IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
PROJETO

Mulheres do Agronegócio

Mulheres do Agronegócio: A transformação no campo para o futuro

 

No dia 23.11.18, o IED-CRIED realizou a entrega de 03 Estudos de Caso para a o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, um evento que reunião mais de 1.500 mulheres de todas as áreas do setor vindas de todas as regiões do Brasil.

O desafio do projeto “Mulheres do Agronegócio – A transformação no campo para o futuro” foi, tendo como referência 03 trajetórias de mulheres que obtiveram sucesso em suas ações estratégicas inovadoras realizadas no campo, identificar e discutir oportunidades para alavancar a inserção de modelos de design innovation no setor do agronegócio, como vetor de desenvolvimento para o futuro criando o entendimento do que está por vir.
Em um cenário de mudanças e inovações constantes provocadas pelo surgimento da chamada Industria 4.0, onde o ritmo das transformações sociais, econômicas, climáticas e principalmente tecnológicas impactam diariamente a tomada de decisões nas empresas, o agronegócio vive o desafio de se reinventar, agregar novas tecnologias e processos que serão fundamentais para sua produção no futuro.
Vivemos uma realidade de conexão e compartilhamento imensas, com acesso a inúmeras referências tanto na esfera cultural quanto na produção. Nos últimos anos o agronegócio vem se consolidando como uma atividade industrial e sistêmica que demanda tecnologia para auxiliar o produtor na tomada de decisões estratégicas que maximizem sua produção. O processo de “digitalização” no campo iniciou-se confrontando a barreira de resistências culturais em relação ás mudanças existentes no setor.
Paralelamente a esse movimento de transformação, a atuação da mulher no agronegócio cresceu e impactou as gestões, com um olhar sensível as oportunidades elas iniciam um movimento de disrupção na adoção de sistemas inovadores que geram resultados efetivos e consistentes, essenciais para o desenvolvimento e o entendimento dos pecuaristas em relação as possibilidades para a inovação local.

 

CASE LILICA TELES DE MENEZES DE ALMEIDA

O DESIGN DO NELORE DO GOLIAS

De família tradicional de pecuaristas, Lilica acompanhou o pai desde pequena em todos os eventos e processos decisivos das suas fazendas.
Guiada por sua paixão pela criação de animais, dedicou-se a entender e conhecer mais sobre a inovação genética na pecuária.
Em 2000, ela e o marido, Fábio Almeida, deram início ao estudo do Nelore do Golias, resgatando a linhagem do genearca Golias, com o objetivo de aumentar a produtividade e qualidade da carne brasileira.

Veja o infográfico aqui

 

CASE SANDRA BONASPETTI GERHKE

O DESIGN DA CONVERSÃO ALIMENTAR

Especialista no segmento com mais de 30 anos de experiência na indústria de frangos e suínos, Sandra dedicou sua carreira à área de alimentação animal e pesquisa.
O maior desafio em sua trajetória foi a busca pela melhor eficiência da transformação da proteína vegetal em proteína animal, denominada conversão alimentar.
Dedicada e incansável na busca por resultados, hoje figura como uma das maiores especialistas do Brasil no setor, contando com parcerias com a indústria, universidades e com a competência de sua equipe experiente e dedicada.

Veja o infográfico aqui

 

CASE MARIZE PORTO

O DESIGN DA FAZENDA

Marize assumiu em 2006 a Fazenda Santa Brigída, na cidade de Ipameri (GO), quando a propriedade estava abandonada e em condições precárias.
Mesmo sem nenhuma experiência com o setor, nos últimos 11 anos reverteu o cenário da fazenda, transformando-a em referência no Brasil e no mundo, por meio da implementação do sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Veja o infográfico aqui


IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.