Está em dúvida se o curso de Design é a opção certa? Tomar uma decisão sobre os rumos da carreira e escolher uma faculdade costuma ser desafiador para todo mundo.

Sendo assim, não se sinta sozinho nessa.

E fique sabendo que trabalhar como designer é um caminho profissional interessante, pois o que não faltam são possibilidades para serem exploradas.

A seguir, você vai entender melhor porque essa pode ser uma ótima escolha!

9 motivos para você apostar suas fichas no curso de Design

Para montar esta lista, a gente selecionou aqueles que costumam ser os principais motivos que levam os profissionais a optarem pelo curso de Design:

1. É uma formação que abre portas no mercado de trabalho

Nos dias de hoje é difícil encontrar profissionais sem formação que se destaquem no mercado de trabalho. Isso porque a qualificação profissional é primordial em todas as áreas.

No caso dos designers, o curso superior é um grande passo na carreira. Por meio das experiências em sala de aula, projetos e eventos, os estudantes ganham um repertório difícil de ser conquistado sozinho.

Afinal, na faculdade você tem a oportunidade de aprender com quem domina os conhecimentos e conhece o mercado.

Apesar de o currículo não ser tudo, ter nele o nome de uma boa instituição de ensino faz toda a diferença na disputa pelas vagas de emprego.

2. Existem opções de curso para as diversas áreas de atuação do Design

Dentro do Design, existem várias possibilidades de carreira. E você já deve ter ouvido falar de algumas delas, como:

Com base nos seus interesses, você consegue descobrir qual área de atuação tem a sua cara. Assim, fica mais fácil escolher a graduação certa, já que os cursos são voltados para campos específicos.

E, dependendo da área, os designers precisam fazer uma especialização para aprofundar os conhecimentos e atuar com confiança no futuro.

3. O Design é um campo que oferece uma ampla visão de mundo

Já durante a faculdade, você vai perceber o quanto a área expande o seu olhar de diversas maneiras. Isso porque os cursos se baseiam na abordagem e na essência do Design, que usa uma lógica de avaliar o todo e priorizar as necessidades das pessoas.

Esse modo de pensar do Design é tão importante que tem sido adotado em várias outras áreas, sobretudo naquelas que lidam com projetos.

4. Os trabalhos da faculdade poderão compor o seu portfólio

Além de um currículo, os designers precisam apresentar um portfólio, que é formado por trabalhos feitos por eles na hora de se candidatar a oportunidades de emprego.

A partir do portfólio, os recrutadores podem conhecer de perto as experiências dos candidatos e avaliar suas habilidades.

Para quem está no começo da carreira, os trabalhos realizados na faculdade são fundamentais para começar a montar um portfólio.

5. Os profissionais da área podem trabalhar de forma independente

Assim como outros profissionais criativos, os designers conseguem ter mais autonomia para trabalhar.

Alguns podem preferir um emprego tradicional em uma empresa, mas muitos optam por trabalhar como freelancer, de forma independente.

Isso vem se tornando cada vez mais comum porque o home office passou a fazer parte da cultura de trabalho no Brasil e no mundo. E estamos falando de uma profissão diretamente ligada ao digital.

Portanto, quem curte a liberdade para trabalhar encontra essa vantagem no Design.

6. A demanda por serviços de Design só aumenta

É impossível pensar em algum tipo de negócio que não precise do trabalho de um designer, seja na produção de materiais gráficos, identidade visual, interfaces etc.

Além disso, qualquer empresa que deseja se fortalecer no mercado precisa oferecer uma boa experiência para os seus clientes. E os designers sabem fazer isso como ninguém.

Afinal, esses profissionais estão o tempo todo pensando em como oferecer as melhores soluções e atender às necessidades das pessoas.

É por isso que o mercado de Design só cresce, mesmo em épocas de crise, pois o Design funciona como uma ferramenta estratégica no mundo dos negócios.

7. Profissões criativas não devem perder lugar para a automação

Com o avanço das tecnologias, muitas tarefas começaram a ser feitas pelas máquinas. Isso fez com que certas profissões se tornassem obsoletas, o que ainda deve continuar acontecendo nos próximos anos.

Mas a boa notícia é que os designers têm vantagens nesse caso por conta das habilidades criativas.

Embora certas atividades já sejam feitas por meio do uso de softwares, o trabalho essencialmente criativo ainda não tem como ser automatizado.

8. É quando os designers começam a construir uma rede de contatos

Durante a graduação, você vai conhecer muitas pessoas, construir laços e fazer amizades para a vida.

Além de amigos, essas pessoas vão se tornar colegas de profissão que podem indicar você para ótimas vagas de emprego no futuro. Ainda, quem sabe vocês não fazem uma parceria nos negócios também?

E o mesmo vale para os professores e outros profissionais que cruzarem seu caminho durante o curso.

9. A faculdade é uma das melhores experiências na vida das pessoas

Por fim, mas não menos importante: a experiência que uma graduação proporciona é única!

Ao mesmo tempo em que prepara você para o mundo profissional, ela oferece vivências incríveis de troca e aprendizados valiosos.

Quando terminar o curso, além de se formar como designer, você com certeza vai ter várias lembranças para guardar pelo resto da vida.

Bora iniciar os estudos?

Depois de conferir todos os motivos da lista, a vontade de começar o curso de Design deve ter ficado ainda maior.

Afinal, a gente está falando da formação necessária para que você possa explorar os diversos caminhos que o universo do Design tem para oferecer.

Quer ajuda para se organizar para um dos momentos mais importantes da sua vida? Confira o checklist e prepare-se para o vestibular em Design!