Estudar em uma escola de Design de qualidade é um dos grandes diferenciais na vida dos profissionais da área.
É a experiência que dá aquele impulso que você tanto precisa para decolar!
Isso porque a graduação prepara os futuros designers para assumirem funções importantes na comunicação, nas artes e em diversos setores.
Pensando que o Design tem ocupado um lugar de peso no desenvolvimento da nossa sociedade, a gente consegue entender por que o mercado é tão exigente.
Confira abaixo os diferenciais de uma instituição de ensino renomada e os motivos pelos quais você deve fazer uma escolha certeira!
Tenha uma experiência diferente com os conteúdos do blog 100% Design. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Por que estudar em uma boa escola de Design?
Os objetivos de cursar um ensino superior vão muito além do diploma. Uma boa escola de Design oferece uma experiência completa, que traz vários benefícios para a sua carreira.
Veja alguns deles a seguir.
Qualificação profissional
Por mais que você possa aprender coisas novas e desenvolver habilidades sozinho, fazer uma faculdade tem um grande peso para a sua qualificação profissional, sabia?
Além de aprender os conceitos do Design, você adquire competências específicas com quem realmente entende do assunto.
Reconhecimento
Sem dúvidas, as empresas olham com outros olhos para os profissionais formados na área de atuação. E não só pela bagagem de conhecimento.
Ser formado em uma boa escola de Design mostra que você é comprometido com o seu próprio desenvolvimento e investiu bastante tempo e esforço nessa jornada.
Acesso às melhores vagas
Como consequência, você sai na frente na disputa pelos melhores empregos do mercado.
Isso sem falar que as próprias instituições de ensino costumam ter parcerias com empresas do setor, aumentando suas chances de sair da faculdade empregado.
Desenvolvimento intelectual
Estar imerso em um ambiente estimulante é o que você precisa para se desenvolver intelectualmente.
Por isso, as melhores escolas motivam os estudantes a dar o melhor de si por meio de projetos desafiadores, que promovem a evolução pessoal e profissional.
Networking
Você vai conhecer na graduação pessoas que, além de amigos para a vida toda, vão ser seus futuros colegas de profissão.
E todas elas passam a fazer parte da sua rede de contatos. Podem abrir portas importantes ao longo da sua carreira como designer.
Possibilidade de especialização
Depois de um tempo trabalhando no mercado, você provavelmente vai se identificar mais com uma atividade e ter vontade de se especializar.
Com uma graduação no currículo, isso fica mais fácil. Você consegue fazer mais para frente um curso de pós-graduação, por exemplo, que só quem é formado pode fazer.
Conheça 5 diferenciais de uma boa escola de Design
1. União entre teoria e prática
No Design, assim como em outras áreas, uma coisa não funciona sem a outra. Sabendo disso, as boas instituições de ensino reforçam a união entre teoria e prática ao longo do curso de graduação.
Embora existam diversos cursos livres e de curta duração que exploram assuntos do Design, geralmente eles não conseguem se aprofundar da mesma forma.
Além de demandar tempo, o aprendizado depende do desenvolvimento de uma maturidade intelectual, criativa e profissional que só a graduação é capaz de promover.
2. Aborda diversas áreas do Design
As escolas focadas em Design costumam oferecer cursos nos seus principais campos de atuação, como:
- Design Gráfico e Digital: elaboração de projetos para ambientes físicos e virtuais a partir de diferentes linguagens e técnicas;
- Design de Moda: criação de moda a partir da abordagem contemporânea do Design, que envolve pessoas, produtos e mercados;
- Design de Produto e Serviço: desenvolvimento de soluções para diversos problemas contemporâneos, de produtos e serviços até cidades.
3. Troca com outros profissionais
Estar em contato direto com profissionais experientes é mais uma oportunidade oferecida por uma boa escola de Design.
Por meio de aulas com professores renomados, os estudantes recebem conhecimento e apoio durante o curso. Os futuros designers só têm a ganhar na jornada profissional.
Além disso, você também tem a chance de conhecer profissionais formados na mesma escola e que se destacam no mercado.
No IED não faltam exemplos de gente conhecida na área. Veja um pouquinho sobre alguns ex-alunos de sucesso:
Tate Iizuka
Designer de moda, Tate Iizuka é uma multiartista formada pelo IED. Além da experiência com moda, ela atuou como modelo, quebrou padrões na indústria e ficou conhecida pelos seus trabalhos com maquiagens.
Airon Martin
Formado em Design de Produto, Airon Martin aplicou seus conhecimentos na criação de uma marca de roupa única, a Misci. O trabalho dele chama atenção por expressar a estética multicultural brasileira nas suas criações.
Luciano Drehmer
Luciano Drehmer é um designer gráfico com uma trajetória interessante. Depois do contato com designers brasileiros e europeus no IED, ele resolveu trabalhar do outro lado do mundo, na China.
Essa bagagem cultural enriqueceu suas criações e se reflete nos seus trabalhos para grandes marcas.
4. Pensar “fora da caixa”
Um dos grandes propósitos do Design é criar soluções criativas e inovadoras para os problemas do nosso tempo.
Por isso, uma boa escola de Design precisa desafiar os estudantes a pensarem “fora da caixa”. O que quer dizer: ir sempre além e explorar novas possibilidades.
É algo que demanda esforço, dedicação, muita troca e oportunidade de colocar o aprendizado em prática por meio de trabalhos em grupo, projetos e eventos.
5. Vivências culturais
A participação em palestras, exposições e diversas atrações também deve fazer parte das experiências vivenciadas durante o curso de graduação.
Além disso, as melhores instituições de ensino promovem atividades internacionais para os estudantes por meio de intercâmbios e cursos em outros países.
E aí, já sabe em qual escola de Design apostar suas fichas?
Por meio dos diferenciais que a gente apresentou aqui, você deve ter percebido que o ensino superior vai além do estudo de conceitos e desenvolvimento de habilidades práticas.
Uma boa escola de Design precisa estar alinhada à realidade dos nossos tempos. Deve proporcionar trocas e experiências capazes de expandir a mente dos futuros profissionais.
Quer uma dica de como ficar por dentro das novidades do Design? Faça a sua inscrição na newsletter do blog e siga o IED São Paulo no Facebook e no Instagram!