Língua

Português

Início

Outubro 2022

Frequência

Weekend

Formato

Híbrido

Duração

144 Horas

Coordenador do curso

Laercio Marques

Preço

15 parcelas de R$1.574,20

O programa aborda os principais drivers para construção de negócios do futuro: design, tecnologia, inovação, estratégia e criatividade.

Data de início: 08/10, sábado (quinzenal), das 9h às 17h.

Vivemos tempos de mudanças exponenciais e a transformação digital promovida pela quarta  revolução industrial (indústria 4.0) vem revolucionando o modelo de negócio das empresas, bem como a  proposta de valor de startups, organizações e novos empreendimentos. Os ciclos de inovação corporativa estão cada vez mais rápidos, complexos e desafiadores, e os modelos de gestão convencionais já não garantem por si só a sustentabilidade dos empreendimentos. 

Viabilizar a utilização de novas tecnologias no  ambiente de negócios, dar centralidade aos clientes e usuários através de processos adequados de customer discovery e compreender como os dados podem auxiliar nas tomadas de decisões no ambiente corporativo e na geração de novos negócios passam a ser táticas fundamentais para o desenvolvimento e a manutenção dos negócios. 

O Business Design pode contribuir de modo efetivo para o desenvolvimento de soluções para problemas complexos, a inserção de práticas ESG (Environmental, Social & Governance) nos negócios e  organizações, e ainda a implementação de novos paradigmas como: horizontalização de negócios, diversidade e inclusão social, experimentação, prototipagem, agilidade, empreendedorismo e inovação aberta.

Informação para decidir

Saiba como uma liderança criativa pode ser a chave para alavancar negócios com o curso de One Year em Business Design do IED São Paulo.

O curso acontecerá em encontros quinzenais realizados aos sábados de modo presencial e on-line  (alternados) e propõe desenvolver nos alunos o papel de liderança em negócios a partir da lente do  design para: facilitar processos de inovação baseados na abordagem do design thinking, dar centralidade aos clientes e usuários finais das soluções através de processos adequados de customer discovery, além de  desenvolver capacidades gerenciais e competências estratégicas para facilitação de processos, criação e desenvolvimento de estruturas organizacionais que atendam à necessidade de crescimento e transformação de negócios nas organizações.  

Todo o programa é baseado no ETHOS CRIATIVO, base metodológica do IED que reúne a gestão entre o saber, o saber fazer e o ser. Priorizamos uma aprendizagem prática, pautada pela imersão,  experimentação e diálogo contínuos, fundamentada em conceitos como Project Based Learning e  Experience Based Learning. Como resultado final qualificamos profissionais para o desenvolvimento de novos projetos, empreendimentos, estratégias e visões de negócios. 

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Pretendemos formar profissionais com o mindset de business design e as ferramentas mais adequada, necessárias para a condução das transformações que as empresas e a nossa sociedade necessitam.

O conteúdo do ONE YEAR em Business Design: Liderança Criativa aborda aspectos que impactam a  transformação dos negócios em diferentes tipos de empresas e organizações. O principal objetivo é  capacitar os alunos como facilitadores da inovação a partir da abordagem do design; adaptação de  estruturas, fluxos e processos corporativos; evolução da cultura organizacional e liderança criativa;  desenvolvimento de estratégias digitais e aplicação de tecnologias emergentes e transformação digital.

Serão desenvolvidas hard skills como: Gestão de Negócios, Estratégia empresarial e corporativa,  Metodologias ágeis, Design Thinking e Design de Serviços; além de soft skills como: Criatividade, Empatia,  Liderança, Facilitação, Gestão de Pessoas, Mudanças e Cultura Organizacional.

Utilizar o business design como abordagem estratégica para a inovação em negócios é fundamental para entender quais são as principais ferramentas e métodos de trabalho que viabilizem a construção de novos  negócios, processos e empreendimentos. Trabalhar propostas de valor, métricas e indicadores de negócios. Criar, experimentar e validar estratégias, visões e modelos de negócios. Entender a efetiva necessidade das pessoas e trabalhar, a partir da abordagem do design centrado no humano, a criação colaborativa, combinada com estratégias de negócios, agilidade, prototipagem e experimentação. 

Com a transformação digital das empresas, a digitalização dos processos e a tendência cada vez mais  crescente do chamado modelo “Phygital”, o mercado de atuação para profissionais de business design e inovação segue em ampla expansão e atualmente alcança: indústrias, grandes corporações,  multinacionais, startups, microempresas, empresas de serviços e do terceiro setor, entre outros.  

