Língua

Italiano

Início

Novembro 2022

Frequência

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

6 Meses

Coordenador do curso

Valentina Gensini

Preço

9.800 €

Torne-se um designer da cultura com a Pós-graduação em Museum Experience Design em Florença

Participe do desafio de um mundo que proporciona cada vez mais mudanças extraordinárias e novas oportunidades: hoje, a experiência museológica é uma nova fronteira a ser descoberta de maneira multidisciplinar e apoiando-se em novas tecnologias com perspectiva imersiva.

Com a Pós-graduação em Museum Experience Design você terá uma formação completa sobre as profissões relacionadas aos museus e encontrará a chave para criar um diálogo aberto e envolvente para cada público-alvo e em potencial. 

Informação para decidir

Uma Pós-graduação para projetar percursos e programas destinados ao public engagement e à audience development

A Pós-graduação em Museum Experience Design em Florença é composta por aulas, exercícios, estudos de caso, projetos, workshops, visitas e saídas educacionais em instituições públicas ou privadas, museus e fundações, dando a você a oportunidade de entrar em contato com as principais melhores práticas do nosso país. Com o objetivo de aquirir uma visão mais abrangente e atualizada das experiências especializadas, algumas aulas serão ministradas em inglês, para tratar de programas, profissionalismo e questões internacionais urgentes na atual gestão de museus.

Com um espírito profundamente multidisciplinar, o curso é estruturado de acordo com módulos temáticos que se alternam entre aulas teóricas e laboratórios práticos. As aulas teóricas te apresentarão as ferramentas de interpretação e comunicação utilizadas no campo da arte nos museus, enquanto nos laboratórios você terá a oportunidade de experimentar na prática as fases de planejamento, de organização, de gestão e de avaliação de projetos educacionais e de edutainment.

O objetivo do curso é formar designers de educação, de comunicação, de linguagem e do design que possuam uma consciência das funções e dos potenciais dos espaços de um museu e também um senso crítico aguçado. Sua visão sobre o mundo será aberta e inovadora, graças a uma oportunidade única no cenário educacional italiano: poder colaborar diretamente com profissionais das mais importantes instituições e organizações da área.

O perfil do aluno do curso de Pós-graduação em Museum Experience Design é diversificado, tendo somente uma coisa comum e essencial: o amor pela cultura. O curso é destinado a todas pessoas formadas em Patrimônio Cultural, Educação, Letras, História, Filosofia, Antropologia, Arquitetura, Design ou Escolas de Artes. Além disso, as pessoas que possuem uma formação diferente também podem participar do curso, desde que tenham trabalhado em instituições museológicas ou associações culturais.

Acreditamos nesta escolha porque, na criação de um projeto, diferentes experiências trazem sempre um maior valor agregado. Durante os seis meses de participação em sala de aula, você formará um grupo de trabalho feito para durar no tempo, que poderá te ajudar a crescer e contribuir para sua carreira com a realização de projetos de sucesso em conjunto.

A Pós-graduação em Museum Experience Design em Florença é um percurso de aprendizagem evolutivo, rico de ideias as quais você poderá explorar para definir qual será seu caminho neste setor. 

O ponto forte do curso é estar inserido no ambiente artístico de Florença, uma cidade que abriga algumas das coleções mais significativas do mundo. Aqui, você terá uma experiência completa de todos os profissionais que trabalham em um museu, colocando você frente a frente das metodologias e dos estudos de caso que te apresentarão o mundo do trabalho, tudo isso de maneira muito prática.

Em apenas seis meses, o curso fornece a você competências específicas, ligadas aos temas do design de museus, da comunicação no âmbito cultural, da mediação e das técnicas de aprendizagem relacionadas à promoção e à apreciação do patrimônio artístico.

Programa de Estudos

Programa de estudos

A Pós-graduação em Museum Experience Design em Florença é projetada para servir de guia em um percurso que aborda as diferentes fases de criação, planejamento, organização, gerenciamento e avaliação de projetos educacionais e de edutainment em museus, estruturas que pertencem ao patrimônio cultural, coleções e fundações de arte. Alternando aulas teóricas, visitas e exercícios práticos, com este curso você desenvolverá uma metodologia projetual com uma forte característica operacional, para projetar e gerenciar atividades educacionais capazes de aprimorar e fornecer novas ideias e estímulos sobre exposições temporárias, coleções permanentes ou locais de valor artístico e cultural.

O curso termina com um trabalho de conclusão, no qual você projetará um percurso ou uma experiência museológica, desenvolvida a partir de briefings fornecidos por instituições parceiras. Uma oportunidade importante para enriquecer seu portfolio cujos resultados serão apresentados aos clientes durante a apresentação de final de curso.

Docentes

Valentina Gensini

Historiadora da Arte    

Coordenador do curso

Pietro Gaglianò

Maria Chiara Ciaccheri

Michele Trimarchi

Giuliana Ciancio

Gerente de Projetos Culturais e Produtora Criativa

Alessandra Capodacqua

Fabio Viola

Marco Peri

Historiador de arte

Veronica Caciolli

Paolo Mazzanti