Língua

Italiano

Início

Outubro 2022

Frequência

Full time

Formato

On Campus

Duração

3 Anos

Créditos

180

Descubra as diversas formas de aplicação dessa profissão em uma cidade rica de estímulos e experiências ligadas à imagem e à arte no bacharelado em Fotografia em Turim

Entre em um campo onde a imagem é a língua que traduz histórias e imaginários. Aprenda o uso das ferramentas técnicas, do equipamento e da metodologia e elabore narrativas fluidas e envolventes. Esteja aberto às novidades e aos estímulos do setor, se concentre na pesquisa, a fase crucial do processo criativo: o passo importante para um trabalho consistente e estruturado, com resultados de alta qualidade.

No bacharelado em Fotografia em Turim, você construirá uma base cultural sólida e multidisciplinar, com um profundo conhecimento da História da arte, da fotografia, do cinema e das artes aplicadas, assim como das mídias contemporâneas. Você aprenderá a usar a luz e as ferramentas mais adequadas para cada tipo de projeto fotográfico. A cada ano, você conhecerá mais sobre os programas para editar imagens e vídeos, com o intuito de atingir um resultado final consistente e profissional.

Ao longo dos três anos, você encontrará fotógrafos e participará de projetos que te introduzirão no mundo da fotografia e você compreenderá as aplicações contemporâneas dessa profissão fascinante: por exemplo, a fotografia social, o fotojornalismo, a fotografia documental, a fotografia ligadas às novas mídias digitais, até aplicações mais clássicas como a fotografia analógica com revelação no quarto escuro, naturezas-mortas em estúdio, fotografia de moda profissional e editorial. 

Informação para decidir

O curso que ensina o método e as ferramentas para criar histórias com imagens

Durante os três anos do bacharelado em Fotografia em Turim, você aprenderá como utilizar corretamente os equipamentos, como controlar a luz, em ambientes externos e altamente especializados como o quarto escuro; você conhecerá a fundo tanto a teoria quanto a prática para cada etapa de produção: iluminação, ajustes da câmera, organização do set, pós-produção, apresentação das imagens. 

Você também aprenderá como usar a máquina fotográfica na produção de vídeo; em muitos campos de trabalho como reportagens, sets de filmagem e videoclipes, pois fotógrafos também podem se tornar criadores de imagens em movimento.

Você não apenas aprenderá sobre as ferramentas técnicas do ofício, mas também saberá como administrar e organizar sua empresa, como se relacionar com os clientes, desenvolver suas estratégias de mercado e se familiarizar com as diferentes áreas da fotografia potenciais para sua carreira.

O objetivo do curso de Fotografia em Turim é ensinar como transformar conceitos abstratos em representações visuais; de fato, a fotografia é o produto da fusão entre técnica e as mensagens que o fotógrafo quer transmitir com suas imagens. 

Além do conteúdo relativo aos diferentes estilos fotográficos: comercial, editorial e artístico, fazem também parte do programa didático a participação em projetos, visitas guiadas, workshops e encontros com fotógrafos e fotógrafas experientes, conectados com a contemporaneidade e os movimentos do setor, como o self publishing e os conteúdos para a web. 

O bacharelado em Fotografia em Turim é pensado para todas as pessoas que, como você, amam a fotografia. Se você adora pensar em como construir uma foto, se está sempre busca da luz certa para capturar a imagem que está dentro da sua mente, se não se cansa de tentar várias vezes até conseguir o clique perfeito, então este curso é para você.

Qualquer que seja sua formação, você não precisará de nenhum conhecimento prévio para seguir o curso de Fotografia em Turim, o que será essencial é a sua curiosidade em relação a uma profissão dinâmica que faz da vontade de comunicar sua característica principal.

