Estudar em uma escola de Design de qualidade é um dos grandes diferenciais na vida dos profissionais da área.

√Č a experi√™ncia que d√° aquele impulso que voc√™ tanto precisa para decolar!

Isso porque a gradua√ß√£o prepara os futuros designers para assumirem fun√ß√Ķes importantes na comunica√ß√£o, nas artes e em diversos setores.

Pensando que o Design tem ocupado um lugar de peso no desenvolvimento da nossa sociedade, a gente consegue entender por que o mercado é tão exigente.

Confira abaixo os diferenciais de uma instituição de ensino renomada e os motivos pelos quais você deve fazer uma escolha certeira!

Tenha uma experi√™ncia diferente com os conte√ļdos do blog 100% Design. Experimente a vers√£o narrada do nosso conte√ļdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Por que estudar em uma boa escola de Design?

Os objetivos de cursar um ensino superior vão muito além do diploma. Uma boa escola de Design oferece uma experiência completa, que traz vários benefícios para a sua carreira.

Veja alguns deles a seguir.

Qualificação profissional

Por mais que você possa aprender coisas novas e desenvolver habilidades sozinho, fazer uma faculdade tem um grande peso para a sua qualificação profissional, sabia?

Além de aprender os conceitos do Design, você adquire competências específicas com quem realmente entende do assunto.

Reconhecimento

Sem d√ļvidas, as empresas olham com outros olhos para os profissionais formados na √°rea de atua√ß√£o. E n√£o s√≥ pela bagagem de conhecimento.

Ser formado em uma boa escola de Design mostra que você é comprometido com o seu próprio desenvolvimento e investiu bastante tempo e esforço nessa jornada.

Acesso às melhores vagas

Como consequência, você sai na frente na disputa pelos melhores empregos do mercado.

Isso sem falar que as pr√≥prias institui√ß√Ķes de ensino costumam ter parcerias com empresas do setor, aumentando suas chances de sair da faculdade empregado.

Desenvolvimento intelectual

Estar imerso em um ambiente estimulante é o que você precisa para se desenvolver intelectualmente.

Por isso, as melhores escolas motivam os estudantes a dar o melhor de si por meio de projetos desafiadores, que promovem a evolução pessoal e profissional.

Networking

Você vai conhecer na graduação pessoas que, além de amigos para a vida toda, vão ser seus futuros colegas de profissão.

E todas elas passam a fazer parte da sua rede de contatos. Podem abrir portas importantes ao longo da sua carreira como designer.

Possibilidade de especialização

Depois de um tempo trabalhando no mercado, você provavelmente vai se identificar mais com uma atividade e ter vontade de se especializar.

Com uma graduação no currículo, isso fica mais fácil. Você consegue fazer mais para frente um curso de pós-graduação, por exemplo, que só quem é formado pode fazer.

Conheça 5 diferenciais de uma boa escola de Design

1. Uni√£o entre teoria e pr√°tica

No Design, assim como em outras √°reas, uma coisa n√£o funciona sem a outra. Sabendo disso, as boas institui√ß√Ķes de ensino refor√ßam a uni√£o entre teoria e pr√°tica ao longo do curso de gradua√ß√£o.

Embora existam diversos cursos livres e de curta duração que exploram assuntos do Design, geralmente eles não conseguem se aprofundar da mesma forma.

Além de demandar tempo, o aprendizado depende do desenvolvimento de uma maturidade intelectual, criativa e profissional que só a graduação é capaz de promover.

2. Aborda diversas √°reas do Design

As escolas focadas em Design costumam oferecer cursos nos seus principais campos de atuação, como:

  • Design Gr√°fico e Digital: elabora√ß√£o de projetos para ambientes f√≠sicos e virtuais a partir de diferentes linguagens e t√©cnicas;
  • Design de Moda: cria√ß√£o de moda a partir da abordagem contempor√Ęnea do Design, que envolve pessoas, produtos e mercados;
  • Design de Produto e Servi√ßo: desenvolvimento de solu√ß√Ķes para diversos problemas contempor√Ęneos, de produtos e servi√ßos at√© cidades.

3. Troca com outros profissionais

Estar em contato direto com profissionais experientes é mais uma oportunidade oferecida por uma boa escola de Design.

Por meio de aulas com professores renomados, os estudantes recebem conhecimento e apoio durante o curso. Os futuros designers só têm a ganhar na jornada profissional.

Além disso, você também tem a chance de conhecer profissionais formados na mesma escola e que se destacam no mercado.

No IED n√£o faltam exemplos de gente conhecida na √°rea. Veja um pouquinho sobre alguns ex-alunos de sucesso:

Tate Iizuka

Designer de moda, Tate Iizuka √© uma multiartista formada pelo IED. Al√©m da experi√™ncia com moda, ela atuou como modelo, quebrou padr√Ķes na ind√ļstria e ficou conhecida pelos seus trabalhos com maquiagens.

Airon Martin

Formado em Design de Produto, Airon Martin aplicou seus conhecimentos na cria√ß√£o de uma marca de roupa √ļnica, a Misci. O trabalho dele chama aten√ß√£o por expressar a est√©tica multicultural brasileira nas suas cria√ß√Ķes.

Luciano Drehmer

Luciano Drehmer é um designer gráfico com uma trajetória interessante. Depois do contato com designers brasileiros e europeus no IED, ele resolveu trabalhar do outro lado do mundo, na China. 

Essa bagagem cultural enriqueceu suas cria√ß√Ķes e se reflete nos seus trabalhos para grandes marcas.

4. Pensar ‚Äúfora da caixa‚ÄĚ

Um dos grandes prop√≥sitos do Design √© criar solu√ß√Ķes criativas e inovadoras para os problemas do nosso tempo.

Por isso, uma boa escola de Design precisa desafiar os estudantes a pensarem ‚Äúfora da caixa‚ÄĚ. O que quer dizer: ir sempre al√©m e explorar novas possibilidades.

√Č algo que demanda esfor√ßo, dedica√ß√£o, muita troca e oportunidade de colocar o aprendizado em pr√°tica por meio de trabalhos em grupo, projetos e eventos.

5. Vivências culturais

A participa√ß√£o em palestras, exposi√ß√Ķes e diversas atra√ß√Ķes tamb√©m deve fazer parte das experi√™ncias vivenciadas durante o curso de gradua√ß√£o.

Al√©m disso, as melhores institui√ß√Ķes de ensino promovem atividades internacionais para os estudantes por meio de interc√Ęmbios e cursos em outros pa√≠ses.

E aí, já sabe em qual escola de Design apostar suas fichas?

Por meio dos diferenciais que a gente apresentou aqui, você deve ter percebido que o ensino superior vai além do estudo de conceitos e desenvolvimento de habilidades práticas.

Uma boa escola de Design precisa estar alinhada à realidade dos nossos tempos. Deve proporcionar trocas e experiências capazes de expandir a mente dos futuros profissionais.

Quer uma dica de como ficar por dentro das novidades do Design? Faça a sua inscrição na newsletter do blog e siga o IED São Paulo no Facebook e no Instagram!