Você é do tipo que sonha em entrar para o mundo da moda e acredita que ela pode ser uma poderosa forma de se comunicar? 

Então você precisa conhecer a profissão de perto!

Antes de dar os primeiros passos na carreira, nada melhor do que entender sobre a formação profissional e ficar por dentro das possibilidades de atuação.

Veja tudo o que você vai encontrar neste artigo

  • O que é Design de Moda;
  • As áreas de atuação para o designer de moda;
  • O perfil dos profissionais que se destacam no mercado de trabalho;
  • Por que é importante fazer um curso superior na área;
  • Como é o curso de Design de Moda?
  • Quais são as principais disciplinas da graduação.

Bora conferir!

O que é Design de Moda?

Se a gente olhar bem para trás na história, vamos descobrir que o Design de Moda nasceu por volta do século XV.

Por muito tempo, as pessoas se vestiam igual. Ninguém pensava em variar os looks ou ter um estilo próprio como acontece hoje.

Na época da Idade Média, em que existia uma necessidade de diferenciar as pessoas de cada classe social, as roupas ganharam outro papel. Elas mostravam a qual casta alguém pertencia.

Aos poucos, a atividade de costura foi se tornando mais forte, pois os burgueses queriam se vestir como a nobreza da época.

No entanto, foi apenas a partir da Revolução Industrial, com a criação das máquinas de costura, que a produção de roupas se popularizou. Afinal, elas passaram a ser mais acessíveis para pessoas de todas as classes.

Em paralelo, a alta-costura nasceu, explorando a exclusividade das peças. A ideia era diversificar a moda por meio de peças únicas, luxuosas e feitas sob medida.

11 áreas de atuação para o designer de moda

1. Design

Esta talvez seja a área mais conhecida entre as pessoas. Chamado de designer de moda ou estilista, esse profissional é quem desenha as roupas, calçados e acessórios para as coleções das marcas.

Além de trabalhar para outras empresas, alguns abrem as suas próprias. É uma possibilidade interessante para quem sonha em expressar seu estilo por meio das peças.

2. Modelagem

Os modelistas são os responsáveis pela segunda etapa de criação das roupas. Eles recebem o desenho feito pelo estilista e fazem o primeiro molde no papel.

Então, passam o molde para o tecido e enviam para a plotagem.

A ideia é que essa primeira peça seja usada como modelo para as próximas. Funciona também como uma espécie de teste. Se algo não estiver legal, pode ser ajustado antes da produção começar.

3. Negócios

Os profissionais com um perfil de gestão costumam se dar bem na área de negócios. É preciso gostar de estar à frente de projetos, encabeçar ideias e organizar os processos.

Eles podem tanto desenvolver estratégias para as coleções quanto liderar outros setores, como divulgação, produção, distribuição, comercial, entre outras.

4. Coordenação

Já quem escolhe trabalhar com coordenação fica responsável pelas equipes de trabalho de lojas e magazines.

Ou seja, o propósito do trabalho é cuidar da compra de coleções, gerenciar as equipes de estilo, dar orientação sobre as principais tendências de moda e por aí vai.

5. Consultoria

Na consultoria, os profissionais são conhecidos como consultores ou personal stylists. São eles que ajudam as pessoas a escolher as peças mais adequadas, de acordo com o estilo desejado ou ocasião.

Por isso, é comum que eles trabalhem para artistas e figuras públicas, que são pessoas que precisam passar uma boa impressão para sua audiência.

É um trabalho que precisa levar em conta as características do rosto, formato do corpo, cor da pele e do cabelo. 

Portanto, não se trata de dar uma simples opinião como muitos imaginam.

6. Fotografia

Há ainda quem se especialize em fotografia. O designer de moda que toma esse rumo trabalha com a produção de ensaios fotográficos.

Esses ensaios podem ser para revistas, catálogos, anúncios, exposições, etc.

Mas isso não significa que ele trabalhe como fotógrafo. O que esse profissional faz é acompanhar a produção das fotos, dando os direcionamentos necessários para chegar ao resultado esperado.

