IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
SOBRE

Sobre

O IED no mundo e o mundo no IED

O Istituto Europeo di Design (IED) é uma rede internacional de educação e pesquisa em Design. Conta com 11 sedes em três países (Itália, Espanha e Brasil) e sede em Milão. São mais de mil parcerias com empresas e instituições em todo o mundo, cerca de 3 mil professores, todos inseridos no mercado, e mais de 150 mil profissionais formados desde a sua fundação em 1966.

O IED é uma rede de ensino que proporciona intercâmbio de culturas e constante aprimoramento. “Saber e saber fazer” é a proposta que projetou o IED, em seus cinquenta anos de atividades, como centro de propostas inovadoras em Design.

Em São Paulo, em sua sede no bairro de Higienópolis, como faculdade reconhecida e bem avaliada pelo MEC, oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão. No Rio de Janeiro, a partir do edifício histórico já ocupado pelo cassino da Urca e pela TV Tupi, promove cursos de vários tipos e formatos. Ambas as sedes apresentam ampla programação aberta ao público.

O IED LABs, centro de inovação do IED Brasil, é um novo conceito educacional, integrando ensino, experimentação, pesquisa aplicada e de tendências e estudos transdisciplinares. Une alunos, professores, profissionais do design, empresas, instituições e empreendedores em um mesmo ambiente de criatividade e desenvolvimento de novas ideias, processos e negócios.

Os quase 300 professores do IED no Brasil, mentores e consultores, não dão apenas aulas de graduação, pós-graduação, extensão e cursos livres, mas apoiam os projetos do IED LABs para grandes e médias empresas, organizações e governos. O IED Brasil desenvolve atualmente projetos de consultoria em 12 estados brasileiros. ED.

 

O IED São Paulo

O Istituto Europeo di Design – IED São Paulo, primeira unidade fora da Europa, foi inaugurado em 2005, quando o Brasil iniciava seu crescimento econômico. Os grandes recursos naturais de um lado e a afirmação dos próprios valores culturais do outro lançaram o Brasil na dimensão dos países que podem fazer a diferença na nova ordem econômica mundial que se desenha.

A apreciação, por parte dos brasileiros, da criatividade italiana nos campos da moda e do design fertilizou o terreno para uma faculdade e permitiu ao IED traçar um percurso formativo capaz de preparar profissionais valorizados e disputados pelas empresas brasileiras.

A cada ano, o IED contribui para posicionar São Paulo como capital da moda latino-americana. No campo do design, a escola colabora para a emancipação do produto brasileiro no mercado externo. O modelo didático do IED também tem permitido a realização de programas educativos para o desenvolvimento de diferentes setores produtivos em alguns estados brasileiros, com parcerias estratégicas com os setores público e privado.

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID