A cidade de Como, localizada entre os Alpes e o lago do mesmo nome, é reconhecida em todo o mundo por suas vilas históricas, por suas paisagens de tirar o fôlego e por ser o local de nascimento de Alessandro Volta.

Como também é uma cidade que preserva um passado cheio de cultura no qual a Academia Aldo Galli ainda se inspira, o berço do racionalismo Comasco, um movimento artístico-arquitetônico que se desenvolveu no início do século XX graças às figuras de Giuseppe Terragni, Manlio Rho, Ico Parisi e Mario Radice. Estas figuras emblemáticas e artistas visionários projetaram edifícios que ainda hoje podem ser visitados e apreciados por turistas e estudantes da Accademia. A Casa del Fascio, Villa Olmo, o Teatro Sociale, o Tempio Voltiano são apenas alguns dos monumentos históricos que caracterizam esta cidade, lugares onde a cultura artística encontra a beleza de uma paisagem lacustre que o mundo inteiro inveja.

A Accademia Aldo Galli está localizada no bairro de Como Borghi, a poucos passos da estação do mesmo nome que liga a cidade de Como a Milão. Os estudantes estudam em um edifício histórico, sede de um antigo convento, cheio de encanto, em meio às oficinas de restauração que abrigam obras do patrimônio artístico italiano e um jardim de estilo italiano. 

Como e a Accademia fazem parte de uma área famosa por seu grande distrito da seda: a qualidade da seda de Como e seu processamento são um sinal da excelência dos produtos made in Italy que fazem do savoir-faire italiano um dos melhores do mundo. A importância da seda para a cidade é testemunhada pela presença de numerosas empresas têxteis, do evocativo Museu da Seda e dos arquivos que preservam um patrimônio de estampas e desenhos de tecido de valor inestimável. Com estas indústrias, Como se posiciona no setor do alto artesanato entre dois distritos: o distrito de Cantù de madeira para móveis e o distrito da seda. Por último, mas não menos importante, sua proximidade com a vizinha Suíça faz de Como uma cidade internacionalmente frequentada. Neste território à medida do homem, mas com grandes oportunidades internacionais, os estudantes da Accademia Galli podem estudar e viver sentindo-se em casa e, ao mesmo tempo, cidadãos do mundo. 

O IED é feito de pessoas

Nicoletta Castellaneta

Diretor da Academia Aldo Galli de Belas Artes

Letizia Salerno

Coordenadora acadêmica

Elena Luzzani

Federica Colombani

A serviço do estudante

Serviços, facilidades, balcões personalizados e equipes dedicadas: viver bem para treinar melhor.

O IED se preocupa com o bem-estar geral de seus alunos e, com isto em mente, nos últimos anos, ativou serviços de apoio didático e extra-educativo para ajudar a tornar a experiência de estudo integrada, participativa e consciente.

Access the services offered by Aldo Galli Academy

 

In addition, The Aldo Galli Academy supports you in finding well-connected accommodation with the location of your course of study.

Access the page dedicated to Accomodation services

Descubra os serviços à sua disposição para entrar em contato e saber mais sobre o IED, orientá-lo através do processo de admissão e os passos importantes que você precisa dar para iniciar com sucesso sua jornada no IED

Acesse a página de serviços para estudantes

Onde estamos

Accademia di Belle Arti Aldo Galli

Via Petrarca, 9 22100 Como

Como chegar até nós

Arriving by train:

Como has three train stations: Como Lago StationComo Borghi Station, and Como San Giovanni Station.

The Accademia is situated only 4 minutes walk from Como Borghi train station, and 7 minutes by bus C40 and C43 ( stop Via Dottesio 8/10 ) from Como Lago Station

Bus stops nearby: C40, C43, C45, C46, C47, C49.

Todos os anos com

Miniartextil 

Uma exposição anual de arte contemporânea, capaz de propor a melhor produção artística internacional no âmbito da Arte Têxtil ou Fiber Art, o setor da arte contemporânea que retoma antigas noções têxteis, revolucionando, no entanto, padrões e materiais.

Nascida em Como em 1991, MINIARTEXTIL tem, ao longo dos anos, sido capaz de crescer além das fronteiras nacionais e tornar-se protagonista em várias cidades italianas e estrangeiras.

Há mais de dez anos, a exposição é realizada na França em Montrouge-Paris, em Veneza, e está expandindo seus horizontes para a Espanha, a Alemanha e os Estados Unidos.

 

Lake Como Design Festival  

Um evento anual dedicado ao design, à descoberta de lugares históricos, às vezes inéditos ou esquecidos, com o objetivo de promover e compartilhar o patrimônio artístico e cultural da região, criando um diálogo original entre história, arquitetura e design. Um compromisso difuso que ocorre todos os anos em setembro para uma experiência inclusiva única.

 

Festival della Luce 

O Festival é organizado como parte e em conjunto com o Dia Internacional da Luz, que é celebrado todos os anos no mundo em maio pela UNESCO. O Festival della Luce está ligado à tradição científica de Como, o berço de Alessandro Volta que, com a invenção da pilha, abriu caminho não só para as inúmeras aplicações da eletricidade, mas para todo o mundo moderno como um complexo de tecnologias e conhecimentos que vão desde a energia, comunicação e automação até a tecnologia da informação e suas ilimitadas aplicações.

Orticolario 

Evento cultural dedicado a quem vive a natureza como estilo de vida. O cenário do evento é o parque botânico da Villa Erba em Cernobbio (CO), uma mansão do século XIX com vista para as margens do Lago Como,residência de verão infantil do diretor de cinema Luchino Visconti.

Uma característica distintiva do evento é a proposta de jardins temáticos e instalações artísticas inspiradas no tema, que muda a cada ano. O evento, que em 2019 atingiu o limiar de 30.000 visitantes, é enriquecido por uma ampla gama de plantas raras, incomuns e colecionáveis, artesanato artístico e design. 

 

Parolario 

Evento cultural dedicado a livros, leitura e cultura no sentido mais amplo, que consiste em encontros com escritores, filósofos, poetas, conferências, debates, música, passeios, exposições, espetáculos e cinema. Desde 2001, Parolario tem permitido que seu público, que cresce cada vez mais, entre em contato com personalidades do mundo da literatura, cultura e entretenimento graças a encontros gratuitos abertos a todos.