Muitos dos nossos hábitos tiveram que mudar com o começo da pandemia do novo coronavírus. Na vida dos estudantes, os estudos em casa passaram a ocupar o lugar das atividades antes feitas nas escolas, bibliotecas e outros espaços coletivos.

Além de essa nova realidade afetar as relações entre as pessoas, ela também impacta a dinâmica de ensino e aprendizado.

Com as aulas online, os estudantes precisam de uma dose extra de disciplina para ficar em dia com os conteúdos.

Mas como fazer isso? 

A resposta é simples: continue lendo o artigo e confira as melhores dicas que a gente selecionou para você!

Como lidar com os estudos em casa? Veja quais práticas incluir na sua rotina

1. Tente descobrir o que funciona melhor para você

As pessoas são diferentes umas das outras. E, portanto, o que funciona para alguém pode não funcionar para você e vice-versa.

Mas por que começar falando sobre isso?

Porque, apesar de existirem orientações gerais em relação aos estudos em casa, a gente está tratando de algo bastante pessoal. Cada um pode criar seus próprios rituais na hora de estudar.

Sendo assim, preste atenção em como você se sente ao adotar uma ou outra prática para escolher as mais adequadas ao seu perfil.

2. Escolha um espaço tranquilo para os estudos em casa

Para que você consiga se concentrar, ter um cantinho reservado para os estudos sempre ajuda. Quando você tem um espaço fixo para estudar, fica mais fácil reforçar o hábito, pois o seu cérebro já se prepara para isso.

Além de ser um ambiente silencioso, livre de barulhos que possam atrapalhar, escolha um espaço bem iluminado e confortável para melhorar seu rendimento.

3. Defina dias e horários fixos para estudar

Uma ótima solução para a procrastinação é ter horários definidos para estudar, pois isso ajuda você a criar uma rotina eficiente.

Leve em conta o período do dia em que você tem mais facilidade para se concentrar, determine um horário para começar e outro para acabar. 

Acima de tudo, faça disso um hábito!

Dessa forma, você ainda consegue conciliar os estudos com suas outras atividades e obrigações diárias.

4. Monte um cronograma de estudos para conseguir se organizar

Além dos horários, fazer um planejamento dos assuntos que você precisa estudar ajuda bastante, sabia?

Assim, você consegue dividir melhor o seu tempo de acordo com a complexidade das matérias ou com a entrega de trabalhos.

Outra vantagem é que você não desperdiça energia tentando se organizar todos os dias. Basta olhar para o cronograma para descobrir o que precisa ser feito.

5. Tente atingir suas metas todos os dias para manter a motivação em alta

Quando você consegue concluir o que se propôs a fazer, a motivação aumenta, não é verdade? Portanto, foque nas suas metas diariamente.

Mas é preciso tomar cuidado na hora de incluir essas metas no cronograma. Olhe para a sua realidade e veja o que, de fato, você é capaz de fazer em cada dia.

Do contrário, em vez de ajudar, o cronograma pode acabar se tornando motivo de desânimo. Se você perceber que ele não está funcionando, faça os ajustes necessários.

6. Experimente diferentes técnicas de estudo

Para quem anda tendo problemas para se adaptar à nova dinâmica de estudos em casa, uma boa dica é testar técnicas que colaboram com o aprendizado, como:

  • reescrever o assunto da aula com suas próprias palavras;
  • testar os conhecimentos por meio de exercícios;
  • grifar trechos mais importantes;
  • fazer anotações.

São práticas simples, mas que ajudam você a gravar os conteúdos e até a revisar os assuntos antes de uma prova.

estudos em casa técnicas

7. Aprenda a definir quais são as prioridades de cada dia

Ao tentar dar conta de tudo ou se cobrar demais, seja estudando para o vestibular ou na graduação, muitos estudantes começam a sofrer de ansiedade.

Mesmo que a lista de tarefas pareça não ter fim, você precisa aprender a priorizar o que é mais importante no momento e gerenciar suas próprias expectativas.

Ou seja, não se force demais para estudar todos os assuntos de uma vez. Tenha calma para fazer o que precisa aos poucos e com a devida atenção.

8. Deixe os materiais de estudo em ordem

Para não perder tempo procurando um livro ou tentando deixar seu ambiente de estudos organizado, procure deixar todos os materiais no lugar certo.

E o mesmo vale para as suas anotações e resumos, por exemplo.

É um jeito de eliminar pequenos empecilhos diários que podem fazer com que você desanime ao ter que lidar com eles.

9. Fique o mais longe possível das distrações

No mundo em que a gente vive, manter o foco é uma dificuldade da maioria das pessoas. Afinal, estamos sempre rodeados de distrações.

Sendo assim, tente se afastar delas durante os estudos em casa.

Nada de deixar a televisão ligada, as redes sociais abertas no computador, o celular com as notificações ativadas ou qualquer outra coisa que possa atrapalhar você.

10. Faça pausas curtas para melhorar a sua capacidade de aprendizado

Graças à neurociência, hoje a gente sabe que fazer intervalos entre os períodos de estudo ajuda:

  • a criar novas conexões neurais;
  • o cérebro a fixar melhor a informação;
  • e a fortalecer a memória.

Uma sugestão é fazer pausas de 5 a 10 minutos a cada 40 minutos de estudos. Você provavelmente vai levar um tempo para se acostumar, mas vai logo perceber os efeitos positivos.

11. Reserve um tempo para descansar e cuidar de você mesmo

Ter uma vida equilibrada também é importante para os estudos. Isso significa ter tempo para relaxar, praticar exercícios e fazer o que você gosta.

Afinal, quando sua saúde física e mental estão em dia, seu rendimento só tende a melhorar. E você consegue assimilar o que aprendeu com muito mais facilidade.

Dê o seu melhor nos estudos em casa!

Ninguém deveria ser pressionado para se dedicar aos estudos em casa. Como você viu, essas dicas são práticas simples de serem adotadas.

No final das contas, toda sua dedicação vai ser recompensada na hora de colher os frutos do seu conhecimento no mercado de trabalho.

Quer começar a sua jornada profissional da melhor maneira? Conheça agora o passo a passo para ter um futuro promissor!