Língua

Português

Início

Setembro 2022

Frequência

Noturno

Formato

Blended

Duração

230 Horas

Coordenador do curso

Carolina Baltar

Preço

15 parcelas de R$ 1.423,81

Noções conceituais acerca do habitar e do morar também serão estudadas com o desmonte estrutural didático de uma unidade residencial.

Muito além da decoração, o Design de Interiores é uma área de grande importância para o contínuo desenvolvimento das cidades. Desde espaços residenciais e comerciais, públicos ou privados, até ambientes momentâneos, como estandes, shows e passarelas, o profissional da área é responsável por planejar e projetar cada um deles, tendo em mente a função do local. 

O mercado procura profissionais com domínio da escala própria dos interiores, suas especificidades, seus processos e que conheça as principais ferramentas para compreender e intervir nos ambientes com uma abordagem distinta da arquitetura.

Com um time de professores composto por arquitetos, urbanistas e designers com vasta experiência na área, que são especialistas na construção de espaços e vão acompanhar de perto os trabalhos, a fim de proporcionar uma rica troca de experiências, com uma aproximação ímpar e assertiva da realidade de mercado.

Informação para decidir

Uma vez em posse das ferramentas práticas, vamos passar ao aprendizado teórico para contextualizar outros aspectos da profissão do designer de interiores.

Nosso programa contempla projetos integrados e interdisciplinares, e parcerias institucionais com grandes marcas para estreitar relações e criar oportunidades reais de acesso ao mercado – sempre com nosso suporte e mentoria.

O Design de Interiores desempenha um papel chave nas cidades contemporâneas: proporcionar a contínua transformação funcional dos espaços construídos ao propor soluções e espaços flexíveis. O mercado procura profissionais com domínio da escala própria dos interiores, suas especificidades, seus processos e que conheça as principais ferramentas para compreender e intervir nos ambientes com uma abordagem distinta da arquitetura.

O curso One Year em Design de Interiores tem uma abordagem sistêmica e holística sobre o mercado e sobre a atividade do profissional que atua nesta área, com professores especializados e atuantes nas áreas relacionadas às disciplinas do curso, para que os participantes se desenvolvam de maneira transdisciplinar, ampliando suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, ou mesmo de empreender em projetos autorais.

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A experiência da Academia de Joias não depende de quórum mínimo de alunos.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

A profissão do designer de interiores vai além de simplesmente decorar espaços e torná-los agradáveis aos olhos. O curso Design de Interiores foi pensado para quem é apaixonado por design e quer dar os primeiros passos nessa nova carreira, mas também é voltado para atender as expectativas de quem não tem experiência prévia, está migrando de área ou em busca de novos conhecimentos e desafios. Aprenda a propor soluções flexíveis para diferentes ambientes, capazes de atender às necessidades individuais e coletivas de seus usuários.

As aulas práticas dão ênfase ao desenvolvimento de projetos de interiores, a teoria complementa o aprendizado. A partir de briefings reais, você desenvolverá um portfólio próprio, acompanhado de perto por professores que são referências na área, capazes de proporcionar uma rica troca de experiências, com uma aproximação ímpar e assertiva da realidade de mercado.

Muito além da decoração, o Design de Interiores é uma área de grande importância para o contínuo desenvolvimento das cidades. Desde espaços residenciais e comerciais, públicos ou privados, até ambientes momentâneos, como estandes, shows e passarelas, o profissional da área é responsável por planejar e projetar cada um desses ambientes, tendo em mente não apenas estética, mas principalmente a função do local. O designer de interiores precisa saber corresponder a usabilidade de um espaço ao seu objetivo, seja este morar, trabalhar ou expor algo. 

O time de professores do curso Design de Interiores é composto por arquitetos, urbanistas e designers com vasta experiência na área e que são especialistas na construção de espaços internos (residenciais, comerciais e efêmeros), mobiliário, cenografia e iluminação (natural e artificial). 

Após a aula inaugural, onde serão apresentados curso e corpo docente, sua jornada pelo Design de Interiores começa pelo aprendizado das principais técnicas de linguagem gráfica: desenhos à mão livre, projeções ortogonais (planta, corte e vista) e desenho de perspectiva. Uma vez em posse das ferramentas práticas, vamos passar ao aprendizado teórico para contextualizar outros aspectos da profissão do arquiteto de interiores – sempre alternando a tríade de conhecimento do Ethos do IED, entre Saber, Saber Fazer e Saber Ser.

Semana Internacional - International Experience in Interior Design
Será realizada a Semana de Experiência Internacional na cidade de Milão para uma imersão completa no universo do design de interiores “Made in Italy". Serão combinadas aulas teóricas e visitas a lugares-chave, nos permitindo conhecer a história e identificar as tendências emergentes no setor.

Conteúdos abordados:

História do Design Italiano
A linha do tempo do design italiano – séc. XX + séc.XXI – com os principais movimentos, nomes e peças ícones, e seus respectivos contextos históricos.

Panorama da Contemporaneidade
Iremos explorar a arte e o design contemporâneo, nos permitindo ganhar uma visão geral sobre as novas tendências em termos de móveis e design de interiores, além de aprender mais sobre artistas e designers contemporâneos, assim como as diferentes técnicas e ferramentas que utilizam em suas obras.

Visitas Culturais
Estão previstas visitas à fundações e centros culturais diretamente relacionados à história da arquitetura e do design, tanto no que diz respeito ao acervo, quanto à edificação e o papel que ocupa no cenário italiano e global.

Visitas Técnicas
Estão previstas visitas em diferentes tipos de espaços (fábricas, showrooms, estúdios etc) das principais marcas italianas relacionadas ao design de interiores e mobiliário.

Pesquisa de Tendências de Design
Apresentação das principais tendências registradas durante o Salone del Mobile 2022 para mobiliário e design, com análise de projetos tanto em termos de técnica, quanto de materiais e acabamentos utilizados em diversas áreas. Ao analisar criticamente os diferentes estilos propostos pelas marcas, vamos descobrir uma grande variedade de linguagens de design e aprender mais sobre as especificidades nas identidades de marca.

Professores estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

O curso Design de Interiores do IED Rio é dividido em 3 módulos. No 1º módulo, vamos explorar a percepção criativa em espaços efêmeros, como shows, exposições, eventos corporativos e culturais.

Espaços residenciais e mobiliários serão abordados no 2º módulo, onde vamos guiar seu olhar para a articulação do espaço, como: fluxos, circulação, dimensionamento, ergonomia, setorização e divisão por ambientes.

No 3º e último módulo, vamos analisar diferentes situações para o desenvolvimento de conhecimentos sobre a luz, a partir de uma abordagem experimental. Ao longo do curso, também serão abordados assuntos complementares para a atuação do profissional de Design de Interiores, como: precificação, contratos, marketing e processos. 

Notícias