Língua

Português

Início

Novembro 2022

Frequência

Weekend

Formato

Presencial

Duração

8 Horas

Coordenador do curso

Mariana Bacci

Preço

2 parcelas de R$ 370,00

O papel do food designer é entender as necessidades do ser humano e sua relação com o alimento. Assim, é preciso olhar para todo o sistema e sua cadeia produtiva.

Data de início: 26/11, sábado, das 9h às 17h.

Food Design é toda inovação que melhora a relação das pessoas com os alimentos: contextos, espaços, interfaces, experiências, serviços, sistemas, produtos, processos, práticas e territórios envolvidos com os alimentos, e traz novas conexões entre pessoas e seus alimentos, criando também novas maneiras de entender isso a partir de um nível emocional. A comida está presente todos os dias de nossas vidas, por isso é tão importante intervir na forma como interagimos.

O curso propõe uma abordagem sistêmica sobre toda a cadeia do alimento, com um olhar voltado aos processos por meio das técnicas e metodologias do food design, sempre com foco no usuário para a criação de novos produtos e serviços. O Food Designer tem a capacidade de criar novas formas de se relacionar com o alimento, dando-lhe a importância que merece, que é invisível para a maioria das pessoas. Não existem soluções únicas, e seu papel é entender as necessidades do ser humano que consumirá este alimento e sua relação ele. É preciso olhar para todo o sistema, para toda a cadeia do alimento.

Para isso, é preciso repensar os modelos e nossas relações com o alimento para projetar soluções com propósito. Dentro disso, temos o recorte da sustentabilidade, do ambiente onde este indivíduo está inserido e seu comportamento para pensar em soluções capazes de alimentar a população com mais qualidade. Além disso, também é preciso melhorar e dar mais transparência aos processos para que o usuário possa fazer novas escolhas. As ferramentas de food design e seus métodos criam o ambiente necessário para essa inovação que o consumidor consciente almeja. 

O curso conta com uma abordagem exclusiva e com o grande diferencial de ser coordenado por uma Food Designer formada no IED/SP, Mariana Bacci, que também é uma comunicadora e jornalista, cocriado com Christian Ullmann, coordenador da primeira turma da America Latina de Food Design One year no Ied-SP, e Alexandre Carvalho, experiente Food Designer no mercado, como professor convidado.

Informação para decidir

Conhecer dinâmicas práticas para aplicação imediata é outro grande diferencial do curso Food Design Lab. Veja mais detalhes!

A abordagem do Food Design pode ser aplicada a qualquer parte da cadeia do alimento. A ideia do curso de extensão em um modelo prático surge para que o aluno esteja no centro e tenha uma visão ampla de Food Design. Este encontro será em ambiente de cocriação, onde os participantes poderão experimentar as práticas do Food Design.

O curso Food Design Lab foi estruturado no modelo LAB, com 8h de conteúdos e práticas de Food Design que seguem a dinâmica de apresentação do conteúdo sobre Food Design e o kit de ferramentas que será utilizado pelos alunos para desenvolver as atividades em sala de aula.

As aulas contam com professor convidado para apresentar cases do mercado; curadoria de experiências gastronômicas imersivas; um Workshop prático com as metodologias de Food Design e a participação na comunidade de Food Design no Brasil.

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso Food Design é um curso livre, voltado para qualquer pessoa interessada no tema, como empreendedores, nutricionistas, chefs de cozinha, engenheiros de alimentos, operadores de food service, profissionais de P&D, designers, jornalistas, produtores de conteúdo e profissionais interessados em agregar a visão do Food Design à sua jornada.

O objetivo geral do curso Food Design é que os participantes adquiram o conhecimento prático da aplicação nas áreas apresentadas.

A visão de negócios centrada no usuário não é apenas mais uma alternativa, por isso, repensar a cadeia do alimento se tornou imprescindível. O curso de extensão Food Design Lab surge a partir de uma demanda do mercado em estabelecer esse ecossistema, hoje pulverizado no setor nacional, seguindo tendências internacionais, fundamentado sobre os pilares do Design, Experiência, Método, Soluções e Comunidade.

Programa de Estudos

Vamos falar sobre o processo da cadeia de alimentação e como podemos repensar e inovar, sempre tendo o consumidor no centro das discussões, com o objetivo de melhorar as relações das pessoas com os alimentos. “O comer é cada um quem desenha, com suas memórias e cultura”. 

A importância da transparência nos processos para gerar novas escolhas ao usuário, como tendências, sustentabilidade e negócios. 

Conheça cases e as aplicações práticas do Food Design em: produtos, serviços, equipe, embalagem, cardápios, experiências e comunicação.

Temas apresentados no módulo:

  • Food Brand Design para marcas e negócios 

  • Food Design for service: serviços, operação, atendimento, cardápio

  • Food Design Experiences: Experiência do Food User

  • Food Connect design: Comunicação 360 e plataformas 

  • Social Food Design: Sociedade e propósito

  • Sustainable Food Design : Sustentabilidade e logística reversa

  • Food Innovation Design: Inovação e Estratégia 

  • Food Styling : A estética e o Food Design 

  • Food System Design: como podemos construir um sistema inovador na cadeia do alimento pelo olhar do Food Design 

Curadoria de experiências gastronômicas, atividades imersivas no horário do almoço; e um workshop prático com as metodologias de Food Design.

Disciplinas

  • Food Design (3h)

  • Food Experience Design (3h)

  • Food Design Tools (2h)

Docentes

Mariana Bacci

Coordenador do curso

Alexandre Carvalho

Christian Ullmann

Poderia estar interessado em:

Notícias