7. Produção

As produções do mercado da moda, principalmente os desfiles, acontecem graças ao trabalho de vários profissionais. E um deles é o produtor.

É a pessoa que cuida de todos os detalhes de um desfile, evento ou até mesmo de uma campanha publicitária.

8. Figurinismo

Como o nome diz, os figurinistas trabalham com a elaboração de figurinos para personagens de teatro, cinema, televisão, entre outras produções artísticas.

Além de escolher as roupas a serem usadas, podem desenvolver adereços especiais para os espetáculos.

Mais do que conhecer as peças escolhidas ou criadas, precisam entender sobre o enredo das histórias, os cenários e as características dos personagens.

9. Visual merchandising

Com certeza você já deve ter sido atraído a entrar em uma loja por conta de uma vitrine chamativa, não é mesmo?

Fique sabendo que esse é um trabalho feito pelo pessoal de visual merchandising.

O que esses profissionais fazem é cuidar de toda a comunicação visual de uma loja, o que inclui a disposição das araras, escolha de cores, manequins, etc.

10. Marketing

Quem se forma em Design de Moda também pode migrar para o setor de marketing das marcas e lojas.

Afinal, nada melhor do que contar com alguém com conhecimentos específicos do universo fashion para dar aquela força nas estratégias de comunicação e vendas.

Assim, o designer de moda que atua nesta área colabora para o desenvolvimento de produtos e serviços que atendam às necessidades e desejos dos consumidores.

11. Ilustração

O designer de moda apaixonado por desenho pode encontrar boas oportunidades de trabalho em ilustração.

Nessa área, desenvolvem desenhos para revistas e campanhas publicitárias, criam estampas para a indústria têxtil e ajudam a compor o universo visual das coleções.

Qual é o perfil dos profissionais que se destacam no mercado de trabalho?

Seja qual for a área de atuação escolhida, o designer de moda precisa ser capaz de dialogar com todas as pontas da indústria que faz parte.

Isso é o que permite ocupar uma posição de destaque no mercado, seja trabalhando para outras empresas ou lançando a própria marca.

Como outras profissões criativas, o designer de moda precisa ser uma pessoa antenada. Ou seja, ligada às tendências, novidades do mercado em relação a materiais, novas técnicas de costura e estratégias comerciais.

Por sempre trabalhar em equipe, é importante que os profissionais da área saibam se comunicar e lidar bem com pessoas.

Enquanto outras habilidades podem ser desenvolvidas ao longo da carreira, uma em especial precisa fazer parte da essência de todo designer de moda: a sensibilidade.

Nada mais é do que ter um olhar sensível, saber dar atenção para os elementos visuais que aparecem pelo caminho e encará-los como fonte de inspiração.

Por que é importante fazer um curso superior na área?

Há quem pense que para trabalhar em áreas ligadas às artes não é preciso ter uma formação. Isso costuma estar associado à ideia de talento.

Ainda que algumas pessoas desenvolvam desde pequenas habilidades que favorecem o trabalho em certas profissões, ninguém nasce com um dom ou algo do tipo.

Tudo é questão de aprendizado. E no Design de Moda não seria diferente.

Assim como em outras profissões, quanto maior for o seu nível de qualificação profissional, mais chances você terá de se destacar no mercado de trabalho.

Portanto, não deixe de investir em uma boa graduação.

A faculdade é uma experiência fundamental tanto para a sua vida profissional quanto pessoal. Afinal de contas, são anos de vivências que só a graduação pode oferecer.

Além de adquirir os conhecimentos e habilidades necessárias para você ser um ótimo designer de moda, caminhos interessantes podem se abrir.

Isso porque você passa a ter contato com muitos colegas que vão se tornar seus futuros parceiros de profissão. E, claro, com professores que são referências no mundo da moda.

Não dá para deixar de lado também o processo de amadurecimento pelo qual os estudantes passam nesse período da vida.

