Conhecer as principais tendências de Design é uma das melhores formas de se manter atualizado. Afinal, ninguém quer ser visto como aquele que sugere ideias ultrapassadas, não é mesmo?

Portanto, é importante você ficar ligado nos movimentos da área desde já e fazer disso um hábito.

Isso porque o Design está o tempo inteiro passando por mudanças, evoluindo e se transformando. Assim, novas tendências estão sempre brotando por aí, alinhadas a ideias que fazem sentido para o mundo de hoje e também para os próximos anos.

Bora conferir quais são elas!

5 tendências de Design para colocar no seu radar daqui para frente

Para ajudar você a ficar em dia com o que está rolando no universo profissional, a gente selecionou tendências que estão ligadas aos diversos segmentos do Design.

Ou seja, não importa se você pretende atuar em Design de Moda, Design Gráfico ou Design de Produto e Serviço. Essas tendências com certeza vão contribuir com o seu trabalho!

1. Valorização de designers com conhecimentos multidisciplinares

Nenhum designer cria uma solução sozinho. Ele precisa da ajuda de profissionais de outras áreas para elaborar produtos, serviços e experiências impactantes.

Na hora de solucionar um problema na área da saúde, por exemplo, a participação de pessoas que trabalham nesse mercado é fundamental.

Mas, ao mesmo tempo, os designers precisam ficar ligados na urgência de investir em novos conhecimentos para não perder espaço para outros profissionais.

Isso porque hoje já existe uma certa competição na resolução de problemas. Algumas universidades já estão explorando a inteligência criativa do Design na formação de profissionais de outras áreas.

Se o futuro do Design é multidisciplinar, você precisa se preparar. Afinal, garantir seu lugar no mercado de trabalho é um dos objetivos, certo?

2. Uso de paleta de cores suaves em projetos diversos

Depois de um longo período usando bastante as cores fortes, o Design parece ter se encontrado nas cores suaves. Isso nada mais é do que um reflexo da busca das pessoas por visuais mais discretos.

Afinal, nos últimos tempos, o que não faltou foram mensagens confusas, cheias de negatividade e pouco confiáveis.

É por isso que as cores suaves estão chegando com tudo!

Além de transmitir uma sensação de segurança, essas tonalidades são associadas ao natural. E elas nada mais são do que cores vivas misturadas ao branco, preto ou uma cor complementar.

3. Preferência por materiais sustentáveis

Não importa em que lugar você esteja: a preocupação com o meio ambiente e com o futuro do planeta deve ser uma prioridade.

Afinal, o mundo está passando por um processo de conscientização diante dos problemas ambientais que têm se tornado cada vez maiores.

Com isso, os designers passaram a buscar alternativas de materiais sustentáveis para os seus produtos. Ou seja, que causem menos impactos sociais e ambientais.

No mundo da moda, por exemplo, o upclying é uma forte tendência. Nada mais é do que a reutilização de materiais na confecção de novas peças.  

4. Predomínio de formas geométricas

As formas fluidas estão perdendo lugar para as formas geométricas. E fique sabendo que existe uma explicação para isso.

Por serem mais precisas, as formas geométricas ajudam a criar um contraste interessante com as cores suaves, que também fazem parte das tendências do Design. A gente vê isso acontecer por meio do uso de:

  • linhas horizontais e verticais;
  • retângulos;
  • quadrados;
  • triângulos;
  • círculos.

Além disso, os padrões geométricos podem ser usados para dar mais profundidade e adicionar textura aos diversos materiais, criando um visual atraente.

5. Priorização do bem-estar

O estilo de vida corrido, pouco saudável e nada voltado para o autocuidado faz com que muita gente tenha que lidar com problemas de saúde físicos e emocionais.

Em vez de apenas remediar, as pessoas se deram conta de que os cuidados voltados para o bem-estar podem oferecer a solução que elas precisam.

Com isso, tendem a procurar conforto nas roupas, nos ambientes da casa e nos produtos que consomem.

Como os diferentes contextos influenciam o surgimento das tendências de Design?

Você deve ter percebido que as tendências sempre acompanham o que acontece no mundo. Isso porque elas surgem para atender às demandas de cada contexto.

Se a gente for pensar na situação mundial diante da pandemia, fica muito fácil enxergar os impactos no Design, seja qual for a área.

Logo no começo, designers de todos os cantos do planeta começaram a desenvolver soluções para a falta de equipamentos de proteção individual. Naquele momento, o mundo estava numa corrida intensa para lutar contra o coronavírus.

Tanto é que não faltam exemplos de profissionais que criaram escudos faciais de plástico, tecidos antivirais, novas formas de fabricar respiradores, entre outras soluções.

Como em qualquer contexto desafiador, o Design parece ter sido obrigado a se reinventar e imaginar soluções individuais e coletivas com mais agilidade.

Agora, pensando no período pós-pandemia, o mundo parece caminhar em direção ao conforto emocional. Depois de enfrentar tempos tão tenebrosos, as pessoas devem valorizar o que faz elas se sentirem conectadas consigo mesmas.

Isso quer dizer que os produtos, daqui para frente, tendem a ser feitos a partir de recursos naturais, priorizando os saberes locais e a preservação da vida.

Foi o que as tendências de Design mostraram para gente, não é?

Por isso, quando chegar a sua vez de contribuir, você vai ter que se preocupar em criar serviços e produtos duráveis, pois a qualidade é o que conta. Ainda, as soluções precisam impactar positivamente as experiências das pessoas e estar alinhadas aos seus valores.

Acompanhe a área de perto e entre no mercado de trabalho preparado!

Os profissionais que estão ligados nas novidades da área conseguem se destacar no mercado de trabalho. Afinal, os melhores designers são os antenados, preocupados com as pessoas e o futuro do mundo.

Sendo assim, acompanhe de perto as tendências do Design. Pode ter certeza de que esses conhecimentos vão ajudar você a ter ideias inovadoras e arrasar na carreira.

Tem vontade de trabalhar com Design Gráfico? Confira o infográfico especial que reúne as tendências que estão com tudo na área!