa newsletter para continuar por dentro das √ļltimas novidades do mercado e trabalhar para garantir qualifica√ß√£o profissional!