Em três anos, você compreenderá como transmitir conceitos, ideias, sonhos e histórias utilizando imagens. A fotografar e gravar vídeos, dada a disseminação das ferramentas digitais, que hoje, estão ao alcance de todos. Porém, tornar-se um fotógrafo e uma fotógrafa não significa apenas possuir o conhecimento técnico, mas adentrar-se em uma arte multifacetada, entrar em contato com seus diferentes aspectos e saber interpretá-los em suas imagens, atento aos estímulos da contemporaneidade e às tendências do setor. O curso de Fotografia em Turim te acompanha na descoberta das diferentes áreas de atuação dessa profissão e te forma para enfrentar os diversos desafios e exigências do setor. 

Cursando o bacharelado de Fotografia na sede de Turim, você terá a oportunidade de viver essa experiência em uma cidade que pode ser considerada um laboratório de fotografia e de arte. Turim, graças à sua história e localização geográfica, reúne várias experiências muito interessantes: nos últimos anos, a cidade tem sido palco de vários eventos e hospeda importantes organizações relacionadas ao mundo da arte e da fotografia, tais como a Fondazione Sandretto, Rivoli, Artissima e várias galerias de arte, incluindo a Gallerie d'Italia, com inauguração prevista para setembro de 2022.
 
Se você escolher fazer o curso de Fotografia em Turim, você poderá vivenciar uma série de experiências práticas, fruto de anos de colaboração com os mais importantes expoentes do setor. Os estudantes de edições anteriores participaram de projetos e colaboraram com organizações, instituições e clientes privados como Intesa Sanpaolo, Città della Salute, Musei Reali Torino, Torino Film Festival, Artissima, Apart fair, The Others, Oscalito, Atipici streetwear e muitos outros.
 
Participando dessas colaborações e vivendo na prática a diversidade de projetos e exigências dos clientes, você terá a oportunidade de conhecer mais de perto as diferentes especializações - temas e áreas relacionadas ao estúdio e still-life, ao jornalismo, ao retrato, à moda - para que no final de seu percurso acadêmico fique mais fácil para você identificar e escolher o caminho certo na sua carreira.

Se considerarmos a importância da imagem no cenário atual da comunicação, é fácil entender o papel central e a necessidade de um fotógrafo profissional dentro de qualquer projeto de comunicação. Ao final do curso, você poderá trabalhar como Fotógrafo ou Fotógrafa em áreas tão diversas como fotojornalismo, retrato, arquitetura, stotytelling, naturezas-mortas, publicação, edição de fotos, direção de agência e publicidade. 
 

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você estudará os aspectos teóricos e práticos básicos que te introduzirão no mundo da fotografia. Matérias como Semiótica da Arte, História das Artes Aplicadas e Direção de Fotografia 1 formarão a base para seus anos seguintes.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
HISTÓRIA DAS ARTES APLICADAS
METODOLOGIA DE PROJETO
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA 1
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
SEMIÓTICA DA ARTE
FOTOGRAFIA 1



segundo ano

No segundo ano, você entrará no núcleo da fase projetual: junto com seus colegas de classe, você conhecerá melhor a profissão, analisará os briefings e as exigências dos clientes, saberá escolher o equipamento certo e, sob a orientação de professores experientes, aprenderá a trabalhar para atingir os objetivos.  
 
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 2
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA 2
FOTOGRAFIA 2
DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
HISTÓRIA DO CINEMA E DO VÍDEO
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
PROJETO DE PROFISSIONALIDADE



terceiro ano

O terceiro ano é o momento da maturidade estilística: durante este ano, você aprofundará ainda mais seus conhecimentos sobre as ferramentas metodológicas e práticas para acompanhar todo o processo de trabalho. Será também o ano em que você se dedicará ao seu projeto de conclusão, que refletirá seu estilo e suas aspirações, bem como fará parte de seu portfólio.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA 3
TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
FOTOGRAFIA 3
TÉCNICAS DAS NOVAS MÍDIAS INTEGRADAS
METODOLOGIAS E TÉCNICAS CONTEMPOR NEAS
FOTOGRAFIA 4

Faculdade

Giulia Ticozzi

Coordenador do curso

Pedro Medina

Antonio La Grotta

Pierangelo Cavanna

Lorenza Bravetta

Dario Bosio

Matteo Balduzzi

Enzo Obiso

Bruno Nardini

Emanuela Genesio

Notícias