Língua

Português

Início

Outubro 2022

Frequência

Noturno

Formato

Online

Duração

36 Horas

Coordenador do curso

Brunno Almeida Maia

Preço

6 parcelas de R$ 384,00

Desenvolva referencial crítico, repertório teórico e as chaves de leituras para a criação e interpretação das imagens de Moda.

Data de início: 20/10, terça e quinta, das 19h às 22h.

Nas sociedades contemporâneas, antes de se tornar uma aquisição material, o consumo na Moda propõe experiências visuais através de aspectos narrativos, lúdicos e sensoriais, cristalizados pela imagem na fotografia. 

Pensando nisso, o curso de Extensão Teoria da Imagem de Moda oferece as principais visões das teorias e a história da fotografia de Moda, partindo dos anos de 1920 até a atualidade, com uma análise sociológica, filosófica e psicanalítica da Moda como distinção e pertencimento social, o papel da criação de desejo no consumo, quais as características que compõem a narrativa da imagem, e como ler e interpretar aspectos simbólicos, signos e o imaginário da imagem de Moda tanto na cultura pop como na cultura de luxo, na Moda comercial e conceitual.

Coordenado por Brunno Almeida Maia, pesquisador em Filosofia e Teoria de Moda, o curso Teoria da Imagem de Moda aborda ao longo de 36 horas de conteúdo: Teoria e História da Fotografia de Moda, Sociologia e Filosofia de Moda, Semiótica de Moda e Consumo e Cultura na Imagem de Moda.

Informação para decidir

Se você adora Moda e quer entender mais como a construção da imagem de moda influencia nas decisões de consumo, este curso de Extensão foi pensado para você!

O curso Teoria da Imagem de Moda desenvolve a percepção crítica sobre a imagem de Moda contemporânea, a construção de repertório cultural e de referências teóricas e artísticas que possibilitam a leitura conceitual e comercial das imagens na comunicação e narrativas de Moda, e como utilizar essas teorias para o processo de análise da sociedade e na criação.

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Elaborado para pessoas interessadas no universo fashion, com foco em imagens de Moda, o curso é voltado para estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de Moda, comunicação e marketing, publicidade, fotografia, cinema e ciências humanas.

O profissional da área de comunicação de Moda é aquele que parte da criação de uma narrativa para a imagem, seja em campanhas, editoriais e redes sociais, ressaltando o desejo de compra. Para isso, é preciso desenvolver referencial crítico, repertório teórico e as chaves de leituras para a criação e interpretação dessas imagens.

Programa de Estudos

O curso Teoria da Imagem de Moda aborda os principais aspectos envolvendo a construção de imagens de moda, com uma introdução à teoria e história da fotografia de Moda – temáticas fortemente relacionadas com a arte durante o século XX. Em um segundo momento de nossos encontros, vamos entrar em sociologia e filosofia de Moda, entrelaçando sociologia, filosofia e psicanálise para refletir criticamente sobre as principais características e conceitos de Moda na história e no contemporâneo. 

Considerando que a Moda pode ser entendida como um sistema simbólico que possui regras, a terceira disciplina proporciona aos alunos a capacidade de aplicar as ferramentas da Semiótica para a compreensão e construção de imagens e discursos da Moda. Assim, vamos apresentar um arcabouço teórico sobre conceitos relevantes das principais correntes da teoria dos signos, a partir de autores como Ferdinand de Saussure, Charles S. Peirce e Algirdas Greimas – além de debater como a Moda se constitui enquanto linguagem durante a História.

Em nossos últimos encontros, falaremos sobre consumo e cultura na imagem de moda – da alta-costura ao prêt-à-porter – para entender como a moda legitima conceitos de afirmação de identidade a partir da composição visual individual. Com isso, vamos propor caminhos para conexão com interpretação e a produção de narrativas imagéticas que transcendam o desejo de consumo e a efemeridade das mídias sociais, através de uma perspectiva sensível e lúdica.

Disciplinas

  • Semiótica de Moda (9h)
  • Sociologia e filosofia de Moda (9h)
  • Teoria e história da fotografia de Moda (9h)
  • Consumo e cultura na imagem de Moda (9h)

Docentes

Brunno Almeida Maia

Coordenador do curso

Jorge Abrão

Wellington Mendes

Notícias