Quem escolhe a carreira de designer encontra várias opções de atuação profissional no mercado de trabalho, sabia?

Isso porque esse profissional é figurinha marcada em todos os setores da economia. E suas contribuições vão muito além do visual.

Afinal, é ele quem projeta soluções para atender às necessidades das pessoas e resolver vários problemas da sociedade.

Esse é o grande propósito do Design!

Então, bora saber mais sobre o perfil dos profissionais e os caminhos que você pode seguir na área?

Quais são as habilidades que não podem faltar no perfil dos designers?

Ainda que cada pessoa tenha um tipo de perfil, seja na vida pessoal ou no trabalho, algumas características costumam ser mais valorizadas na carreira de designer.

Para se destacar no mercado de trabalho, saber desenhar não é o suficiente.

Principalmente se você sonha em crescer, ser reconhecido e assumir cargos estratégicos, outras habilidades são necessárias, como as que a gente mostra a seguir.

Criatividade para propor ideias que ninguém nunca pensou antes

A inovação faz parte do DNA do Design. E, como você deve imaginar, ela depende de uma boa dose de criatividade para acontecer.

Não é à toa que os melhores designers se destacam pelo potencial criativo na hora de desenvolver soluções.

Máxima atenção aos detalhes para alcançar resultados cada vez mais surpreendentes

Nos projetos de Design, os detalhes têm o poder de mudar tudo. Ou seja, estar atento a eles faz parte da função dos profissionais.

De certa forma, essa percepção visual é um sinal de que o designer se dedica ao seu trabalho e se importa com a qualidade do resultado final.

Comunicação clara para transmitir as mensagens certas por meio de suas produções

Trabalhar com Design também é se comunicar. Quando se trata da comunicação visual, as informações devem ser ainda mais objetivas do que em um texto.

Isso depende da capacidade do designer de transmitir as mensagens que deseja passar de forma objetiva e compreensível.

Colaboração para trabalhar em equipe e com profissionais de outras áreas

Os designers estão sempre trabalhando em parceria com outros profissionais, como redatores, desenvolvedores, analistas de sucesso do cliente etc.

Portanto, é fundamental saber se relacionar com pessoas. Do contrário, a colaboração só vai encontrar obstáculos para acontecer.

5 possibilidades de atuação para quem deseja seguir a carreira de designer

Fique sabendo que existem diversas áreas no Design. Para ajudar você a fazer a escolha certa, vamos apresentar as características dos principais campos de atuação.

Confira abaixo:

1. Design de Moda

Sonha em trabalhar no universo da moda? Então o curso de Design de Moda talvez seja a formação que você tanto procura.

Além de atuar como estilista, quem se forma nessa graduação pode trabalhar como:

  • consultor;
  • produtor de moda;
  • personal stylist;
  • modelista;
  • caçador de tendência.

Afinal, a moda não se resume à produção de roupas, acessórios e calçados. O mercado de trabalho também precisa de gente para trabalhar na indústria têxtil, distribuição, figurinos, publicidade, entre outros setores.

2. Design Gráfico e Digital

Ao lado do digital, o Design Gráfico, que é uma das áreas mais tradicionais do Design, ganhou novos ares.

Isso quer dizer que a elaboração de materiais impressos e diagramação de textos são apenas algumas das funções do designer gráfico.

Por causa da alta demanda das empresas para mídias online, esse profissional encontra cada vez mais oportunidades, desde trabalhos de identidade visual até animações 3D e desenvolvimento de interfaces digitais.

3. Design de Produto e Serviço

Já parou para pensar que tudo o que a gente consome passou pelas mãos de um designer?

Quem atua na área de Design de Produto e Serviço precisa pensar não só no visual como também na funcionalidade do que é feito. Além disso, o designer deve considerar para além do que o serviço a ser entregue vai proporcionar na vida das pessoas.

Para atender a essas necessidades, os profissionais precisam estar sempre ligados nas tendências do Design, comportamento e consumo.

4. Design de Interiores

O Design de Interiores é uma área bastante conhecida. Cada vez mais, as pessoas têm reconhecido o valor que ela tem para a qualidade de vida e bem-estar.  

Isso porque o designer de interiores planeja com muito cuidado os espaços internos de casas, escritórios, lojas etc. E faz esse trabalho levando em conta o perfil de cada cliente.

Mais do que pensar na decoração, esse profissional cria as melhores estratégias para o aproveitamento dos espaços.

5. Design de Games

Quem curte jogos e se interessa por tecnologia pode se encontrar na área de Design de Games.

Saiba que se trata de um trabalho bem elaborado. Afinal, o desenvolvimento de um game é complexo e envolve não só a criação da parte gráfica dos jogos.

O designer também tem a função de pensar na experiência do usuário, no projeto de interface, nos elementos interativos, entre outros detalhes.

Por que fazer uma graduação na área para se dar bem na carreira de designer?

Assim como em outras profissões, o segredo do sucesso está no conhecimento. Para aprender tudo o que você precisa para arrasar no mercado de trabalho, nada melhor do que fazer uma boa graduação.

É na faculdade que você não apenas entra em contato com os conceitos e ferramentas do Design, como também desenvolve o pensamento crítico.

Levando em conta o papel do designer na sociedade, você precisa saber refletir criticamente sobre os problemas para os quais vai desenvolver uma solução, concorda?

Além disso, ao investir em uma formação de qualidade, as chances de encontrar ótimas oportunidades de trabalho só aumentam. As vagas mais promissoras, com oportunidade de crescimento e melhores salários são ocupadas pelos mais qualificados.

Portanto, não pense duas vezes.

Pode ter certeza de que o investimento na sua formação só vai render bons frutos no seu futuro profissional.

Comece a apostar em qualificação o quanto antes!

A proposta deste artigo foi oferecer as principais pistas para que você consiga traçar seu próprio caminho e crescer na carreira de designer.

Como você viu, fazer uma graduação na área é uma etapa que não pode ficar de fora dos seus planos.

E aí, o que achou do conteúdo? Quer conferir outras dicas? Então veja o passo a passo completo para se tornar um designer de sucesso!