Língua

Italiano

Início

Outubro 2022

Frequência

Full time

Formato

On Campus

Duração

5 Anos

Créditos

300

Coordenador do curso

Elena Luzzani, Federica Colombani

Descubra todos os segredos das obras de arte no bacharelado em Restauração da Accademia Galli em Como

O bacharelado em Restauração da Accademia Galli em Como acompanhará você em um percurso onde a paixão e a dedicação serão suas melhores parceiras: juntos, estudaremos cada detalhe para garantir que você aprenda a manusear os objetos de arte com as técnicas corretas e com responsabilidade. 
Você aprenderá a conhecer de perto o patrimônio cultural e, juntos, analisaremos a intervenção a ser feita para atingir um resultado que respeite o tempo-vida da obra de arte. Você estará se aproximando de um mundo que requer muito cuidado e paciência, onde as intervenções mais bem-sucedidas são consequência de um profundo conhecimento da obra e de muitas pequenas ações diárias que garantem um trabalho correto e sem erros.
No bacharelado em Restauração da Accademia Galli em Como, já no primeiro ano, você poderá escolher entre duas especializações: Materiais pétreos e derivados. Superfícies decoradas da Arquitetura, e Artefatos pintados em suporte de madeira e têxtil. Artefatos esculpidos em madeira. Móveis e estruturas de madeira. Artefatos em materiais sintéticos tratados, compostos e/ou pintados
 

Informação para decidir

O curso para aprender a trabalhar com independência em todas as fases do processo de restauro
 

Durante os cinco anos do curso de Restauração da Accademia Galli em Como, você crescerá progressivamente, aumentando suas potencialidades ano após ano. No teste de admissão, você poderá escolher entre duas especializações: Materiais pétreos e derivados. Superfícies decoradas da Arquitetura, pensada para profissionais capazes de trabalhar na restauração de murais, mosaicos, gesso e estuque e materiais pétreos; e de Artefatos pintados em suporte de madeira e têxtil. Artefatos esculpidos em madeira. Móveis e estruturas de madeira. Artefatos em materiais sintéticos tratados, compostos e o pintados, concebida para capacitar profissionais que possam restaurar tanto obras de arte em tela e madeira, quanto obras contemporâneas.

Você terá a oportunidade de trabalhar na restauração dos bens culturais, com intervenções previamente autorizadas pela Superintendência. Você realizará as atividades técnicas e didáticas de conservação e restauração tanto no laboratório como externamente, em conjunto com os docentes experientes que orientarão e supervisionarão seu trabalho.

Uma metodologia didática completamente focada na prática permitirá você adquirir maior consciência na elaboração de um projeto; durante o curso, você aprenderá a conduzir diferentes fases de intervenção, desde o diagnóstico até a intervenção de fato, desenvolvendo sua própria capacidade projetual.

Além disso, cursos transversais, seminários e jornadas de estudo intensificam a abordagem prática, fazendo com que você esteja sempre diretamente envolvido.  A sua classe terá um número limitado de alunos, garantindo, assim, o uso dos equipamentos, a troca de conhecimento com os seus colegas de curso, além de uma orientação personalizada dos docentes que acompanharão você, ano após ano, em um percurso sob medida, em busca do desenvolvimento de suas aptidões no mundo da restauração.

O objetivo do bacharelado em Restauração em Como é a formação de profissionais especializados na conservação e na preservação do patrimônio artístico. Fornece as ferramentas necessárias para que você seja capaz de definir e realizar uma intervenção correta de restauro, que leve em conta tanto as peculiaridades das obras quanto as muitas variáveis das condições ambientais e do envelhecimento dos materiais. 
 

O bacharelado em Restauração, oferecido pela Accademia Galli em Como, é pensado para todos aqueles que amam a arte e desejam cuidar do patrimônio cultural. Se analisar obras e aprender a planejar intervenções é algo que te atrai e quer aprender como preservar o imenso patrimônio cultural e transmitir toda a sua riqueza às gerações futuras, então, este é o percurso certo para você.

