Língua

Português

Início

Abril 2023

Frequência

Weekend

Formato

Híbrido

Duração

144 Horas

Coordenador do curso

Cintia Lie Matuzawa

Elementos como tamanho e formato de lojas, ambientes digitais e desenvolvimento da cadeia de suprimentos passaram a demandar cada vez mais projetos de loja assertivos.

Com a evolução da economia digital, o ambiente de compra, físico e virtual, tem assumido papéis distintos na construção da percepção dos consumidores. Elementos como tamanho e formato de lojas, ambientes digitais e desenvolvimento da cadeia de suprimentos passaram a demandar cada vez mais projetos de loja assertivos. 

A busca do cliente contemporâneo pela personalização e sofisticação de produtos e serviços alterou as formas de consumo. O profissional que atua com varejo precisa se atualizar constantemente a respeito de conceitos de marketing, global e local, suas estratégias, perfil do consumidor, aspectos do produto e as diferentes formas de comunicação destes elementos conjuntos.

Os professores do curso Retail Design & Visual Merchandising têm atuação relevante na área para contribuir com o aprendizado e networking dos participantes, e ensiná-los a relacionar elementos como sons, aromas, iluminação e imagens para criar ambientes capazes de transmitir a identidade da marca e, ao mesmo tempo, instigar as diferentes percepções sensoriais dos consumidores.

Informação para decidir

Se você quer aprender a expor produtos de forma estratégica em um ambiente estimulante, o curso One Year em Retail Design & Visual Merchandising do IED foi feito para você!

O ambiente de compra físico e virtual tem assumido papéis distintos na construção da percepção dos consumidores. O varejo está em busca de profissionais especializados, capazes de criar estratégias únicas em resposta a este cenário. 

O curso Retail Design & Visual Merchandising oferece um entendimento amplo sobre a profissão e os desafios a serem superados, como saber trabalhar tendências no ponto de venda.Nosso programa contempla dois anos de formação, com projetos integrados e interdisciplinares, e parcerias institucionais com grandes marcas de moda para estreitar relações e criar oportunidades reais de acesso ao mercado – sempre com nosso suporte e mentoria.

Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso foi elaborado para profissionais de varejo que buscam aprimorar suas competências, com suporte técnico, artístico e intelectual a arquitetos, designers de interiores, produto e moda, decoradores, publicitários e marcas interessadas em  conhecer ferramentas novas. O profissional que atua nesse mercado encontrará desafios que vão demandar soluções inovadoras para formas de organização comercial, considerando a amplitude de produtos e seu impacto no desenho da área de loja. O que é preciso saber para melhorar a performance da marca e produtos ao alinhar exposição, vendas, setorizações e imagem global da loja?

Para projetar uma experiência ideal, é preciso se aprofundar em conceitos, estratégias e metodologias. Para isso, o curso procura organizar o olhar e entendimento dos participantes sobre a exposição estratégica de produtos a partir do viés do Visual Merchandising. Conheça cases nacionais e internacionais, ferramentas para desenvolvimento de projetos e saiba construir um ponto de vendas único, que represente a identidade da marca e utilize diferentes elementos para engajar novos consumidores.

A busca do cliente contemporâneo pela personalização e sofisticação de produtos e serviços alterou as formas de consumo. O profissional que atua com varejo precisa se atualizar constantemente a respeito de conceitos de marketing, global e local, suas estratégias, perfil do consumidor, aspectos do produto e as diferentes formas de comunicação destes elementos conjuntos.

O curso de Retail Design & Visual Merchandising busca refinar o olhar dos participantes para que sejam capazes de levantar dados a partir de sinais encontrados no mercado, manifestações do comportamento de consumo e práticas sociais, que podem servir como indicativos de tendências. Vamos apresentar o cenário multidisciplinar do mercado de varejo a fim de formar profissionais capazes de performar em projetos de design estratégicos para marcas.

O corpo docente é composto por profissionais especialistas, com atuação relevante na área, para contribuir com o aprendizado e networking dos participantes e ensiná-los a relacionar elementos como sons, aromas, iluminação, imagens e demais elementos visuais para criar ambientes capazes de transmitir a identidade da marca e, ao mesmo tempo, instigar diferentes percepções sensoriais dos consumidores. Com olhar investigativo e muita pesquisa, faremos uma leitura sobre a imagem de marca para melhor comunicação com seu público.

