Está a fim de entrar para o curso de Design Gráfico e Digital? Esse é um dos mercados mais promissores do momento, e o que você aprende por lá é um grande incentivo para desenvolver habilidades e interesses.

Que tal conhecer um pouco mais sobre a proposta do curso e suas disciplinas? Continue a leitura e aproveite para tirar suas dúvidas sobre os estudos!

Quais são as oportunidades para quem faz curso de Design Gráfico e Digital?

O curso de Design Gráfico e Digital vai muito além de desenhar projetos gráficos para ações online e offline. De fato, essa é uma parte de suas atividades, mas não a mais importante.

Essa graduação garante que o aluno tenha uma visão muito mais estratégica de seus projetos. Afinal, é preciso encaixar cada um deles em diferentes plataformas e necessidades de uma marca.

A criatividade é, sem dúvidas, um dos pilares desse profissional. Há bastante autonomia para usá-la. Até porque, sem ela, é impossível vencer os desafios do dia a dia.

Além disso, assim que formado o profissional poderá trabalhar com:

  • desenvolvimento de identidades visuais;
  • design editorial;
  • design de interfaces;
  • sistemas de sinalização;
  • direção de arte;
  • ilustração e animação;
  • design social, entre outros.

Ou seja, um designer gráfico é versátil, pode transformar conteúdos e trabalha sempre junto à inovação. É considerado um dos profissionais do futuro, essencial para qualquer indústria criativa.

Como é o curso de Design Gráfico e Digital?

O curso de Design Gráfico e Digital é bastante dinâmico. Conta com disciplinas teóricas, para garantir um bom embasamento do aluno nas atividades práticas, que são em maior número.

Sua duração é de 8 semestres. Além das disciplinas, é preciso também realizar estágios, práticas profissionais e um projeto de conclusão. Dessa forma, os alunos estão aptos a receber o título de bacharel.

É um curso super flexível e interdisciplinar. O que possibilita ao aluno um desenvolvimento real de suas habilidades e aumenta sua visão de mundo para gerar soluções inovadoras à sociedade.

As metodologias incluem o uso de diversas linguagens, plataformas e tecnologias. Assim, é possível desenvolver um bom portfólio ao longo da formação.

Mais do que ter um diploma em mãos, você entra para o mercado de trabalho com experiência, algo que toda empresa valoriza, e muito.

Quais são as principais disciplinas do curso de Design Gráfico e Digital?

Agora, vamos falar um pouco sobre as principais disciplinas abordadas no curso de Design Gráfico e Digital. Assim, você tem uma ideia mais aprofundada do que o espera nessa formação.

1. Desenho e técnicas expressivas

Existem inúmeras técnicas de desenho. Mas só aplicá-las não basta.

É preciso escolher os materiais corretos e adotar uma manifestação estética e a linguagem expressiva que serão aplicadas. É isso o que você vê nessa disciplina!

2. História do Design

É superimportante entender a sua área de atuação, desde seus primórdios.

Assim, fica mais fácil entender a evolução da arte, dos desejos do consumidor e de todos os movimentos e influências que fazem parte de seu trabalho.

3. Semiótica

Essa é uma das disciplinas mais importantes da graduação. Ela estuda a construção de significado por meio da comunicação.

Ou seja, explora o significado de cores, de formatos, de fontes e de como esses detalhes influenciam na percepção do indivíduo.

4. História das mídias

Boa parte do seu trabalho será veiculada em algum tipo de mídia, certo? Portanto, é essencial conhecê-las, saber como se desenvolveram e como são vistas pela sociedade hoje em dia.

Assim, você poderá sempre fazer escolhas sábias para seus projetos de divulgação.

5. Experiência do usuário

A experiência do usuário, ou user experience (UX), é um conjunto de elementos que relacionam a interação do usuário com um determinado produto.

Ou seja, tudo a ver com o Design, não é mesmo? Daí a importância dessa disciplina, que mostra de forma prática como usar seu conhecimento na área para gerar percepções positivas ao receptor.

6. Marketing

O marketing é um grande aliado do Design Gráfico e Digital. Juntos, eles ajudam a criar e entregar valor para satisfazer o mercado consumidor.

Com essa disciplina, você aprende como adequar seus projetos às necessidades dos consumidores, a desenvolver campanhas completas, a analisar pesquisas de mercado e a elaborar ofertas que realmente sejam atrativas para o público.

Por que estudar Design Gráfico e Digital no IED?

E aí, que tal fazer o curso de Design Gráfico e Digital no IED? Conheça alguns de nossos diferenciais e descubra por que construir sua carreira conosco é a melhor opção.

Corpo docente

Todos os professores do curso contam com uma vivência aprofundada na área.

São pessoas expressivas na academia, no mercado e com quem você poderá ter grande contato, já que as turmas são reduzidas e formadas por colegas com os mesmos interesses que você.

Referência em Design

O IED ainda é referência nacional e internacional em Design. Com projetos que priorizam a cultura e o empreendedorismo, desde 1966 desenvolve alunos com excelente formação e capacitação para o mercado de trabalho e à pesquisa.

Cursos atualizados

Sim, todos os nossos cursos são atualizados, inclusive o de Design Gráfico e Digital.

Desenvolvemos o conteúdo de acordo com as novidades do mercado e procuramos acompanhar as tendências recentes de ensino e da própria área.

Metodologia inovadora

Nada de cair na mesmice! Nossa metodologia é inovadora, multidisciplinar e pautada na tecnologia.

Você poderá aprender usando ferramentas de última geração e participar de concursos para exercitar seu talento na prática.

Projetos extracurriculares e parcerias

Quer ir para o exterior? O IED pode ajudar! Você pode vivenciar experiências internacionais e fazer cursos em uma das 9 sedes da instituição ao redor do mundo.

Além disso, ainda participa de projetos extracurriculares ao longo do curso e pode contar com nossos parceiros para iniciar sua vida no mercado de trabalho.

E então, gostou de saber sobre as disciplinas e o curso de Design Gráfico e Digital? Se essa é a graduação que você deseja fazer, comece já a colocar esse plano em prática!

Saiba mais a respeito do nosso curso e prepare-se para o vestibular. Esperamos que você faça logo parte do corpo discente da instituição!