IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
CARLOS TOYA

Carlos Toya

Graduado em engenharia mecânica e ilustração na FAAP e pós-graduado em vendas e marketing na ESPM, possui experiência de cerca de 17 anos em design e desenvolvimento de modelos, ferramental de moldagem e produção de carenagens para motocicletas e veículos de competição através de sua empresa, Toya Ind. e Com. de Fiberglass Ltda. Por seis anos, atuou na área de desenvolvimento de produto, ferramental de moldagem, cores e grafismos e produção no segmento náutico para lanchas, veleiros catamarans e demais produtos para os Estaleiros Coast Catamaran, e, por cinco, fez parte do grupo de desenvolvimento do automóvel Lobini na área de design de produto e logotipo.

JULIANA BERTOLINE

Juliana Bertoline

Professora no curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduada em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002), mestre pelo programa de Educação, Arte e História da Cultura na mesma instituição (2009), onde pesquisou as relações e possibilidades da biomimética aplicada ao design.

BRUNO CANDIOTTO

Bruno Candiotto

“Eu tiro fotos, faço vídeos no YouTube e falo #manodocéu toda hora”. É assim que Bruno prefere se apresentar.
Bacharel em Relações Internacionais, mestre em Educação, Arte e História da Cultura e pesquisador de áreas como fotografia, design, branding e coolhunting, atua como fotógrafo, videomaker, diretor de criação e consultor de imagem de marca para empresas de diferentes ramos. Recentemente, completou 20 anos de carreira como fotógrafo, atuando principalmente nos campos de moda, arquitetura, paisagem, viagem, cultura e estilo de vida, com trabalhos publicados e premiados nacional e internacionalmente por conceituados veículos como ArchDaily, Freunde von Freunde e UNICEF Next Generation. Atualmente, dedica-se também à criação de vlogs em um canal no YouTube que leva seu nome.

ANDRé LOMBARDI

André Lombardi

Curioso desde pequeno, formou-se psicólogo na PUC-SP, especializado em daseinsanalyse e psicologia do corpo, além de um pesquisador de epistemologia, hoje fazendo atendimento clínico em seu consultório. Criou o Labirinto que é um laboratório de experiências relacionadas aos temas de corpo, arte e filosofia, fez parte da equipe de Diretores de Whatever da Perestroika, desenvolvendo experiências de aprendizagem, e já trabalhou na área de educação infantil como educador em projetos de ciência com grupos de alunos. Nas horas vagas, toca violão, faz carinho em gatos que encontra na rua e joga Curling.

FERNANDA DE DIVITIIS

Fernanda de Divitiis

Inquieta e diversificada, está sempre atenta aos novos desafios. Formada pela USP com pós-graduação em Administração e Marketing pela FGV e mais de 15 anos de experiência em gestão de pessoas e gerenciamento de projetos, Fernanda é certificada como designer de serviço pela EISE/Hivelab e especialista em Design de Interação pela Nielsen Norman Group. Cofundadora da Wake Insights, empresa que atua na criação e no desenvolvimento de serviços inovadores, e professora de Design de Serviço e Customer Experience no IED SP e outras instituições, está envolvida no planejamento e desenvolvimento de projetos de inovação, construindo produtos e serviços em diversos setores. Nesta jornada, tem em seu portfólio desde grandes empresas a pequenas startups.

PEDRO CALABREZ

Pedro Calabrez

Sócio-diretor da NeuroVox, Pedro é doutor em Ciências (Ph.D) em Psiquiatria e Psicologia Médica pelo Laboratório de Neurociências Clínicas (LiNC) da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, onde foi membro do Centro de Neuromodulação, e professor convidado do Instituto Europeo di Design, FIA-USP e Casa do Saber. Foi criador dos primeiros cursos de neurociências aplicadas aos negócios do Brasil, com palestras assistidas por mais de 650.000 pessoas em mais de 500 empresas e vídeos no YouTube e Facebook com dezenas de milhões de visualizações. É responsável pelo canal NeuroVox no YouTube, que contava com mais de 600.000 inscritos em abril de 2019.

JOVITA V. TORRANO

Jovita V. Torrano

Arquiteta formada pela Universidade Mackenzie, Jovita trabalhou como Gerente de Projetos para grandes empresas de varejo (Grupo Pão de Açúcar, Carrefour) e consultora em projetos internacionais (Unilever – América Latina, Gigante – México, Nosso Super – Angola) e é sócia-fundadora da Espaçonovo, empresa especializada em varejo, conceituando e projetando para grandes redes, tais como Grupo St. Marche, Eataly, Grupo Zaffari e Empório Santa Maria.

FABRIZZIO TOPPER

Fabrizzio Topper

Com ampla formação acadêmica em gestão financeira, marketing, produtos e empreendedorismo, além de especializações em neurociências e neurolinguística aplicadas aos negócios, Fabrizzio protagonizou mais de 20 projetos empresariais próprios, cinco dos quais ainda realiza mentoração e direcionamento consultivos.
Conhecido como empreendedor, consultor e professor pelo mercado de gestão empresarial por atuar há mais de 20 anos à frente do desenvolvimento de produtos, marcas e na modelagem de grandes negócios digitais no mercado nacional e internacional.
Atualmente, além de fundador da premiada consultoria de desenvolvimento de negócios digitais TopperMinds, também é diretor da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), vice-presidente do POPAI Brasil (Associação Internacional de Marketing de Varejo) coordenador técnico da escola de negócios digitais ComSchool e professor da cadeira de Tecnologias Avançadas para o Varejo no IBMEC e Design de Experiência de Consumo pelo IED.
Ao longo de sua carreira em planejamento, atuou junto a diversos segmentos, sempre com o objetivo de modelar e aprimorar a atuação junto a seus mercados consumidores, atendendo a marcas como Pernod Ricard, JBS, Microsoft, Apple, Claro, Telefônica, Experian, Renault, Volkswagen, Movida, TokStok, Leo Madeiras, SWIFT, Sephora, Ellus, Camila Klein, HBO, Abril, Estadão, entre tantas outras de renome e relevância em seus nichos de atuação.

GIL TOKIO

Gil Tokio

Gil Tokio é ilustrador, professor, designer e cartunista.
Graduado em Arquitetura pela FAU USP e mestre na área de Design pela mesma escola, Gil é sócio e ilustrador do estúdio Pingado, tem trabalhado para as principais editoras e jornais do país, para o mercado publicitário, de animação e jogos digitais desde 2001, recebeu, dentre outros prêmios em Salões de Humor pelo país, o prêmio HQMix em 2006, e atua como professor do Instituto Europeo di Design e da Quanta Academia de Artes. É membro da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil e da banda maker Laikabot.

RAUL VIEIRA

Raul Vieira

Designer de Produto formado em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduado em Design de Calçados e Bolsas pelo Istituto Europeo di Design em São Paulo.
Com mais de 10 de anos de experiência no mercado de moda, atua nos segmentos de vestuário e acessórios, tendo trabalhado com marcas como Carmim, Everlast e Fellipe Krein, onde solidificou sua experiência com bolsas em mais de 7 anos de trabalho. A trajetória profissional passa por pesquisas internacionais nos grandes centros de moda, além do trabalho de desenvolvimento de produto junto a fornecedores e fabricantes na Ásia.
Docente no no curso de One Year em Shoes & Bags do IED São Paulo, Raul é consultor na Moum House Creative Design Studio, onde desenvolve projetos e coleções para empresas do mercado fabril e varejista.

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.