POR
Língua
Português
Início
Abril 2024
Período
Matutino
Formato
Híbrido
Duração
144 Horas
Coordenador do curso
Cristiane Rose Candido
Preço
15 parcelas de R$ 2.140,33
Com aulas teóricas sobre o vestir, história da moda e do figurino nas artes clássicas até os dias atuais nos produtos das plataformas de streaming.
Data de Início: 06/04/24, Sábados e Domingos, das 09h às 17h. (aulas mensais)
O mercado audiovisual está em crescimento e a área de figurino necessita de bons profissionais. A formação acadêmica é bastante polarizada, com poucas ofertas, mesmo dentro da área de moda, artes cênicas, cinema e audiovisual.
O curso de Design de Figurino propõe, junto aos desafios e necessidade do mercado, introduzir, entender e desenvolver os(as) alunos(as) na criação de roupas para a indústria de entretenimento, independente de suas ramificações, promovendo uma imersão em todas as etapas da criação de figurinos para personagens de filmes, canais de streaming, shows, musicais, peças teatrais e demais produções audiovisuais, assim como a própria função de stylist.
Cristiane Rose Candido, figurinista e coordenadora do curso, é Mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário Senac, professora de Figurino e Styling de Moda desde 2007, e Diretora de Figurino na área de Teledramaturgia do SBT, com passagem em diversas emissoras como Globo e Bandeirantes atuando como figurinista em diversas novelas e programas de linha de show, e também em cinema, séries e peças teatrais.
Saiba mais sobre o curso Design de Figurino.
As aulas do curso Design de Figurino misturam teoria, técnica, prática e debates sobre a profissão de figurinistas e os resultados obtidos em diferentes obras.
Com aulas teóricas sobre o vestir, história da moda e do figurino nas artes clássicas até os dias atuais nos produtos das plataformas de streaming, e aulas técnicas e práticas em sala de aula, com exercícios onde vamos vivenciar juntos aos profissionais/professores rotinas do dia-a-dia profissional (além de abordar temas como perfil imagético, mood de referência e moda enquanto uma ferramenta para figurino).
Também faremos discussões e análises de produtos de sucesso no meio, para que os(as) alunos(as) exercitem a capacidade crítica em relação às necessidades do produto.
Com visitas em acervos de fornecedores de figurino em São Paulo.
O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.
A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.
O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.
Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.
Pensado para profissionais ou estudantes de moda, audiovisual e comunicação com interesse em vestuário, que tenham vontade de desenvolver repertório e aprimorar seus conhecimentos em todas as fases de criação de figurinos.
O curso Design de Figurino também atende ao público em geral, com interesse em trabalhar na área de figurino e a procura de um curso completo sobre o trabalho de figurinista para ingressar na área, principalmente formando egressos das faculdades de cinema, moda e audiovisual.
O curso Design de Figurino foi elaborado com o objetivo de oferecer uma jornada de aprendizado mais completa sobre as diferentes áreas onde o profissional poderá atuar. Vamos colocar o(a) aluno(a) em contato com a profissão, mas sem direcioná-lo(a) para uma única vertente da profissão, para que seja capaz de unir as possibilidades de atuação do figurinista.
O profissional de figurino pode atuar em diversas áreas relacionadas ao design e produção de figurinos para teatro, cinema, televisão, publicidade, moda e eventos. Algumas das área de atuação incluem:
Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.
ROMA (03 dias)
FIRENZE (02 dias)
Disciplinas
Apresentação do Curso (3h)
A Roupa como Representatividade (3h)
O Figurino e o Figurinista (3h)
Elementos de Pesquisa para Criação de um Figurino (3h)
História a Ser Contada (Roteiro/ Script) (3h)
Leituras Possíveis: Entendimento e Técnica (Decupagem) (3h)
Decupagem Obra Fechada (3h)
Decupagem Obra Aberta (3h)
História e Particularidades do Figurino de Teatro (3h)
História e Particularidades do Figurino Dança (3h)
História e Particularidades do Figurino no Cinema (3h)
História do Figurino Outros (3h)
Direção Criativa e Direção Geral de um Projeto (3h)
Direção de Arte e o Desenvolvimento do Figurino (3h)
Elementos de Pesquisa para Desenvolvimento de um Figurino (6h)
Desenvolvimento de Figurino (Teatro e Dança) (12h)
Desenvolvimento de Figurino (Cinema e Tv) (12h)
Desenvolvimento de Figurino (Vídeo Clipe e Show) (6h)
Outros Figurinos (Carnaval, Games) (6h)
Produção de Figurino (6h)
Produção de Figurino (Prova de Roupa) (3h)
Produção de Figurino (Desprodução) (3h)
Matérias, Materiais Criativos e Acessórios (6h)
Aula Externa - Acervo de Figurino (3h)
Aula Externa - Brechó (3h)
Vivência e Envelhecimento de Figurino (12h)
Estréia, Apresentação e dia a dia de Filmagem ou Gravação (6h)
Figurino e Outras Equipes (Caracterização) (3h)
Figurino e Outras Equipes (Som) (3h)
Desenvolvimento TCC (6h)
Apresentação TCC (6h)
A Semana Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.