Fazer ou não fazer curso superior, eis a questão! Essa dúvida incomoda muita gente que ainda está se decidindo a respeito do que quer para o futuro.

Mas pode acreditar: o mercado de trabalho valoriza muito mais quem tem um diploma de graduação. Quer saber por quê? A gente conta tudo ao longo deste artigo!

Por que fazer um curso superior?

Para começar, vale a pena mostrar um pouco da importância de um curso superior para conseguir um emprego. Ele ajuda em duas questões principais, veja só!

Competitividade

Sim, o mercado de trabalho é superconcorrido. São poucas vagas para muitos interessados.

E só se destaca na multidão quem tem uma boa formação. Em especial, que tenha a ver com a área em que se busca emprego.

Isso porque no ensino superior já é possível começar a desenvolver uma série de habilidades essenciais em qualquer empresa.

Por exemplo, organização, liderança e poder na tomada de decisões. Sendo assim, você chega muito mais preparado ao momento da entrevista, mesmo que tenha pouca ou nenhuma experiência profissional prévia.

A partir disso, é só demonstrar confiança e vontade de aprender para conquistar os avaliadores e conseguir avançar nas próximas etapas do processo seletivo.

É desafiador? Muito! Mas com certeza a sua graduação será um diferencial que garante créditos para você quando você se candidatar. Afinal, com base nisso os avaliadores já descartam muitos candidatos que não contam com o conhecimento que você tem.

Remuneração

Não dá para negar, a remuneração é um dos principais fatores que devem ser levados em consideração na hora de procurar por um emprego.

Portanto, lembre-se: quanto melhor for a sua formação, mais chances você terá de ter um salário satisfatório. Um curso superior mostra que você teve vontade de ir além de aprendizados básicos.

Fazer graduação mostra uma forma de começar a se especializar e adquirir conhecimentos específicos. E a se preparar, de verdade, para o dia a dia de uma empresa.

Assim, você terá competência para aplicá-los na prática, recebendo um salário que corresponda ao seu trabalho. Mais para a frente, ainda poderá aumentar seus rendimentos se investir em uma formação continuada. Por exemplo, em uma pós-graduação ou MBA.

Como o curso superior permite construir uma carreira profissional sólida?

Agora, vamos falar de outro assunto sério. Os índices de desemprego em nosso país são altos, e costumam crescer em tempos de crise.

Para sobreviver a esses momentos, as empresas precisam de mão de obra qualificada. Elas não querem arriscar seu futuro e estabilidade nas mãos de quem não tem uma boa formação acadêmica.

Com isso, dão preferência a quem mostra no currículo a graduação em um curso superior. Essa é a garantia de que terão à disposição um profissional que apresenta certo entendimento daquela área de atuação e do contexto do mercado.

E também sobre trabalho em equipe, distribuição de tarefas e tantas outras competências que são trabalhadas à parte das disciplinas durante a faculdade.

A empresa conta com você, que se beneficia daquilo que ela tem a oferecer para ganhar experiência. Ao longo de sua carreira, terá vivências práticas mais sólidas e poderá conquistar cargos ainda melhores, na mesma ou em outra instituição.

Quais são as vantagens de um curso superior?

Ainda precisa de mais motivos para fazer um curso superior? Sem problemas! Aqui você confere uma lista completa para analisar e entender a importância desse passo. Vamos lá?

Conquiste melhores empregos

Nem sempre as oportunidades para quem tem apenas o Ensino Médio são interessantes.

Para ocupar uma vaga de emprego, é preciso preencher uma série de pré-requisitos. Muitos deles, somente uma pessoa com curso superior tem.

E sim, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. O que mostra que ter uma graduação pode fazer a diferença neste sentido.

Grande parte das vagas busca por pessoas que tenham capacidades estratégicas, conhecimentos técnicos e habilidades intelectuais. O curso superior é quase que um passaporte para mostrar que você tem tudo isso e muito mais.

