Língua

Português

Início

Abril 2023

Frequência

Noturno

Formato

Presencial

Duração

24 Horas

Coordenador do curso

Yamê Reis

Preço

6 parcelas de R$ 272,17

O processo favorece criatividade e experimento em tempo real, com uma diversidade de materiais e formas para explorar múltiplas possibilidades criativas, inovadoras e originais.

Data de início: 13/04/2023, terça e quinta, das 19h às 22h.

Moulage (forma, em francês) é uma técnica na qual a peça de roupa é costurada diretamente no manequim, de forma a adaptar o tecido da melhor maneira segundo a ideia do estilista. A vantagem da Moulage está em permitir ao designer uma percepção anatômica apurada, já que o manequim reproduz o caimento real da roupa – e isso torna mais prática a visualização final do produto, ainda em processo de construção. O Moulage ainda ajuda a compreender melhor a anatomia do corpo humano e a encontrar pontos de melhoria na peça.

A professora e coordenadora do curso, Yamê Reis, também é coordenadora do curso de Design de Moda do IED Rio, além de ser designer e executiva de Moda com carreira desenvolvida na liderança de projetos com forte impacto no mercado brasileiro. Aprenda a construir manequins tridimensionais com as técnicas de moulage ao lado de professoras especialistas neste mercado.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Processos Criativos em Moulage!

As aulas práticas acontecem em um amplo laboratório, equipado com máquinas de costura industrial onde os estudantes poderão finalizar seus projetos de forma mais elaborada. Ao longo do curso, vamos explorar materiais têxteis, adequar caimento e forma através da observação, análise crítica e correção de protótipos; aprender a identificar os materiais utilizados na técnica de moulage e os componentes de uma peça; conhecer os processos de modelagem e princípios da construção de protótipos para, então construir peças (vestidos) utilizando técnicas de volumetria, recortes e ajustes.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso de extensão Processos Criativos em Moulage busca profissionais de Design de moda que queiram desenvolver novos potenciais criativos, alunos e ex-alunos do IED que desejam complementar e/ou atualizar sua formação acadêmica, assim como pessoas interessadas em Moda e que queiram fazer suas próprias roupas de forma artesanal e criativa, a partir da técnica de Moulage.

Moulage é uma técnica que consiste em trabalhar o tecido e as formas de uma peça diretamente no manequim, criando um molde multidimensional. Assim, é possível visualizar os resultados de forma mais realista, em comparação ao molde bidimensional (que é construído em papel). O processo favorece a criatividade e o experimento em tempo real, aceitando uma diversidade de materiais e formas que permitem aos participantes explorar múltiplas possibilidades criativas, inovadoras e originais.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

O curso de extensão em Processos Criativos em Moulage do IED começa com uma apresentação da técnica de Moulage (ou drapping) para analisarmos de que forma se dá a construção da forma na moda. Vamos mostrar como preparar o manequim com os diferentes tipos de fios de tecido, com exercícios práticos para conhecer texturas em tecidos e saber definir o modelo que será desenvolvido no início do processo de construção do produto.

A partir do estudo de formas e variação de tecidos e sua diversidade, estudo das formas por pesquisa e colagens, iniciaremos o projeto de nova peça com escolha de formas e tecido diferenciado, entendimento de acabamento e finalização de produto.

Aprenda a calcular o tecido necessário para criar uma peça e para saber qual será o custo total do produto. Ao final do curso, os estudantes terão desenvolvido suas próprias peças tridimensionais e fichas técnicas, que serão apresentados e avaliados.

  • Introdução da disciplina, apresentação do manequim, materiais fio de tecido e como preparar o manequim (3h)
  • Exercício de texturas em tecido, definição de modelo a ser desenvolvido início do processo de desenvolvimento do produto (3h)
  • Desenvolvimento e entendimento dos pontos de união de costura pensamento do protótipo (3h)
  • Adequação da modelagem por réguas e "remontagem" da peça (3h)
  • Desenvolvimento de nova peça com exploração de formas com volumetria (pregas, franzidos)e recortes (3h)
  • Continuação de projeto, volumetria, adequação de réguas e previsão de montagem protótipo (3h)
  • Período para continuação deste projeto (3h)
  • Finalização e apresentação do projeto (3h)

Docentes

Yamê Reis

Coordenador do curso

Cynara Lourenço

Vania Soares

Notícias