A paleta de cores é um dos principais instrumentos utilizados pelos designers em seu dia a dia de trabalho. Afinal, são as combinações de tonalidades que permitem a criação de projetos exclusivos e criativos.

Grande parte do sucesso dos projetos gráficos, por exemplo, vem da escolha correta e harmonizada dos tons escolhidos, bem como a aplicação de técnicas como a psicologia das cores.

Dessa maneira, é interessante que os designers conheçam bem as paletas para que possam desenvolver estrategicamente os projetos de identidade visual de empresas, ilustrações, peças publicitárias, decoração de ambientes etc.

Quer conhecer as principais paletas de cores que os designers devem usar? Então, é só continuar lendo este artigo. Vamos apresentar as principais delas!

Paleta de cores: entenda o que é e a relevância que tem para o Design

A paleta é definida como um conjunto de cores pré-selecionadas que são usadas harmonicamente para que se possa criar uma sensação de identidade visual.

Assim sendo, as paletas são muito usadas por designers dos mais variados tipos. Os profissionais gráficos usam as combinações de cores para os seus projetos de materiais impressos ou digitais.

Já os designers de Moda podem apostar nas combinações das paletas de cores para compor looks ou escolher maquiagens que combinam com as roupas, por exemplo.

Quem trabalha com Design de ambientes e Arquitetura também pode usar as escalas de cores para escolher os móveis e peças decorativas de um espaço, por exemplo.

Conheça os 5 principais tipos de paleta de cores que os designers usam

Agora que você já sabe mais sobre a paleta de cores, está pronto para conhecer as que mais são usadas pelos designers. Confira, a seguir, uma lista com as mais conhecidas!

1. Pantone

Não podemos falar em paleta de cores sem citar a Pantone, que é a mais famosa e usada de todas.

A Pantone surgiu em 1963, criada pelo empresário Lawrence Herbert, que desenvolveu um sistema de codificação das tonalidades.

Sendo a escala de cores mais usada em todo mundo, a Pantone está muito presente no dia a dia dos designers. Muitos profissionais costumam comprar o catálogo impresso, para poder carregar sempre consigo e usar para compor os seus projetos.

A Pantone também é famosa por divulgar as cores do ano. Em 2021, por exemplo, as tonalidades escolhidas foram o Ultimate Gray e o Illuminating.

Geralmente, as cores do ano da Pantone servem como referência e tendência para a Moda, a Arquitetura, o Design e até mesmo da cultura pop.


2. Coolors

O Coolors é um site que serve para que os designers possam criar paletas de cores, de forma moderna e harmônica.

Por meio da barra de espaço do teclado, o usuário do site pode fazer combinações de cores. Assim, quando se gosta de uma tonalidade, basta “travar” a tela e gerar combinações a partir dela.

Com o Coolors, você poderá desenvolver a sua própria escala de cores. Assim, pode fazer combinações estratégicas para usar em seus projetos de Design.

3. Adobe Color

A Adobe tem um site que pode ser usado pelos designers para desenvolver paletas de cores. Estamos falando do Adobe Color, que também já foi chamado de Adobe Kuler.

O site permite que os profissionais criem paletas de cores por meio de uma tela, que pode ser ajustada de acordo com a necessidade.

Dessa maneira, o designer pode desenvolver paletas com tríades, cores complementares ou monocromáticas. Além disso, é possível explorar temas que foram criados por outros usuários.

Uma das melhores características do Adobe Color é que ele permite que as escalas criadas sejam integradas com os softwares Adobe. Ou seja, você poderá usar as paletas que criar no Illustrator, no Photoshop, entre outros programas desenvolvidos pela companhia.

4. Color Hunt

Se você quiser escolher paletas já criadas, uma opção interessante é o Color Hunt. O site conta com diversas combinações e o designer pode escolher aquela que julgar mais interessante para cada projeto.

São realmente muitas opções disponíveis. Porém, caso você não encontre aquilo que está procurando, pode usar uma ferramenta disponibilizada para desenvolver a sua própria paleta.

Uma boa funcionalidade do Color Hunt é a opção de salvar as paletas de cores desejadas. Isso possibilita que você possa fazer login na sua conta e acessar novamente as combinações desejadas, no local em que estiver.

5. Material Design Colors

Para os designers que trabalham com desenvolvimento web, criando sites e páginas para a internet, uma das melhores ferramentas de paleta de cores é o Material Design Colors. A paleta de cores desse site oferece combinações que dominam as interfaces de sistemas web e mobile. 

De tal maneira, o designer pode escolher sem medo as tonalidades de suas criações, sem que as cores mudem muito, conforme as configurações de cada computador. 

Quando o assunto é paleta de cores, existem diversas opções para os designers se inspirarem e melhorarem o seu trabalho. O nosso desejo é que este conteúdo tenha sido útil para você que trabalha ou deseja trabalhar com Design.

Para continuar se aprimorando, baixe o nosso material com o passo a passo para ser um designer de sucesso.