Sabia que o papel do designer vai muito além de criar materiais gráficos, interfaces e novos produtos?

Mais do que isso, esse profissional contribui diretamente com o desenvolvimento das empresas e da sociedade como um todo. 

Em períodos de crise, por exemplo, o Design ajuda a encontrar saídas para os problemas mais cabulosos.

Bora saber mais sobre a importância do designer? Então continue lendo!

Qual é o papel do designer na sociedade e nas organizações?

Ainda hoje as pessoas acham que o Design só serve para promover marcas. Entretanto, o papel do designer é bem mais complexo do que parece.

Para entender melhor como o trabalho desse profissional impacta o mundo em que vivemos, a gente precisa olhar para as organizações e para o contexto social.

Agir em atividades estratégicas e inovadoras para impulsionar os negócios

Cada vez mais organizações de diferentes setores têm se dado conta do quanto o Design pode fazer por elas. Inclusive, você já deve ter ouvido falar que a contratação de profissionais criativos nem sempre foi valorizada como agora.

Porém, as empresas estão percebendo que os designers são capazes de trazer ótimos retornos para os negócios.

Isso porque eles são preparados para inventar soluções para os problemas. Por meio dos seus conhecimentos, fazem muito mais do que criar diferenciais para produtos e serviços.

Também é papel do designer melhorar os processos internos e a experiência dos clientes, além de promover a inovação.

E aquelas organizações que não se preocupam em aumentar sua produtividade, cuidar dos clientes e inovar correm o risco de serem deixadas para trás.

Ter o poder de causar mudanças reais no mundo em que vivemos

Já parou para pensar em quantas coisas os designers fazem? E no quanto o trabalho deles ajuda a melhorar a vida da gente?

As invenções do Design são baseadas nas necessidades de pessoas reais. Nenhum produto ou serviço é criado sem levá-las em conta.

Há, ainda, aqueles profissionais que não pensam em desenvolver soluções apenas para facilitar nossa vida. Eles sabem que podem fazer muito mais!

Por meio de ideias inovadoras, conseguem produzir mudanças de comportamento importantes para o avanço das sociedades.

Descubra como os designers ajudam o mundo a enfrentar os períodos de crise

A gente já falou aqui que os projetos de Design nascem a partir de problemas, necessidades e contextos desafiadores.

Usando essa lógica, uma crise teria o poder de dar um impulso extra para a criatividade, concorda?

Não é à toa que muitas ideias de sucesso surgem nos momentos mais críticos da história. Esse foi o caso, por exemplo, da Nutella, da Fanta, da Uber e do Airbnb.

Isso porque as dificuldades, carências, falta de materiais e outras questões do tipo alimentam o processo criativo dos designers. Dessa forma, eles podem ajudar o mundo a superar problemas:

  • socioculturais;
  • econômicos;
  • políticos;
  • relacionados ao meio ambiente.

Por estarem acostumados a lidar com situações críticas, sabem que sempre existe um jeito de melhorar, mesmo em tempos de crise. 

E os bons profissionais jamais desistem!

Pensando, repensando e olhando de novas formas para o mesmo problema, os designers entregam projetos que oferecem caminhos alternativos e soluções inovadoras.

papel do designer crise

Qual a relação entre o papel do designer e a superação dos desafios dos nossos tempos?

Agora você já sabe que a criatividade e a inovação são ferramentas usadas pelo mercado de Design para enfrentar as crises, certo?

Mas saiba que é possível olhar para esses cenários de forma mais complexa. É isso o que vamos fazer a seguir!

Empatia para entender as necessidades das pessoas

Dificilmente alguém que não sabe se colocar no lugar dos outros se dá bem na carreira no Design.

Podem até existir situações em que o profissional é o usuário da sua própria criação. Mas, no geral, as soluções são desenvolvidas para o outro.

Isso quer dizer que a melhor opção não é, necessariamente, a mais rápida ou a mais econômica. A solução ideal é aquela que oferece o que o público precisa naquele momento.

Consciência sobre a realidade social

Para superar os desafios de hoje, os profissionais precisam conhecer muito bem a realidade de onde estão. Por isso, vale a pena entender um pouco de tudo.

Imagine que você é um designer e trabalha na área de tecnologia. O fato de você desenvolver sites e aplicativos não elimina a necessidade de se preocupar com:

  • o acesso da população à internet e aos dispositivos eletrônicos;
  • o consumo de energia dos aparelhos usados para acessar os produtos;
  • a influência das soluções na saúde das pessoas;
  • entre outras questões.

Afinal, os contextos econômicos, sociais, culturais, políticos e ambientais estão todos conectados. E os melhores designers entendem o dever de levar esses aspectos em conta.

Colaboração com outras áreas

O Design, por natureza, é um campo interdisciplinar. Mistura conhecimentos das áreas de marketing, comunicação, gestão, ciências sociais, tecnologia, entre tantas outras.

Mas também é possível conversar com outros setores. Essa troca facilita o desenvolvimento de soluções inovadoras de verdade.

Por meio da colaboração com outros profissionais, os designers podem impactar um número enorme de pessoas.

É o que os períodos de crise mais precisam, não é mesmo? Gente qualificada se ajudando, com o propósito de melhorar a vida da população.

Criação de soluções duradouras

Os momentos difíceis não estimulam os designers a criarem apenas soluções urgentes. As novas ideias também podem ser duradouras, sabia?

Embora o mundo tenha pressa para se adaptar a situações inesperadas e enfrentar períodos complicados, o senso de urgência faz os profissionais irem além.

Assim, provocam mudanças significativas. E, em outros momentos, o mesmo problema talvez não seria uma prioridade.

Porém, quanto a coisa aperta, a inovação chega com tudo para resolver as questões que ninguém tinha coragem de lidar.

Pronto para mudar o mundo?

Se você já estava atraído pela profissão, conhecer melhor o papel do designer deve ter aumentado a sua vontade de entrar para esse universo.

Mas fique sabendo que talento e dedicação não são suficientes para fazer a diferença no mundo. Você vai precisar encontrar os caminhos certos!

Quer saber quais são eles? Confira agora o passo a passo para se tornar um designer de sucesso!