Você é do tipo que pensa que só pode fazer uma faculdade de Design quem sabe desenhar bem? Se essa resposta for positiva, saiba que está errado! É claro que as pessoas com habilidades para fazer desenhos se dão melhor em algumas disciplinas do curso, mas isso não é um pré-requisito para ser um designer de sucesso.

Ser designer está relacionado a ter uma abordagem criativa para solucionar problemas ou apresentar novos recursos, sejam eles visuais ou não. É aquela história do design thinking, que você já deve ter ouvido falar, sabe?

Atualmente, é possível fazer uma faculdade de Design no IED para atuar como designer de serviços, por exemplo.

Como costumamos dizer no IED, Design não é mais departamento, e sim comportamento!

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo para saber mais sobre a faculdade de Design e os motivos que você tem para fazer esse curso no IED.

Conheça as diferentes áreas de atuação para um profissional do Design

São inúmeras as áreas de atuação para um profissional do Design. Para cada uma delas, é importante buscar conhecimentos específicos.

A seguir, falaremos brevemente sobre as principais vertentes para quem deseja seguir uma carreira de designer. Veja!

Design Gráfico e Digital

O profissional formado em Design Gráfico e Digital é aquele que atua em projetos de comunicação visual nas empresas. Dessa forma, pode atuar desenvolvendo logotipos, planejamento e criando anúncios impressos e para redes sociais, propagandas para mídias digitais e televisão etc.

Geralmente, o Design Gráfico e Digital atua em escritórios especializados, agências de publicidade e propaganda, editoras de livros, produtoras de vídeo, entre outras empresas do ramo.

Design de Moda

O designer de moda trabalha na criação, desenho, desenvolvimento e administração de processos na área da moda. Ou seja, ele pensa desde o estilos das roupas, até a forma como elas serão usadas nas passarelas e nas ruas, por modelos e pessoas comuns.

Em muitos casos, além de realizar a montagem das peças e coleções, o designer de moda também atua em parceria com outros profissionais para desenvolver os eventos e o marketing de divulgação das roupas de suas linhas.

Design de Produto e Serviço

Uma vertente que está bastante em alta é a do Design de Produto e Serviço. O profissional formado nessa área atua na concepção estética, escolha de materiais, ergonomia, praticidade, beleza, entre outros tópicos no desenvolvimento de produtos.

Aqui, quando falamos em produto, estamos falando sobre qualquer coisa! O profissional pode se especializar em projetar móveis, eletrodomésticos, sapatos, joias, brinquedos ou qualquer outro item.

Também é possível trabalhar na área do Design de serviços. Nesse segmento, o profissional atua com foco no desenvolvimento de um melhor atendimento para os clientes de uma empresa.

Para isso, todos os serviços prestados são monitorados e as experiências analisadas, para que sejam indicados pontos de melhoria.

A importância da faculdade de Design para se dar bem nessa área

O curso de graduação é muito importante para quem deseja se dar bem na área do Design, independentemente do caminho que se pensa em guiar.

É na faculdade de Design que se aprende as noções básicas que norteiam a profissão. Os cursos também estimulam a pesquisa e colocam o aluno em contato com professores renomados.

A convivência com colegas também proporciona novas amizades, parcerias profissionais e um networking para a vida toda.

5 motivos para você fazer uma faculdade de Design no IED

Se você pensa em fazer uma faculdade de Design, o IED é a melhor instituição para isso. Quer saber os motivos que justificam essa afirmação? Então, preste atenção nos apontamentos a seguir!

1. Corpo docente altamente qualificado

Todos os nossos professores têm sólida experiência profissional e acadêmica. Eles são atuantes no mercado do Design e conseguem alinhar a teoria com a prática, para que você se torne um profissional completo.

Além disso, o nosso corpo docente tem contato com empresas e parceiros que são referência no mercado. Isso abre muitas portas para os estudantes.

2. Especialidade e referência em Design

O IED é a única faculdade 100% dedicada ao Design no Brasil. Isso quer dizer que somos uma referência nesse segmento.

Não estamos desmerecendo outras instituições de ensino, mas com certeza ter um diploma emitido pela única faculdade focada totalmente no Design faz toda a diferença, concorda?

3. Cursos atualizados e de acordo com as necessidades do mercado

Embora as bases do Design sejam sempre as mesmas, novidades e tendências surgem a todo instante.

Por isso, a faculdade de Design no IED está sempre se atualizando, buscando por novas disciplinas optativas para a grade e qualificando os professores.

Não tenha dúvida de que os nossos cursos são sempre atualizados e seguem de acordo com as necessidades do mercado.

4. Metodologia de ensino inovadora e pautada no mercado internacional

A metodologia de ensino do IED é realmente inovadora e pautada no mercado internacional. Isso garante aos alunos uma experiência muito mais completa!

O grupo IED incentiva os estudantes a realizarem intercâmbios em nossas sedes na Itália e na Espanha. Essa experiência, certamente, proporcionará uma grande bagagem cultural.

5. Realização de projetos extracurriculares e parcerias

O IED conta sempre com uma intensa programação de palestras, eventos, exposições, encontros e outras atividades e projetos extracurriculares.

A nossa instituição é parceira, por exemplo do DW! São Paulo Design Weekend, o maior festival para designers da América Latina. Você poderá vivenciar toda essa experiência ao se tornar nosso aluno.

Agora você já sabe: ao pensar em fazer uma faculdade de Design, o IED é a melhor escolha! Por isso, não deixe de considerar a nossa instituição!

Aproveite e acesse o nosso site para saber mais sobre os nossos cursos de graduação!