Língua

Português

Início

Março 2023

Frequência

Meio período

Formato

Híbrido

Duração

400 Horas

Coordenador do curso

José Luís Marques López Landeira

Preço

24 parcelas de R$ 1.685,25

O curso considera diversas tendências atuais que respondem às demandas presentes e preparam o profissional para o futuro.

Data de início: 16/03/2023, terça e quinta, das 19h30 às 22h15.

A obra de arte, como processo e produto da linguagem  artística, é uma realidade plural que se insere tanto nos círculos das reflexões canônicas e sociais da arte, como no mercado de consumo e é dependente dessas inter-relações.

O mercado de Artes está em expansão no Brasil. Além disso, há um crescente número de pessoas que incorporaram o universo das artes ao seu cotidiano, seja como parte do mercado de luxo, também em crescimento, seja como possibilidade de investimento, iniciando coleções de obras ou apenas desejando valorizar os espaços onde habitam ou circulam.

Este curso inter-relaciona as funções de crítico, curador e marchand de arte, formando um profissional robusto para o campo de trabalho da arte. Ao mesmo tempo, por manter essas esferas de trabalho inter-relacionadas, mas independentes entre si, possibilita o constante diálogo com as mais diversas áreas do saber, de modo especial da área da inovação, criatividade e mercado de luxo. 

O profissional poderá trabalhar em galerias, museus, centros culturais e outras instituições, bem como, junto a particulares, administrando coleções de arte, produzindo exposições e curadorias, promovendo, divulgando e fazendo a gestão de obras de arte, solucionando problemas e construindo caminhos para as mais diversas interações entre o campo das artes e a realidade contemporânea.

A compreensão do funcionamento desse processo possibilita aos profissionais uma visão integrada e abrangente sobre as possibilidades em tomadas de decisões sociais, educativas, econômicas, patrimoniais e culturais, relacionando arte com as variadas esferas do cotidiano e do mercado. O estudo das artes é visto na dinâmica das inter-relações com as mais diversas profissões nas quais a criatividade, a inovação e a análise crítica são necessárias. 

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Crítica, Curadoria e Mercado de Arte!

O curso considera diversas tendências atuais que dão respostas às demandas presentes e nos preparam para o futuro. 

A formação é teórico-prática: a base teórica consistente surge a partir de contextos de aprendizagem específicos, da necessidade de resolução de demandas, visando à produção de soluções práticas a problemas reais.

Desse modo, a metodologia adotada, traduzindo os objetivos do curso, valoriza e desenvolve a autonomia, a criatividade e a visão estratégica dos estudantes, bem como o seu percurso formativo, propondo oportunidades de adequação das aprendizagens, bem como a tutoria de especialistas.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso de pós-graduação Crítica, Curadoria e Mercado de Arte busca profissionais do mercado criativo graduados em Artes, Comunicação Social, Educação, Design, Moda, Ciências Humanas, entre outros.

O curso habilita o aluno ao exercício da profissão de Curador, Mercador, Crítico e/ou Galerista. Propõe-se que o aluno(a) possa ler e sintetizar, por meio das linguagens artísticas, a realidade do seu entorno, interagindo com ela, criando exposições e eventos culturais, coleções e negociações no mundo da arte.

Semana Internacional

Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

Dentro do que há de mais atual e promissor em termos de paradigmas educativos, propõe-se a desenvolver redes de competências e habilidades técnicas, sócio afetivas e criativas que valorizam a perspectiva multidimensional e dialógica, aplicando a sólida base de conhecimentos teóricos e o pensamento estratégico e criativo à formação profissional como curador, crítico e negociador de arte. Visa-se à integração da gestão do saber ao relevo do saber fazer e à importância do saber ser. 

O Trabalho de Conclusão de Curso e o projeto integrado traduzem esse desenvolvimento, ao passo que aplicam essas competências e habilidades a situações concretas do mercado, aliando  conhecimentos teóricos e práticos.

 

Crítica Da Arte

  • Projeto Integrado 1 - A Título de Introdução ou O Design da Crítica das Artes (3h)

  • Prazeres e Incômodos da Experiência Estética das Artes (18h)

  • Projeto Integrado 2 - Caminhar ou uma Experiência de Observação (3h)

  • Processos de Interpretação e Compreensão da Obra de Arte (18h)

  • Artes: História, Patrimônio e Sociedade (18h)

  • Projeto Integrado 3 - A Produção do Discurso Crítico nas Artes (3h)

Curadoria Da Arte

  • Projeto Integrado 1 - Problematizações Curatoriais (6h)

  • Estratégias Curatorial (15h)

  • Projeto Integrado 2 - (In)Coesões Curatoriais (6h)

  • Gestão de Coleções (15h)

  • Projeto Integrado 3 - Narrativas Curatoriais (6h)

  • Colecionismo e Legislação (15h)

  • Aula Magna - Princípios de Design de Eventos (3h)

  • Curadoria, Arquitetura e Planejamento de Exposições (15h)

  • Projeto Integrado 4 - Olhar Crítico e o Gosto Estético (6h)

  • Aula Magna - Conservação e Restauro (3h)

  • Patrimônio, Arte e Políticas Públicas (15h)

  • Curadoria, Mercado e Futuro (15h)

  • Projeto Integrado - Apresentação e Avaliação (10h)

Mercado Da Arte

  • Projeto Integrado 1 - O Mercado da Arte como Problema (6h)

  • Art Business: Práticas Mercadológicas (12h)

  • As Concupiscências das Artes (12h)

  • Marketing Cultural (15h)

  • Projeto Integrado 2 - Novos Olhares (6h)

  • Art Business: Valor e Precificação (12h)

  • Mercado da Arte: Aproximações Históricas e Sociológicas (12h)

  • Panorama do Mercado da Arte no Mundo (12h)

  • Projeto Integrado 3 - Perspectivas Sociais (6h)

  • Artes Virtuais (12h)

  • Projeto Integrado 4 - Discursividades Profissionais (3h)

  • Mercado da Arte e Empreendedorismo (12h)

  • Projeto Integrado - Apresentação e Avaliação (10h)

  •  
  • Multi Linguagens da Arte Contemporânea (18h)

  • Percursos Críticos nas Artes: Sentidos da Obra e seus Contextos (18h)

  • Projeto Integrado 4 - Memórias e Realidades: A Crítica de Arte como Construção do Patrimônio (3h)

  • Poéticas Contemporâneas e as Contradições de Existir (18h)

  • Projeto Integrado - Apresentação e Avaliação (10h)

Docentes

José Luís Marques López Landeira

Coordenador do curso

Notícias