Alcance estabilidade financeira

Na maioria esmagadora das vezes, o salário de quem tem um curso superior é bem maior do que para formações mais simples.

Essa é uma maneira de recompensar o indivíduo por anos de estudo e investimento na faculdade. Que serviram, afinal, para acumular muito conhecimento.

Então, você já começa de uma forma satisfatória. Mas a empresa também conta com planos de cargos e salários, atribuições e tarefas, e assim por diante.

Com seu diploma em mãos, as chances de você abocanhar responsabilidades que garantam estabilidade financeira são maiores.

Seja promovido no trabalho

Logo na graduação, você já começa a ter oportunidades no mercado de trabalho, sabia?

É possível conseguir estágios pela intervenção da sua instituição de ensino. Até a conclusão do curso, a empresa passa a conhecer bem seu trabalho e suas competências pessoais.

A partir disso, você tem mais chances de ser efetivado na empresa. Até porque, já conhece a rotina e os colegas, e terá uma adaptação muito melhor e mais rápida ao novo cargo.

Mas se você tem o Ensino Médio e um emprego, pode subir dentro da organização ao concluir um curso superior

A graduação de profissionais já estabelecidos dentro de uma organização é vista como diferencial, pois eles mostram força de vontade e dedicação para crescer e melhorar. Assim, conseguem postos de destaque compatíveis com os estudos que buscaram.

Ingresse no serviço público

Tem vontade de trabalhar no serviço público? As vagas para quem tem graduação apresentam, geralmente, salários muito maiores.

Há alguns concursos que, inclusive, só exigem o nível superior concluído, independentemente da área de formação.

Ou seja, você pode concorrer a vagas mais variadas e ter mais oportunidades de passar. E, assim, ter um trabalho estável e seguro por muito tempo.

Aprimore seu senso crítico

A faculdade é o ambiente ideal para que você possa aprimorar e desenvolver senso crítico.

Por lá, você conhecerá uma série de pessoas diferentes, com experiências de vida também distintas das suas. Essa troca é de suma importância para que, no futuro, você saiba como trabalhar com outros indivíduos e atender a públicos específicos.

Ao fazer faculdade, você passa a ter uma capacidade analítica mais aprofundada, e entende melhor sobre questões sociais e políticas.

Com essa base, consegue sustentar argumentos sólidos durante entrevistas e, mais à frente, em relatórios, reuniões e apresentações da empresa.

Especialize-se em uma área de conhecimento

Ter conhecimentos abrangentes é bom. Você consegue trabalhar em áreas variadas e se adaptar a ambientes diferentes.

Mas ter um conhecimento específico é muito melhor! Quando você se dedica a uma única área, adquire um conhecimento bem delineado.

E dentro dessa área, você não fica limitado, porque ela conta com inúmeras subáreas. É uma oportunidade de ser realmente bom naquilo que gosta, descobrir de verdade com o que se tem afinidade e trilhar uma carreira profissional de muito sucesso.

Tenha mais satisfação pessoal

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), 31% dos jovens entrevistados contam que decidiram fazer um curso superior porque “é importante para mim.” Já 20% confirmaram que a graduação era um sonho.

Por meio desses dados, dá para perceber que mais da metade dos estudantes busca por satisfação pessoal nos estudos, aquela sensação de que se dedica a algo que não cabe mais ser visto como obrigação.

Essa é uma maneira de ter bons empregos e salários, mas também de ter realizações que vão além do mercado de trabalho. Ou seja, que têm a ver com propósitos, vocações e bem-estar.

A graduação é uma forma de deixar você mais perto daquilo que ama e se identifica. E quando há esse tipo de sentimento envolvido, é bem provável que você se torne um profissional mais ético, dedicado e determinado.

Alimente sua rede de relacionamentos

Ser bem relacionado faz toda a diferença no mercado de trabalho. E você pode começar a desenvolver a sua rede de contatos logo na faculdade.

Há boas chances de que seu grupo de colegas se mantenha unido e em contato por muitos anos. Na medida em que cada um constrói suas carreiras, as experiências trocadas podem continuar para muito além da sala de aula.

