Língua

Português

Início

Setembro 2022

Frequência

Noturno

Formato

Blended

Duração

400 Horas

Coordenador do curso

Gláucia Neves

Preço

24x de R$ 1.472,17

Toda manifestação cultural que reflete o espírito do tempo é orientada pela moda. Com isso, o marketing atinge patamares além do produto e cria experiências para o consumidor contemporâneo.

O mercado de moda cria novidades do amanhã, observando e entendendo os caminhos das tendências hoje. Mas quais são os valores que precisamos ter e entender para encontrar as melhores direções para seguir? O que esperar do futuro e como ajudar a construí-lo? 

É impossível ter certeza do que é novo sem sabermos o que já passou. Ter uma visão abrangente da moda no passado, aspectos histórico-culturais e nomes que influenciaram sua época, é repertório indispensável para entender o agora e vislumbrar o que está por vir.

A pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda do IED São Paulo conta com um time de professoras e professores especialistas em marketing, comunicação e moda, com atuação influente nas principais mídias que fazem a cobertura deste mercado no mundo.

*Este curso é oferecido em ambos os campi do IED no Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro.

Informação para decidir

Se você ama criar estratégias, provocar insights e organizar ideias para elaborar soluções, o curso de pós-graduação do IED é o lugar ideal para você colocar tudo isso em prática!

O olhar do marketing de moda nos dias de hoje é digital. Pensar em moda significa pensar sua presença on-line: redes sociais, e-commerce, websites. Com aprendizado hands-on para provocar insights, o curso apresenta teoria e história, além de incentivar nos estudantes um senso de organização estratégica para criar projetos. Professores atuantes no mercado estimulam a construção do conhecimento pela troca de experiências e networking entre alunos, mestres e profissionais convidados.

O programa contempla dois anos de formação, com projetos integrados e interdisciplinares, e parcerias institucionais com grandes marcas de moda para estreitar relações e criar oportunidades reais de acesso ao mercado – sempre com nosso suporte e mentoria.

Ao longo da sua jornada no IED, você desenvolverá um projeto para uma marca de moda, com a mentoria de profissionais que são referência em suas áreas. Algumas das marcas parceiras: Benetton (2012); Un.i e Marcyn (2013); Hope (2014); Cia Marítima e Herchcovitch; Alexandre (2015); Quiksilver Brasil e Lança Perfume (2016); Besni e Amaro (2017); Zoomp e Adriana Degreas (2018); Gig Couture e SideWalk (2019); Joulik (2020); Levi’s, Havaianas e Natura (2021); 2Collab e Anacapri (2022).

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A experiência da Academia de Joias não depende de quórum mínimo de alunos.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Para atuar no mercado da moda é preciso construir um repertório estratégico que permita conectar o universo fashion ao mundo dos negócios. Assim, a pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda recebe profissionais de diversas áreas, como designers e estudantes, com desejo de trabalhar com marketing e comunicação de empresas do setor ou agências/consultorias especializadas, bem como empreendedores que queiram focar na implementação ou melhoria do próprio negócio criativo.

Com uma formação específica para negócios de Moda, você desenvolverá criatividade e visão estratégica, que são as chaves para o sucesso em um mercado extremamente competitivo. O curso ainda estimula o espírito de liderança, o empreendedorismo, apresenta noções sobre planejamento estratégico, aprofunda conhecimentos sobre marketing e comunicação e aborda aspectos centrais da história do vestuário – do conceito de indumentária ao surgimento da ideia de moda, enquanto forma de expressão.

O primeiro contato do cliente com um produto de moda é pela imagem, principalmente no digital. Conectar o mundo fashion a seus consumidores de forma inovadora para gerar desejo e negócios, é um dos propósitos que une Marketing e Comunicação. Profissionais destas áreas precisam se atualizar constantemente, afinal, o marketing é parte vital do negócio da moda e deve interagir com a área do design para criar relação com o consumidor.

