Ficar nervoso só de pensar no vestibular para Design é algo que acontece na vida de muitos estudantes. Ou seja, você não está sozinho!

Mas a tensão não é apenas por causa da prova, não é?

Esse momento de escolher uma profissão e fazer o vestibular é realmente decisivo. Afinal, essa escolha é que vai guiar os seus próximos passos!

E a gente está aqui para ajudar você a passar por esse período com tranquilidade e confiança.

Vamos apresentar a seguir os motivos para você se preparar e as melhores dicas para tirar a prova de letra!

Vai fazer vestibular para Design? Veja por que você deve se preparar!

1. √Č um momento importante na sua vida que precisa ser levado a s√©rio

Diferentemente das provas da escola, o resultado do vestibular para Design é determinante.

Caso você precise de uma segunda chance, vai ter que esperar um ano ou pelo menos um semestre para fazer a prova de novo. E o futuro não pode esperar!

Por isso, vale a pena se esforçar bastante ao longo do ano para começar logo a faculdade dos seus sonhos.

2. As provas de vestibular cobram assuntos de todas as matérias

Tudo o que foi aprendido durante o Ensino Médio pode cair no vestibular. Sendo assim, estudar apenas os assuntos que você gosta não é uma boa ideia.

Sim, a gente sabe que √© um volume grande de conte√ļdo. Mas voc√™ d√° conta! Basta se organizar direitinho para revisar aos poucos todas as disciplinas.

3. Uma boa nota na prova garante seu lugar na faculdade

Parece óbvio, já que começar um curso de graduação é o objetivo de quem presta vestibular. Por isso, não custa nada lembrar disso aqui.

Para conseguir uma vaga em qualquer faculdade, você precisa fazer a prova e tirar uma nota mínima.

Dependendo da instituição, a pontuação necessária para passar está relacionada à concorrência no curso em cada ano.

4. As melhores escolas de Design valorizam estudantes dedicados

Isso vale para todas as áreas e, portanto, também se aplica ao Design. Quem se destaca na prova de vestibular pode conseguir benefícios logo de cara, sabia?

Algumas faculdades oferecem, por exemplo, bolsas de estudo e descontos na mensalidade para os melhores colocados.

5. Talvez você tenha que fazer uma prova de habilidades específicas

Além da prova normal e da redação, é comum que o vestibular para Design tenha também uma prova de habilidades específicas.

Na maioria das vezes, os candidatos precisam fazer um desenho com base na proposta da quest√£o. Isso tudo para mostrar que tem os conhecimentos b√°sicos necess√°rios.

Confira as nossas dicas e arrase no vestibular para Design!

Leia o edital da prova

Alguns meses antes, as institui√ß√Ķes de ensino publicam em seus sites os editais do vestibular. √Č um documento que:

• diz quais conte√ļdos s√£o cobrados por disciplina;
  • lista as obras liter√°rias que os candidatos devem ler;
  • mostra o cronograma de atividades previstas;
  • explica como s√£o feitas as corre√ß√Ķes e sele√ß√£o.

√Č importante ler as informa√ß√Ķes com cuidado, pois cada vestibular tem suas particularidades. E conhecer todas elas ajuda voc√™ a se preparar melhor.

Monte um cronograma de estudos

Planejar os estudos é fundamental para você conseguir revisar todas as matérias sem se enrolar pelo caminho.

A melhor forma de se organizar é por meio de um cronograma.

Primeiro, você precisa definir quais dias da semana e horários vão ser dedicados aos estudos. Então, dá para fazer um planejamento para cada disciplina.

Mas seja realista na hora de montar o cronograma, viu? Evite definir metas que você receia não conseguir atingir no tempo que tem disponível.

Arrume um cantinho para estudar

Ter um ambiente adequado para o estudo ajuda no processo de aprendizado. Sendo assim, estudar na cama ou no sof√° est√° longe de ser uma boa ideia.

Para se concentrar melhor, vale a pena montar um espa√ßo tranquilo, bem iluminado e livre de distra√ß√Ķes.

Portanto, se for poss√≠vel, arrume um cantinho da casa para voc√™ estudar. De prefer√™ncia, escolha um lugar onde voc√™ ficar√° sem interrup√ß√Ķes.

Não desista das matérias complicadas

Sabe aquela disciplina que você detestava na escola por achar difícil? Então, nada de deixá-la de lado ao se preparar para o vestibular.

Tente entender quais são as suas maiores dificuldades. Se achar que precisa, peça ajuda de um colega ou professor.

Uma sugestão é intercalar as matérias difíceis com as que são mais fáceis. Assim, você mantém a motivação!

Faça as provas dos anos anteriores

As institui√ß√Ķes costumam disponibilizar online suas provas de vestibular mais recentes. Portanto, √© s√≥ entrar no site para ter acesso a elas e aos gabaritos.

Faça os exercícios da prova como se estivesse fazendo um simulado. Além de testar os seus conhecimentos, você aprende a administrar o tempo, o que é muito importante no dia da prova.

Pratique a redação

A redação também faz parte do vestibular. E costuma ser temida por muitos estudantes.

Como quase tudo na vida, escrever um texto é questão de prática.

Sendo assim, pegue os temas dos outros anos ou escolha um assunto da atualidade para praticar sua escrita.

Treine as habilidades de desenho

Apesar de ser uma informa√ß√£o que faz parte do edital, d√™ uma olhada nas quest√Ķes dos anos anteriores para entender o que o vestibular cobra dos futuros designers.

Então, você precisa colocar a mão na massa. Pratique suas habilidades de desenho sempre que for possível, pois só assim é possível aprimorá-las.

Se precisar de uma ajuda extra, saiba que existem cursos específicos de desenho para vestibular, além de videoaulas disponíveis na internet.

Bora fazer o vestibular para Design!

Agora você já sabe por que e como se preparar para essa prova tão importante. E pode ter certeza de que as dicas apresentadas aqui vão ajudar você.

Escolha uma boa escola de Design e corra atr√°s dos seus sonhos!

Já pensou em estudar na instituição que é referência na área? Conheça o IED e faça a sua inscrição no vestibular para Design!