Uma carreira bem-sucedida depende de muito preparo, conhecimento, experiência e qualificação. E o ensino superior ajuda você a conseguir tudo isso.

Por isso, a faculdade é uma etapa fundamental para o seu futuro profissional. Mas não pense que é só por causa do diploma.

A seguir, você vai entender melhor a dimensão do impacto que a graduação pode ter na sua vida.

Partiu?

Tenha uma experiência diferente com os conteúdos do blog 100% Design. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Por que o ensino superior faz toda a diferença

Quando você pensa no seu futuro profissional, o que você imagina? 

Por mais diversa que essa resposta possa ser, um emprego e um salário bacana devem estar dentro dos seus planos.

Mas será que um diploma de ensino superior é sinônimo de garantia de uma carreira bem-sucedida? É sobre isso que a gente vai falar agora.

Ensino superior no Brasil

Para deixar mais clara a importância de uma graduação, é preciso falar da realidade brasileira.

De acordo com o relatório “Education at Glance” da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apenas 21% do brasileiros entre 25 e 34 anos terminaram o ensino superior.

Comparada à média dos países que fazem parte do estudo, que é por volta de 45%, a taxa no Brasil é muito baixa.

Por isso, quem se forma na faculdade consegue sair bem na frente dos demais no mercado de trabalho.

Vantagem salarial

Outro dado importante que a OCDE mostrou é em relação ao salário: o Brasil é o país em que o diploma de ensino superior garante maior vantagem salarial.

Quem conclui uma graduação pode ganhar até 144% mais do que outra pessoa que só terminou o ensino médio. É uma diferença gritante!

Viu só o quanto é essencial? Se você quer chegar longe, a graduação é muito importante para o seu plano de carreira.

Conheça outras vantagens do ensino superior para a sua vida

1. Qualificação profissional

Um dos principais objetivos de fazer uma faculdade é aprender, certo?

A bagagem de conhecimento da graduação é um dos bens mais valiosos para a qualificação profissional. É no curso que você aprende os conceitos da área, desenvolve habilidades e adquire competências específicas.

Apesar de não ser o único jeito de aprender, nada se compara a um curso superior.

Por alguns anos da sua vida, a preparação é intensa: você se dedica aos estudos, coloca o que aprendeu em prática e conta com a ajuda de quem é referência no mercado.

2. Reconhecimento

Mesmo que você seja uma pessoa desencanada, o reconhecimento é algo importante para a sua carreira. 

As pessoas vão olhar para o seu currículo com outros olhos, ajudando você a se destacar.

É o reconhecimento de que você é uma pessoa que se importa com o próprio desenvolvimento. Além disso, é alguém que investiu energia para se qualificar e têm as habilidades que o mercado precisa.

Essa vantagem de cursar o ensino superior é ainda maior, dependendo da instituição. 

Quem estuda em uma boa faculdade passa a ser visto como autoridade no ramo.

Curso superior - benefícios3. Acesso às melhores vagas

As vagas de emprego mais disputadas são preenchidas por quem é qualificado e reconhecido no mercado.

Por isso, muitas empresas ainda preferem os candidatos que já têm um curso superior.

Afinal, quem já se formou teve acesso a muitos conhecimentos técnicos, além de uma boa bagagem para entregar os melhores resultados.

Ainda, com a ajuda da faculdade, é possível ficar sabendo de vagas que não são publicadas em qualquer lugar e conseguir boas indicações.

4. Experiências incríveis

Fazer uma graduação não é só assistir às aulas. A vivência acadêmica vai muito além disso. Não é à toa que muita gente considera a faculdade uma das melhores fases da vida.

É quando as pessoas abrem a mente para novos conhecimentos, ampliam sua visão de mundo e trocam experiências enriquecedoras com os colegas.

Isso tudo por meio da criação de projetos em conjunto, intercâmbios, palestras, eventos e de uma vida cultural intensa.

5. Desenvolvimento intelectual

Quem estuda em uma instituição bem avaliada e com professores altamente qualificados vê o desenvolvimento intelectual acontecer naturalmente.

Tanto a união da teoria e da prática quanto o convívio servem de estímulo para os estudantes aprenderem a pensar “fora da caixa”.

Além disso, quando as pessoas estão um ambiente estimulante, em que elas são incentivadas a dar o melhor de si, a evolução é apenas consequência.

6. Carreira sólida

A partir da base fornecida pelo ensino superior, você tem o que precisa para construir uma carreira sólida na profissão que escolher.

É como subir uma escada, degrau por degrau, com o objetivo de chegar até o ponto mais alto.

A graduação é um sinal de que você sabe qual tipo de conhecimento está buscando e os caminhos que gostaria de seguir. E isso funciona como uma alavanca para a carreira.

7. Possibilidade de especialização

Depois de algum tempo no mercado, geralmente as pessoas percebem o que mais curtem fazer e no que gostariam de se especializar.

Então, elas vão buscar uma pós-graduação e outros cursos mais específicos.

Mas isso só rola para quem já é formado, ou seja, quem tem uma graduação no currículo. Afinal, essas novas etapas dependem de uma anterior.

8. Amizades que abrem portas

A faculdade é também uma fase em que você vai conhecer muita gente e provavelmente fazer amizades para levar para a vida.

Mais do que companheiras de curso, essas pessoas acabam se tornando colegas de profissão. É comum pessoas que estudaram juntas trabalharem nas mesmas empresas ou até abrirem um negócio em parceria.

Mesmo que de um jeito não intencional, na graduação você começa a fazer seu networking profissional. Ou seja, a criar uma rede de contatos importante para a sua carreira.

Não deixe a faculdade para depois!

Depois de ler sobre o tamanho da importância do ensino superior para o seu futuro, ficou ansioso para começar?

Sem dúvidas, investir em formação profissional é o primeiro grande passo para mandar bem.

Quer receber as principais novidades do mercado de trabalho e dicas úteis para a vida de estudante? Então assine agora a newsletter do IED!