Pensar em moda significa saber refletir sua presença on-line, em redes sociais, e-commerce e websites. Para isso, a pós apresenta teoria e história com aprendizado hands-on para provocar insights, além de incentivar um senso de organização estratégica nos estudantes para criar projetos ao lado de professores atuantes no mercado – promovendo, assim, a construção do conhecimento pela troca de experiências e networking entre alunos, mestres e profissionais convidados.

Semana Internacional

O programa internacional busca trazer, através de conteúdos específicos, o universo do varejo internacional dominado pela tecnologia digital e os novos valores de governança socioambiental que transformaram as formas e os conteúdos da comunicação das marcas com sua audiência. Durante o percurso em Milão, que acontecerá na prestigiada Semana de Moda, vamos explorar como as marcas europeias têm vivido e enfrentado com criatividade e inovação as rápidas mudanças do mercado.

Conteúdos abordados:

Fashion Styling
Stylists são hoje grandes propagadores e comunicadores das marcas e celebridades. Iremos examinar qual é o seu papel na criação da imagem de moda veiculadas pelas marcas e imprensa especializada. De que forma o stylist trabalha associado ao buyer e ao criador pensando estratégias para alavancar produtos? O curso vai apresentar cases de diversas marcas e campanhas, estabelecendo conexões entre a moda e as diferentes áreas da cultura.

Fashion Branding
Iremos abordar como o processo de construção e gestão de marcas é fundamental para gerar diferenciação em cenários competitivos, como o da indústria da moda. Vamos mostrar como fashion brands europeias elaboram suas estratégias para se posicionarem como marcas de relevância no contexto mundial. Discutiremos os desafios dos profissionais que trabalham com Branding no atual cenário de grandes mudanças no comportamento de consumo, focando especialmente nas estratégias que contemplem ações para a interação das marcas com seus públicos no universo on-line.

Retail Tour 
Iremos examinar como as marcas europeias buscam diferenciais no setor do varejo. Visitas guiadas às lojas e showrooms com foco no design de interiores, visual merchandising e modelo de negócio. Compreensão das lojas como espaços híbridos com interseções entre design, moda, arte, arquitetura, varejo, história e consumo. Faremos visitas à Fundação Prada, Museu Giorgio Armani, Galeria Vittorio Emanuelle, lojas de departamento, brechós e outros estabelecimentos para ancorar conteúdos de aulas. Visitas agendadas nos principais museus de moda e design, assim como acompanhar a street style da cidade durante a Semana de Moda de Milão, serão complementos importantes para um mergulho no cenário cultural da cidade.

Professores estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

A pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda é dividida em três módulos. No primeiro, apresentamos um panorama sobre cultura, história da moda e tendências, assim como conceitos de marketing aplicados, comportamento de consumo, cadeia produtiva, sustentabilidade e valores de mercado. 

No segundo, nos aprofundaremos na construção do branding com um olhar contextualizado, além de conhecer mais sobre disciplinas como Design Thinking, Gestão de Produtos e Serviços de Moda, Visual Merchandising, Pesquisa e Segmentação de Mercado e Varejo de Moda On e Off-line.

Comunicação e Experiência do Cliente é o assunto principal no terceiro e último módulo. Voltaremos o olhar, agora atualizado, para o estudo e desenvolvimento da comunicação, sem deixar de lado o design e a tecnologia.

Cada módulo é finalizado com uma mentoria em carreira e um projeto integrado. O TCC será feito em equipe a partir de um briefing fornecido por uma marca de Moda, que será objeto de estudo nessa etapa conclusiva. Serão 33 horas de orientação para que o projeto final seja concluído e apresentado à banca examinadora, formada por professores e especialistas.

Faculdade

Gláucia Neves

Coordenador do curso

Daniele Aragão

Maya Marx

Elis Vasconcelos

Yamê Reis

Telma Azevedo

Ana Cotta

Daniele Amaral

Marta Fleming

Eleonora Alves

Luiz Wachelque

Fernanda Baldioti

Elis Monteiro

Eduardo Varela

Notícias