A partir delas, é possível contar com indicações, sugestões e dicas para melhorar na profissão. Esse mesmo contato pode ser mantido com seus professores e outros profissionais da universidade.

Para completar, ao longo do curso você terá a oportunidade de participar de eventos, palestras, workshops e outros. Assim, estará sempre circulando em meio a profissionais da área e deixando a sua marca em apresentações e participações.

Quais são as principais áreas em ascensão no mercado de trabalho?

Existem várias áreas em ascensão no mercado para ajudar você a escolher um curso superior. Mas, neste artigo, vamos falar especialmente do Design. Até pouco tempo, muita gente pensava que um designer simplesmente desenhava.

Hoje, essa barreira vai sendo quebrada. As pessoas estão descobrindo que Design não é apenas sobre desenho, mas sobre comunicação e estratégia.

É por meio do Design que se cria uma conexão emocional com o público, que se desperta necessidades e que se entende solicitações. Um designer tem uma capacidade de articulação de mensagens incrível.

E o que este profissional pode fazer? Aqui estão as principais possibilidades para que você tenha uma ideia de tudo o que o Design oferece!

Design Gráfico e Digital

Essa é uma graduação de nível superior que forma profissionais para criar e coordenar projetos de comunicação visual.

Eles podem elaborar logotipos, animações, anúncios, vinhetas para TV, protótipos de produtos, interfaces de softwares e aplicativos… e muito mais.

O designer gráfico e digital pode trabalhar em empresas de tecnologia, agências de publicidade, gráficas, produtoras, indústrias, entre outras organizações públicas e privadas.

Design de Moda

No Design de Moda, o designer é formado para aplicar seu trabalho de acordo com valores culturais e sociais, que se modificam a todo momento, conforme as mudanças ocorrem ao redor do mundo.

O profissional formado na área pode trabalhar com roupas, sapatos, acessórios, tecidos e muito mais. Além de estar diretamente ligado a funções como desenvolvimento e administração de processos.

O designer de moda pode atuar nas passarelas, na produção de grandes marcas, em editoriais de revistas, no desenvolvimento de vitrines e interiores de lojas, em indústrias de tecidos e materiais de moda, entre outros.

Design de Serviços

A novidade da área é o Design de Serviços. Na prática, ela abrange atividades de planejamento e organização de pessoas, infraestrutura, e todos os demais componentes de um serviço.

Como objetivo, visa melhorar a qualidade deste serviço, assim como seus resultados. Ou seja, é uma forma de atender melhor às necessidades dos consumidores e colaborar para que o atendimento nas empresas seja mais otimizado.

O Design de Serviços é, inclusive, considerado como uma parte da experiência de um cliente. Afinal, representa a maneira como um serviço é entregue ao seu público final.

O que o consumidor vê é o que ele consome. Por exemplo, como seria o primeiro contato dele com a marca? E depois, como seria a compra, a entrega e o consumo ou uso do que foi adquirido? Esse trajeto é o que é chamado de “Design de Serviços” na prática.

O Design de Serviços é um grande aliado do marketing e do branding. Atua como um braço importante do design thinking, devido a sua complexidade, já que precisa pensar em toda a jornada de um consumidor.

Como você pode ver, o Design é uma área que tem tudo a ver com a realidade em que vivemos. Está ligado à tecnologia, à comunicação e é essencial para qualquer negócio, de qualquer área do mercado.

Portanto oferece uma série de possibilidades para quem decide se jogar em um curso superior da área. Que, como você pode ver, é mega versátil e inovadora.

E então, conseguiu entender por que fazer curso superior é importante para a sua carreira? Com essas inspirações na área de Design, você pode até começar a pensar sobre qual caminho quer seguir e construir desde já um futuro de muito sucesso e dedicação.

Mas se ainda quer se preparar mais um pouco para fazer essa escolha, não se preocupe! Confira nosso infográfico sobre o assunto e continue a se informar agora mesmo.