Semana Internacional - Programa Milão OY Retail Design & Visual Merchandising

O programa internacional oferecido pelo One Year em Retail Design & Visual Merchandising do IED São Paulo busca trazer, através de conteúdos específicos, o universo do varejo internacional como complemento ao complexo cenário do setor terciário e da tecnologia digital. Durante o percurso em Milão, iremos explorar como as marcas europeias têm vivido e enfrentado com criatividade e inovação as rápidas mudanças do mercado.

Conteúdos abordados: 

Retail Design
Iremos examinar como as marcas europeias buscam diferenciais no setor do varejo e como manifestam as soluções seja pelos atributos do design de espaços, dos produtos, das vitrinas e estratégias da marca diante da rápida transformação na área do consumo. Serão apresentados cases das mais diversificadas lojas para melhor compreensão dos reposicionamentos de cada segmento comercial e sua relação com seu consumidor.

Retail Tour
Visitas guiadas às marcas, com foco no design de lojas, visual merchandising e modelo de negócio. Compreensão das lojas como espaços híbridos com tangenciamento em design, moda, arte, arquitetura, varejo, história e consumo. Visita ao quadrilátero D’Oro, Galeria Vittorio Emanuelle, Armani Silos, Vila Tortona e outros estabelecimentos para ancorar conteúdos de aulas. Os alunos terão uma tarde de pesquisa nas marcas/lojas, divididos em grupos, para mergulharem no cenário comercial da cidade de Milão e fazerem uma curadoria técnica sob o viés do retail design.

Especialidades
Aula com profissionais especialistas na área de retail e visual merchandising falando sobre estratégias projetuais, exemplos de lojas e experiências aplicadas da marca no ponto de venda com intersecções multidisciplinares. Desenvolvimento de exercício durante o percurso da semana italiana com comentários dos professores.

Professores estrangeiros ministrarão os conteúdos em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

O curso Retail Design & Visual Merchandising do IED São Paulo possui uma jornada dividida em 3 fases de aprendizado: Conteúdos Base, que aborda temas como marketing, branding, neurociências, coolhunting e sustentabilidade; Conteúdos Específicos, que trata do Visual Merchandising e outros elementos de comércio, como Store Design, Iluminação, Sons e Aromas, Branding, Customer/Shopper Experience e Design Serviços; e Projeto Final – Loja Omnicanal, que é a terceira e última fase, onde será desenvolvido um projeto para ponto de venda omnicanal com acompanhamento ao longo de todo percurso final.

Durante o curso, serão realizadas pequenas atividades pontuais sobre assuntos ministrados para, então, organizar e formatar um trabalho final contendo todas as atividades e informações num projeto de loja completo. 

A jornada do curso chega ao fim com a conquista de habilidades e conhecimentos sobre temas relevantes para atuar em retail design e Visual Merchandising, como referências bibliográficas e de mercado, que possibilitam ao profissional se manter constantemente atualizado.

Disciplinas

  • Apresentação IED + Mentoring (3h)

  • Mercado de Varejo (3h)

  • Marketing de marcas para varejo (6h)

  • Coolhunting para varejo (6h)

  • Neuroestética para varejo (6h)

  • Branding para Retail Design (6h)

  • Visual Merchandising I - Espaços e sensorialidade (6h)

  • Visual Merchandising II – Merchandising estratégico (6h)

  • Visual Merchandising III – Vitrine (6h)

  • Store Design I – Inteligência e criatividade digital (6h)

  • Store Design II – Concept Store (6h)

  • Store Design III – Estratégias de design e negócio (6h)

  • Design de Serviços para varejo (6h)

  • Fragrance Branding (6h)

  • Sound Branding (6h)

  • Shopper Digital e Omnishopper (6h)

  • Customer Experience em Varejo (6h)

  • Produto: Persona, Imagem e Estilo (6h)

  • Produto: Gestão de Produto (6h)

  • Sustentabilidade em Retail Design (6h)

  • Lighting Design para Lojas (6h)

  • Projeto Final de Retail Design & VM - Mentoring (18h)

  • Projeto Final de Retail Design & VM - Apresentação (6h)

Docentes

Cintia Lie Matuzawa

Coordenador do curso

Anelise Campoi

José Carlos Carreira

Janiene Santos

Lucila Campiglia

Alexandre Valdívia

Herbert Holdefer

Ana Lollatto

Clara Bidorini

Juliana Lopes

Ingrid Pergentino

Christian Ullmann

Carina Tavares

Notícias