Língua

Português

Início

Abril 2023

Frequência

Weekend

Formato

Híbrido

Duração

144 Horas

Coordenador do curso

Juliana Lopes

O Stylist assume um papel central na construção das imagens de moda e abre caminho para quem deseja entender e atuar nesse mercado – que exige paixão, rigor e muita dedicação.

A interpretação e contextualização das peças de moda são de responsabilidade do Styling: o look composto com a atitude certa, na atmosfera correta, traz o glamour necessário para provocar desejo – e saber isso nunca foi tão importante.

Existem diferentes caminhos para entrar no mercado da moda, mas apenas o Fashion Styling oferece a perspectiva de quem é responsável por contextualizá-la. Repertório teórico, técnico e uma base sólida de estudos conectados à realidade são indispensáveis para criar composições de looks para editoriais, publicidade e varejo, produzir e interpretar desfiles, fazer curadoria de casting e beleza, e construir um olhar fotográfico.

O curso de Fashion Styling pelo IED traz a possibilidade de conhecer o mercado de moda a partir da experiência de profissionais de atuação relevante na área, como stylists, jornalistas de moda, consultoras e especialistas em história da arte, imagem e estilo. O objetivo é apresentar um conteúdo vertical, que trabalha moda e imagens, mas que também expande a horizontalidade das possibilidades de atuação do stylist dentro do mercado.

Informação para decidir

Se você tem vontade de contextualizar as imagens de moda e assumir um papel estratégico neste mercado, o curso One Year em Fashion Styling do IED foi feito para você!

Vivemos uma revolução no consumo de moda. Em tempos de redes sociais, as imagens, que são a primeira conexão do produto com o consumidor, assumem papel central para a indústria, que recorre a elas para contar suas histórias e propósitos. A interpretação e contextualização das peças de moda, por sua vez, são de responsabilidade do Styling.

O curso de Fashion Styling pelo IED traz a possibilidade de conhecer o mercado de moda a partir da experiência de profissionais de atuação relevante na área. O início do programa busca alinhar expectativas em relação à jornada de estudos, tirar dúvidas e instigar os participantes a ter uma postura autônoma para exercer sua intuição e criatividade. 

Para isso, reunimos um time de professoras e professores composto por stylists, jornalistas de moda, consultoras e especialistas em história da arte, imagem e estilo, com objetivo de apresentar um conteúdo vertical, que trabalha moda e imagens, mas que também expande a horizontalidade das possibilidades de atuação do stylist dentro do mercado.

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Profissionais que atuam nessa área precisam desenvolver repertório e habilidades que vão desde a criação da ideia, até sua execução prática, como por exemplo: construir briefing de imagem de moda e considerar escolha do cenário, casting e peças de moda a serem utilizadas. O curso de Fashion Styling apresenta diferentes possibilidades de atuação nesse mercado para profissionais de moda e apaixonados pelo mundo fashion, como: styling, direção criativa, estilismo, consultoria de imagem, fotografia e comunicação de moda.

Os materiais expostos ao longo do curso trazem aprendizados importantes, com aulas que misturam conteúdos teóricos, expositivos e atividades práticas, como shooting em estúdio de fotografia, para estudo e composição de imagem, até o aprendizado de ferramentas de design gráfico, para que os participantes consigam editar seus próprios trabalhos. Professores especializados e atuantes na área auxiliam o desenvolvimento dos projetos para que ao final do curso cada estudante tenha seu próprio portfólio com peças originais para apresentar e seguir carreira.

Existem muitos caminhos para entrar no mercado da moda, mas apenas o Fashion Styling oferece a perspectiva de quem é responsável por contextualizá-la. Repertório teórico, técnico e uma base sólida de estudos conectados à realidade são indispensáveis para conseguir criar composições de looks para editoriais, publicidade e varejo, produzir e interpretar desfiles, fazer curadoria de casting, beleza e construir um olhar fotográfico. O Stylist assume um papel central na construção das imagens de moda e abre um caminho para quem deseja entender e atuar nesse mercado, que exige paixão, rigor e muita dedicação.

Nosso programa contempla dois anos de formação, com projetos integrados e interdisciplinares, e parcerias institucionais com grandes marcas de moda para estreitar relações e criar oportunidades reais de acesso ao mercado – sempre com nosso suporte e mentoria.

Semana Internacional - One Year Fashion Styling - 2022

Será realizada visita na cidade de Milão para uma imersão na capital da moda italiana. Serão ministradas aulas de conteúdo teórico e experiências práticas in loco, com visita guiada e shooting de moda com profissionais da área.

Conteúdos abordados:

Tendências e observação do mercado de moda contemporânea Conteúdo teórico sobre as principais tendências de moda, do consumo ao produto.

Pesquisas estéticas em Milão
Imersão na cidade que é a capital da moda italiana: cultura e design em todos os cantos.

Visita a Fondazione Prada com análises presenciais
Museu criado por Miuccia Prada, a Fondazione Prada é um dos espaços europeus de arte contemporânea mais prestigiados atualmente. A ideia é fazer uma imersão em todo o espaço, analisar as obras e entender porque a arte é que alimenta a moda.

Atividade de Shooting em estúdio italiano
Para conclusão da Milano Moda Week será realizado um shooting num estúdio, com profissionais locais para que o aluno pratique o Styling em contexto internacional.

Profissionais estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

Com aulas teóricas e expositivas, o curso Fashion Styling aborda: história da moda no século XX e início do século XXI; história da imagem de moda após a fotografia; entendimento e interpretação de tendências, com foco em Coolhunting, e referências relevantes de desfiles e editoriais. 

Vamos ensinar você a pesquisar boas referências dentro e fora da internet, com shooting em estúdio fotográfico para realizar ensaio com foco em e-commerce e atividades em design gráfico, para edição dos trabalhos.

Os participantes também terão aulas de consultoria em imagem, com foco na formação em Styling, além de encontros de atendimento e orientação para desenvolver um projeto de TCC, que será apresentado e avaliado por uma banca com dois convidados externos.

Disciplinas

  • Mentoring de Abertura (3h)
  • Introdução ao Styling (6h)

  • História da Moda (12h)

  • Prática de Shooting (30h)

  • Consultoria de Imagem para Styling (12h)

  • Pesquisa de Conteúdo de Moda (6h)

  • História da Imagem de Moda (12h)

  • Projeto para Styling (12h)

  • Styling para e-commerce de Moda (9h)

  • Tendências e Coolhunting (6h)

  • Análise de Cores para Imagem e Estilo (6h)

  • Estudo de Desfiles e Editoriais (6h)

  • Produção Executiva de Moda (6h)

  • Design Gráfico para Moda (6h)

  • Orientação e Montagem dos Trabalhos Finais (6h)

  • Apresentação do Projeto Final – TCC (6h)

Docentes

Juliana Lopes

Coordenador do curso

Amanda Bertognoni

Camila Yahn

Carolina Vasone

Bill MCyntire

Daniele Nastari

Lucius Vilar

Haydine Azevedo

Iza Dezon

Mirella Whiteman

Rodrigo Yaegashi

Silvana Holzmeister 

Tami Gotoda

Vitor Magalhães

Notícias