Língua

Português

Início

Novembro 2022

Frequência

Part-time

Formato

Online

Duração

24 Horas

Coordenador do curso

Rosana Motta Gomes

Preço

6 parcelas de R$ 340,00

Como é possível planejar uma cidade mais criativa e inovadora, mas que também seja mais humanizada e sustentável?

Parece coisa do futuro, mas falar em Cidades Inteligentes já é um desafio do presente: como transformar as cidades contemporâneas de modo que os espaços coletivos atendam a crescente população urbana e ofereçam soluções capazes de possibilitar um acesso rápido e fácil a diferentes serviços, como mobilidade, saúde e educação?

O curso Smart Cities e o Novo Desenho Urbano apresenta os conceitos desse modelo de cidade, onde um conjunto de soluções para problemas urbanos é implementado com uso de tecnologias da informação e comunicação, a fim de oferecer serviços mais efetivos e com uma maior capacidade de atendimento.

A coordenadora e professora do curso, Rosana Motta Gomes, é arquiteta e urbanista da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro há 21 anos, pós-graduada em Administração Pública, com vasta experiência em planejamento urbano, desenhos urbanos, planejamento estratégico, macroplanejamento e estudos relacionados às Smart Cities.

Informação para decidir

Se você gosta de Design e quer fazer parte da construção de cidades inteligentes, mais humanizadas e sustentáveis, então este curso de extensão é ideal para sua carreira!

Serão apresentados em aula, visão e conceitos de planejamento urbano baseados em inovação, design, criatividade e liderança em nossas cidades contemporâneas imersas em mutações, transformações, adaptações e resiliência, para que ao final do curso, os participantes possam escolher um objetivo de desenvolvimento sustentável e uma meta (estipulados pela Agenda 2030 da ONU) para produção de um design, projeto, ação ou plano que contribua com a construção de uma cidade mais inteligente para todos.

Profissionais de design, interiores, arquitetura, urbanismo, engenharia, ou áreas relacionadas, que buscam fazer parte do planejamento e desenvolvimento urbano, com olhar voltado à sustentabilidade e humanização dos espaços coletivos, precisam estimular sua criatividade e inovação de forma disruptiva e sustentável sobre o novo desenho das cidades contemporâneas e futuras. O curso Smart Cities e o Novo Desenho Urbano do IED Rio apresenta os diferentes conceitos de Cidades Inteligentes, assim como as práticas necessárias para evolução dos espaços públicos.

Como serão as cidades do futuro em um cenário onde 70% da população mundial ocupa as zonas urbanas? Se essa previsão da ONU se concretizar até 2050, repensar a mobilidade e sustentabilidade nas cidades é o desafio atual para quem pretende entrar no mercado das Cidades Inteligentes. A sustentabilidade determinará o design urbano, suas ações, planos, projetos de cidades contemporâneas e respectivas infraestruturas, mas será que as novas tecnologias estão aliadas a esse processo de construção? Como os conceitos das Smart Cities podem auxiliar no planejamento e desenho de uma cidade mais criativa, inovadora, humana e sustentável?

Programa de Estudos

O curso Smart Cities e o Novo Desenho Urbano do IED Rio apresenta os diversos conceitos das Cidades Inteligentes ao redor do mundo e sua relevância para as próximas gerações, assim como as atuais, no desenvolvimento urbano responsável e sustentável. O novo desenho das cidades no contexto da pandemia e o desafio da Agenda 2030 da ONU, que resultou na criação de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), serão alguns dos pontos de partida em nossa jornada. Para isso, apresentaremos detalhadamente a Agenda 2030, seus respectivos objetivos e suas 169 metas, com exemplos bem sucedidos no Brasil e no mundo.

O curso propõe uma reflexão acerca da importância da gestão participativa para construção das Smart Cities, tendo o cidadão como elemento fundamental para mudança no trato comportamental e para desconstrução de antigos modelos. Ao final do curso, cada participante escolherá um objetivo e uma meta da Agenda 2030 para desenvolver um projeto de Cidade Inteligente que seja criativo, sustentável, eficiente e inovador.

Faculdade

Rosana Motta Gomes

Coordenador do curso

Notícias