É quando eles aprendem que a formação é um apoio importante, que dá as bases necessárias. Porém, aprender a caminhar com as próprias pernas é essencial.

Como é o curso de Design de Moda?

Com duração média de 4 anos, a graduação tem o objetivo de preparar o futuro designer de moda para enfrentar os desafios atuais e vindouros do mercado.

É um setor que está em constante transformação e oferece inúmeras oportunidades para os profissionais.

Pensando nisso, a graduação de Design de Moda não fica limitada apenas à criação de produtos.

A diversidade de disciplinas presente na grade curricular engloba todas as práticas do setor. Inclui comunicação, análise de mercado, empreendedorismo e inovação.

Por ter uma pegada interdisciplinar, que une a prática à teoria, a faculdade prepara os estudantes para compreender a cadeia produtiva da moda de forma ampla.

Ao longo do curso, os alunos exercitam a criatividade em atividades de laboratório, participam de concursos e de todas as etapas do processo de desenvolvimento de coleções.

Além disso, estudam os assuntos mais importantes para atender às demandas do mercado. Tendências, pesquisa de cores, formas, materiais, modelagens, costuras, acabamentos, entre outras.

Conheça 5 disciplinas do curso de Design de Moda

1. Noções de construção do vestuário

Mesmo quem não tem intenção de trabalhar como estilista precisa estudar sobre o assunto para entender como as peças são criadas.

Ao longo das aulas, você aprende sobre os materiais e principais técnicas usadas na composição de uma roupa. E tudo o que pode ser adicionado a ela, como bolsos, mangas e golas, por exemplo.

Como parte importante desta disciplina estão os estudos sobre medidas, ferramentas de desenho e uso de moldes.

2. Materiais têxteis

As matérias-primas usadas pela indústria têxtil passaram por várias modificações ao longo do tempo.

E essas mudanças estão relacionadas ao contexto histórico de cada época.

Além de conhecer as características das diferentes fibras – naturais, artificiais e sintéticas –, os estudantes aprendem sobre os processos e métodos de fabricação de tecidos, tingimento, lavagens e estamparia.

Com o olhar voltado para o futuro, a disciplina aborda conceitos fundamentais para as marcas ambientalmente conscientes, como é o caso da sustentabilidade.

3. Desenho de moda

Nas aulas de desenho de moda, os alunos aprendem os conceitos básicos do desenho de observação. A partir disso, são estimulados a criar, explorando as múltiplas possibilidades do desenho criativo.

Durante o processo, podem experimentar os recursos gráficos computacionais usados pela indústria da moda.

É uma matéria tão importante para o trabalho do designer de moda que costuma ser dividida em módulos distribuídos ao longo do curso.

4. Comportamento e consumo

Entender como os consumidores se comportam é algo fundamental para a atuação dos profissionais da moda. Afinal, é para eles que os produtos são desenvolvidos.

E o sucesso das peças está diretamente ligado ao comportamento de quem compra.

Além de entender o processo de compra, os profissionais precisam saber como a informação impacta e influencia o comportamento das pessoas.

Pode parecer um mero detalhe, mas são fatores que precisam ser considerados na hora de desenvolver coleções, fazer a divulgação e desenvolver as estratégias de comunicação das marcas.

5. Moda e inovação

A inovação tem um papel central para a evolução do mercado da moda. Isso porque, assim como outros, o setor também usa a tecnologia para se reinventar.

Por isso, esta é uma disciplina importante para a formação dos futuros designers.

Seu principal objetivo é desenvolver o olhar para a inovação, a busca de novas oportunidades e ideias para melhor a capacidade de produção. E, claro, de criar métodos sustentáveis para a indústria da moda.

Pronto para dar o primeiro passo?

Se eu fosse você, não esperaria mais para dar os primeiros passos na carreira de designer de moda.

Depois de conhecer mais sobre o curso e a profissão, a vontade deve ter ficado ainda maior, não é mesmo?

Então, aproveite para saber mais detalhes e fazer a inscrição no curso de Design de Moda do IED!