Língua

Português

Início

Outubro 2022

Frequência

Noturno

Formato

Online

Duração

30 Horas

Coordenador do curso

José Luís Marques López Landeira

Preço

6 parcelas de R$ 425,00

Analise a importância da Arte Urbana na construção multicultural e interdisciplinar da sociedade, incluindo novos mercados.

Data de início: 26/10, com aulas online segundas e quartas, das 19h às 22h.

As artes estão presentes em diversos lugares, sobretudo nos espaços urbanos. São elementos essenciais na dinâmica da realidade cultural e social contemporânea. As artes Urbanas traduzem importantes tensões, silêncios e diálogos entre os centros e as periferias do poder e da cultura e, ao tecer-se, revelam modos plurais de compreender, não apenas a arte, mas ao outro. 

Estudar a arte urbana é também compreender como se realiza a criatividade nas periferias e como podem se produzir encontros e avanços entre as diversidades, inovações e tradições, tanto na esfera das artes quanto naquelas próprias da convivência humana. Faz-se necessário pensar no futuro das artes urbanas e nas suas intersecções com as outras atividades sociais.

O curso Artes Urbanas: Diálogos Multiculturais é coordenado por José Luís Landeira, graduado em Letras pela Universidade de Coimbra (Portugal), com mestrado pela Universidade de São Paulo, com estudos sobre Estilo e Autoria e doutorado em Linguagens e Educação pela Universidade de São Paulo e pós-doutoramento em Materialidades da Literatura.

Informação para decidir

Se você é apaixonado(a) por artes e quer entender como os movimentos urbanos influenciam na exploração de novos designs, saiba mais sobre o curso Artes Urbanas: Diálogos Multiculturais.

O curso se sustenta entre observação, reflexão teórica e análise da prática com objetivo de desenvolver competências e habilidades cognitivas, técnicas, sócio afetivas e criativas que valorizam a perspectiva multidimensional e dialógica. 

A base teórica consistente emerge sempre de modo interativo em contextos de aprendizagem específicos, a partir da necessidade de resolução de demandas, visando à produção de soluções práticas. Assim, a metodologia adotada traduz os objetivos do curso, valoriza e desenvolve a autonomia e a visão estratégica, bem como seu percurso formativo, propondo oportunidades de adequação das aprendizagens.

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso Artes Urbanas: Diálogos Multiculturais é voltado para quem valoriza as artes urbanas como espaço de construção de identidades, criatividade, transformação e cultura. De modo especial, profissionais do campo das Artes, Cultura, Design, Moda, História, Filosofia, Letras, Educação, Sociologia, Antropologia, Economia, Arquitetura, entre outros.

Com objetivo de explorar a função social da Arte, o curso de extensão Artes Urbanas: Diálogos Multiculturais aborda temas, como: conceitos de arte e suas relações sociais e culturais entre Artes e Mundo; Características da Arte; Manifestações das Artes de Rua; expressividade de rua brasileira e as Artes Urbanas e Mercado de Artes, com uma reflexão sobre o refinamento na Arte Urbana, seu futuro e muitos mais.

Programa de Estudos

Disciplinas

  • As Artes e a Persistência do Mundo (6h)
  • As Artes Ocupam os Espaços (6h) 
  • Linguagens e Fronteiras das Artes Urbanas (6h)
  • A Arte Urbana Brasileira (6h)
  • Futuros Para as Artes Urbanas (6h)

Docentes

José Luís Marques López Landeira

Coordenador do curso

Luiz Eduardo Baronto

Marcello Gabbay

Marcos Horácio Gomes Dias

Poderia estar interessado em:

Notícias