O curso pretende formar profissionais com a capacidade de desenvolver, otimizar ou implementar  novos processos e modelos de gestão, soluções inovadoras para produtos e serviços, empregar  tecnologias emergentes e interpretar insights do consumidor e usuário final, impactando  estrategicamente a todos os stakeholders (clientes, fornecedores, colaboradores e acionistas) de um  determinado negócio.

Semana Internacional - Design para Inovação Social - Intracities

Faremos uma imersão internacional em uma das capitais europeias que vem crescendo bastante dentro do mundo da inovação, iremos para Madri! Nesta semana espanhola não só mergulharemos na cultura local, como também iremos nos aprofundar em alguns conteúdos importantes do design para a inovação social, uma abordagem de projeto que visa contribuir primordialmente com as comunidades nas soluções de seus problemas sociais. Com um olhar estrangeiro e observador, vamos identificar convergências e divergências entre Madri e São Paulo. Para tal, iremos mergulhar em alguns pontos da capital espanhola e procurar entender o que tem sido feito em termos de inovação social.

Conteúdos abordados durante a semana:

Inovação Social
A inovação social emerge de uma nova necessidade da sociedade – que reivindica uma empresa mais transparente, próxima e responsável por suas ações. Por meio da inovação social, temos uma enorme oportunidade de atrair esses novos clientes, que desejam ser conscientes com seu consumo, ampliando também a participação de mercado e a área de atuação em prol de produtos sustentáveis e amigáveis.

Criatividade e Inovação aplicadas a projetos e negócios
Compreendendo os principais processos de criatividade e inovação, iremos analisar as competências necessárias para se implementar produtos e serviços inovadores no mercado e examinar como esses dois conceitos estão sendo aplicados em projetos e negócios.

Atividade de Deriva
A Deriva foi uma proposta de Guy Debord, teórico da Internacional Situacionista, enquanto ferramenta para o processo de planejamento e projeto urbano. Pode ser entendida como uma prática urbana de experimentação à novos estilos de vida, uma nova alternativa de habitar a cidade, na medida em que o indivíduo caminha por ela de forma aleatória, buscando perceber detalhes que comumente não são notados, mas que de certa forma induzem, ou conduzem o caminhar.

Future Thinking
Produzir cenários faz parte de todo planejamento estratégico, porém estes cenários, em sua maioria são projetados baseados em performances passadas e algumas certezas futuras. Agregar o pensamento abdutivo e perguntar “E se?” é uma forma de se construir novas narrativas e futuros possíveis visando explorar novas áreas com novos produtos e serviços.

Visita IED Innovation Lab
A fabricação digital vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas. Entender seus princípios, verificando alguns exemplos de construção possíveis neste ambiente, bem como seu potencial como prototipagem de produtos inovadores, é o objetivo desta visita.

Visitas Técnicas
Visitas em diferentes tipos de espaços e centros de inovação onde o design está presente, seja no processo ou na entrega final, justamente para entendermos como estão trabalhando e resolvendo problemas em seu país.

Profissionais estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

O curso Business Design: Liderança Criativa foi estruturado em 4 fases: 1ª – Design, Complexidade e Criatividade; 2ª – Propósito, Estratégia e Negócios; 3ª – Métodos, Processos e Abordagens para Inovação; e 4ª – Organização, Cultura e Liderança criativa. 

Disciplinas

  • Design, Complexidade e Criatividade.

  • Mindset do Design: Design Como Processo

  • Design Estratégico

  • Metadesign

  • Complexidade e Design Sistêmico

  • Criatividade e Pensamento Visual

  • Experimentação e Protótipos

  • Propósito, Estratégia e Negócios

  • Planejamento Estratégico

  • Future Thinking: Construção de Cenários

  • Customer Experience

  • Transformação Digital

  • Data Driven Business

  • Design de modelos de Negócios

  • Métodos, Processos e Abordagens para Inovação.

  • Gestão do Design e Métodos Ágeis

  • Inovação Aberta

  • Facilitação em Design e Inovação

  • Design de Serviços

  • Design Thinking

  • Organização, Cultura e Liderança criativa.

  • Inovação em Negócios: Modelos de Governança

  • Ecossistemas e Redes de Inovação

  • Data Science para Negócios

  • Liderança Criativa

  • Empreendedorismo

  • Growth Hacking

Docentes

Laercio Marques

Coordenador do curso

Poderia estar interessado em:

Notícias