Para entrar no curso de restauração da Accademia Galli, você terá que passar no teste de admissão, no qual você também escolherá seu PFP (Percurso de Formação Profissionalizante). Uma vez que você tenha conseguido entrar na Accademia, seguiremos você, passo a passo, durante todo o processo, te conduzindo gradualmente a alcançar a autonomia necessária para trabalhar com serenidade e confiança.

Por meio de uma abordagem baseada em projetos, que te acompanhará durante os cinco anos do curso de Restauração de Bens Culturais, você aprenderá uma metodologia transversal, que te fará entrar no mundo do trabalho com competências práticas e a capacidade realizar o projeto de intervenção. 
 

No decorrer de seus 40 anos, a Accademia Aldo Galli em Como ganhou reconhecimento e fama fazendo numerosas colaborações com instituições públicas e privadas, sendo estas últimas sempre disponíveis em estabelecer parcerias e iniciar projetos com a nossa escola.

A nossa região, rica em história e beleza, com suas residências históricas, fará você entrar em contato com a valorização e a preservação do patrimônio cultural desde o início do curso.  

Ao longo dos cinco anos, você terá a oportunidade de colaborar em numerosos projetos, como os estudantes das edições passadas, que contribuíram para a restauração de obras como a Galeria de quadros da Igreja Paroquial de San Lorenzo a Sacco em Valtellina, Sondrio a Igreja de San Miro em Pognana Lario na Província de Como; a Villa Carlotta em Tremezzo na Província de Como; a Igreja de San Giovanni em Torno na Província de Como; o Museu Bagatti Valsecchi em Milão; o Museu Maga em Gallarate; a Igreja Paroquial de Sant'Orsola em Como; o Oratório Sommariva em Tremezzo; o Cemitério Monumental em Milão; o Museu ADI em Milão; e outros.

O curso de Restauração na Academia Galli inclui o estudo de matérias teórico-práticas e uma série de atividades extremamente profissionalizantes. Ao final do curso, independentemente da especialização escolhida, ao passar no exame final, você será habilitado como Restaurador do Patrimônio Cultural, de acordo com a autorização presente no Decreto nº 146 de 1° de março de 2013.

Além disso, graças aos contatos da Academia com parceiros externos, você poderá se propor para trabalhar como Restaurador autônomo ou em empresas e organizações profissionais do setor, instituições do Ministério da Cultura responsáveis pela preservação do patrimônio cultural, tais como superintendências, museus, bibliotecas, arquivos e fundações. Instituições e institutos de pesquisa do setor público e privado. 
 

Programa de Estudos

primeiro ano

No primeiro ano, além de estudar os temas centrais comuns a ambas as especializações, você estudará em profundidade as matérias técnicas pertencentes à sua escolha no teste de admissão. 
 



segundo ano

Durante o segundo ano, você entrará mais especificamente nos temas para o desenvolvimento de competências profissionais que ajudarão você a enfrentar o processo de intervenção com confiança e começará a estudar as matérias relacionadas à prática de restauração.  
 



terceiro ano

Durante o terceiro ano, você começará a colocar em prática seus conhecimentos adquiridos participando de 
trabalhos de restauração em obras tuteladas pela Superintendência. Você poderá utilizar os equipamentos do nosso laboratório, além de aprofundar seus estudos nas matérias teórico-práticas relacionadas aos campos histórico-artístico e científico.
 



quarto ano

O quarto ano também é dedicado ao estudo das matérias mais práticas para desenvolver a profissão, incluindo Metodologias de Manuseio e Transporte de Obras de Arte, onde serão estudados os métodos mais adequados para o manuseio de obras de arte e, com a ajuda de um docente, você utilizará os equipamentos para o transporte das obras.
Em Museologia, partindo da análise histórica, você estudará como montar uma exposição ou evento em um museu, respeitando a preservação do patrimônio cultural. 
 



quinto ano

No último ano, você se dedicará ao seu trabalho de conclusão, no qual estarão presentes todos os aspectos metodológicos, histórico-artísticos e científicos da restauração.
A este respeito, o programa inclui 300 horas práticas dedicadas ao projeto, durante as quais você poderá realizar a restauração de um edifício registrado e estudar sua complexidade elaborando análises de diagnóstico, sob a constante supervisão do seu orientador.
 



