Ficar por dentro de como anda o mercado de Design é algo que todo futuro profissional deveria fazer.

Afinal, nada melhor do que saber o que esperar e se preparar do jeito certo para ter a tão sonhada carreira de sucesso, concorda?

Por isso, o post de hoje vai mostrar a você:

  • dados sobre o mercado de Design;
  • melhores oportunidades de trabalho;
  • e como se destacar profissionalmente.

Bora conferir!

Mercado de Design: redesenhando o futuro e impulsionando a transformação

Já faz um bom tempo que o mercado de Design tem cumprido um papel importante no desenvolvimento social e econômico de países do mundo inteiro.

No Brasil, essa importância foi reconhecida pelo governo em 1995, com a criação do Programa Brasileiro do Design. Foi uma iniciativa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços para impulsionar o setor.

Mas por que o mundo tem dado tanta atenção à área?

Quem não tem familiaridade com o Design talvez pense que os profissionais desenham apenas embalagens, logotipos e móveis.

Porém, é muito mais do isso!

Na verdade, a área está redesenhando o futuro por meio de inovações nos mais diversos tipos de produtos e serviços possíveis.

Isso porque, mais do que uma prática profissional, o Design se tornou uma perspectiva, um modo de ver o mundo, uma nova abordagem.

A partir desse olhar, os profissionais conseguem provocar transformações capazes de atender às necessidades do nosso tempo.

Veja alguns dos dados mais relevantes sobre o mercado de Design

Levando em conta tanto o número de empresas quanto de profissionais, o Design é o terceiro maior setor da economia criativa no Brasil.

De acordo com a pesquisa “Diagnóstico do Design Brasileiro”, feita em parceria pelo então Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o país possui mais de 680 escritórios formais de Design.

Essas empresas atendem os segmentos de:

Porém, a gente precisa fazer um alerta aqui sobre a questão da informalidade neste mercado. Esse fator faz com que muitos negócios e trabalhadores não apareçam nessas contas.

De qualquer forma, a capacidade do Design no Brasil ainda parece não ser suficiente para a sua dimensão. Ainda existe um grande potencial competitivo para ser explorado pelas próximas gerações de profissionais.

A falta de mão de obra qualificada é um dos maiores desafios

Mesmo as pesquisas não incluindo os designers que trabalham como freelancers, o mercado de Design é uma das áreas que mais empregam.

Além disso, está sempre de portas abertas para profissionais inovadores, criativos e qualificados.

Diferentemente de outras profissões mais técnicas, os designers não podem ser substituídos pelas máquinas. Isso porque o trabalho deles depende de habilidades criativas.

E, por enquanto, só as pessoas são capazes de gerar novas ideias. Essa é exatamente a função do designer!

Mas, mesmo com uma demanda alta, o mercado não consegue encontrar profissionais qualificados para ocupar as vagas de emprego.

Afinal, não se trata apenas sobre saber desenhar. Os designers precisam ter conhecimentos específicos para atender às demandas do século XXI.

Confira onde estão as melhores oportunidades do mercado de Design

Se você pensa em se tornar um designer, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre algumas das possibilidades de atuação. Você pode trabalha com:

  • interfaces de sites e aplicativos;
  • games;
  • moda;
  • modelagem de ambientes;
  • móveis;
  • máquinas e embalagens;
  • produtos gráficos;
  • entre outros.

A escolha da área de atuação vai depender dos seus interesses. Mas saiba que é possível se dar bem em todas elas, desde que você se prepare do jeito certo.

Por que apostar em UX Design é uma boa pedida?

UX é a abreviação de User Experience, que significa experiência do usuário, em português. É uma das especialidades mais valorizadas e que deve crescer cada vez mais no mundo inteiro.

Como o próprio nome diz, ela se preocupa com a experiência do usuário ao desenvolver produtos e serviços. Em diversos setores, essa tem sido a melhor saída para as empresas que querem se destacar.

Afinal, não basta só criar novos modelos de negócio para sair na frente da concorrência. Acima de tudo, as empresas devem repensar a experiência que elas oferecem para os seus consumidores.

Mais do que uma solução para um problema, é importante que as pessoas consigam usá-la sem dificuldade e de forma intuitiva. 

Quem pensa nesses detalhes é o UX designer.

Tanto é que o UX Design foi apontado por uma pesquisa do LinkedIn como uma das habilidades mais valorizadas pelo mercado de trabalho.

Portanto, se você deseja ter uma carreira promissora, vale a pena pensar em se especializar nisso. A demanda por esses profissionais só tende a crescer.

Para os designers, o céu é o limite

Uma das vantagens de trabalhar no mercado de Design é que você pode trabalhar de qualquer lugar, seja como colaborador de uma empresa ou autônomo.

Isso permite que os designers consigam trabalhos em diversos lugares do planeta, não apenas no Brasil. Se você que trabalhar no exterior, fique sabendo que a profissão pode tornar esse sonho possível.

Há ainda aqueles que têm o objetivo de ter o próprio negócio. E a boa notícia é que não faltam opções de empreendimentos digitais ligados ao Design.

Quer se destacar na profissão? Então escolha o caminho certo para chegar lá!

Conforme a área se desenvolve, a formação dos designers passa a ser ainda mais importante.

Afinal, o grau de exigência do mercado aumenta.

Por isso, não deixe de fazer um curso de graduação em uma escola de Design de qualidade.

Na hora de escolher onde estudar, você precisa se lembrar que se trata do seu futuro. Sendo assim, busque uma instituição de ensino que seja referência no mercado de Design, como o Istituto Europeo di Design (IED).

No IED, você aprende com os profissionais mais experientes e renomados do país. Além disso, ganha as habilidades necessárias para atender as demandas do mercado que comentamos aqui no post.

Principalmente, o IED proporciona experiências únicas por ser uma rede internacional de alta formação em Design. Ou seja, é o melhor caminho para quem deseja se destacar na profissão e trabalhar onde quiser!

Quer saber quais são as características que fazem a diferença na área? Então faça o download do material para descobrir como ser um designer de sucesso!