Programa de estudos de base

DESENHO APLICADO À RESTAURAÇÃO
PATRIMÔNIO CULTURAL E AMBIENTAL
FOTOGRAFIA DE BENS CULTURAIS
QUÍMICA APLICADA À RESTAURAÇÃO
ELEMENTOS DE INFORMÁTICA
ELEMENTOS DE FÍSICA APLICADOS À RESTAURAÇÃO
HISTÓRIA DA ARTE ANTIGA
HISTÓRIA DA ARTE MEDIEVAL
TEORIA E HISTÓRIA DA RESTAURAÇÃO
LEGISLAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
DESENHO E PLANTAS DO PATRIMÔNIO CULTURAL
ELEMENTOS DE BIOLOGIA
TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS APLICADAS À RESTAURAÇÃO
HISTÓRIA DA ARTE MODERNA
TECNOLOGIAS DOS MATERIAIS DE RESTAURAÇÃO
MODELAGEM DIGITAL
ELEMENTOS DE QUÍMICA APLICADOS À RESTAURAÇÃO
HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
PROBELMÁTICAS DE CONSERVAÇÃO DA ARTE CONTEMPOR NEA
METODOLOGIAS PARA O MANUSEIO E TRANSPORTE DE OBRAS DE ARTE
 



Programa de estudos PFP 1

PFP1- Materiais pétreos e derivados. Superfícies decoradas da Arquitetura

TÉCNICAS DE TRABALHO COM O MÁRMORE E PEDRAS DURAS
TÉCNICAS DE MOLDE
CAD
RESTAURAÇÃO DE MURAIS
TÉCNICAS DE MOSAICO PARA A RESTAURAÇÃO
MINERALOGIA
RESTAURAÇÃO DO GESSO E ESTUCOS
RESTAURAÇÃO DE MATERIAIS PÉTREOS
HISTÓRIA DA ARQUITETURA
RESTAURO DE MOSAICOS E REVESTIMENTOS PÉTREOS
 



Programa de estudos PFP 2

PFP2 - Artefatos pintados em suporte de madeira e têxtil. Artefatos esculpidos em madeira. Móveis e estruturas de madeira. Artefatos em materiais sintéticos tratados, compostos e/ou pintados

RESTAURAÇÃO DE ARTEFATOS PINTADOS EM SUPORTE TÊXTIL
TÉCNICAS E MATERIAIS DA ARTE CONTEMPOR NEA
RESTAURAÇÃO DE ARTEFATOS PINTADOS EM SUPORTE DE MADEIRA
TÉCNICAS DE TRABALHO COM MADEIRA
TÉCNICAS DE TRABALHO COM TECIDOS
TÉCNICAS DE DOURAÇÃO PARA RESTAURO
TÉCNICAS DE EXECUÇÃO EM SUPORTE TÊXTIL E DE MADEIRA
RESTAURAÇÃO DE MATERIAIS COMPOSTOS, TRATADOS E/OU PINTADOS
RESTAURAÇÃO DE ARTEFATOS ESCULPIDOS EM MADEIRA
QUÍMICA INDUSTRIAL
RESTAURAÇÃO DE MÓVEIS
 

Faculdade

Elena Luzzani

Coordenador do curso

Federica Colombani

Coordenador do curso

Angelo Sesana

Clemente Tajana

Enrica Soroldoni

Alessandra Fasola

Alessandra Collina

Antonio Rava

Bruna Mariani

Milena Monti

Vanda Franceschetti

Diego Mattarelli

Francesca Tonini

Alice Hansen

Elena Astolfi

Giovanni Cuoghi

Fabio Fornasari

Paolo Filippo Galli