IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
DIEGO PAIM

Diego Paim

Consultor e facilitador de grupos, com 12 anos de experiência em desenvolvimento humano e desenho de experiências coletivas no Brasil e internacionalmente (Eslovênia, Suiça, Letônia, Índia). Trabalha com temas de desenvolvimento humano, liderança facilitadora, propósito, autoconhecimento, gestão da mudança, equipes de alta performance e carreira em projetos com diversas multinacionais, startups, ONGs e governos no Brasil. Além de escritor sobre liderança facilitadora, é mestre em gestão de pessoas em organizações pela FEA-USP e pesquisador atuante do núcleo de gestão de pessoas e trabalho da Universidade de São Paulo, buscando sempre conectar o mundo acadêmico e o ambiente profissional.

DOUGLAS CAVENDISH

Douglas Cavendish

Douglas é entusiasta de uma formação em design que promova profissionais capazes de endereçar soluções justas frente aos desafios cada vez mais crescentes e complexos do mundo atual. Atua nos mercados de pesquisa, inovação e design digital há 12 anos, tendo passagens por Livework, Itaú Unibanco, Kyvo e iFood. Atualmente, é responsável pela área de pesquisa e inteligência da fintech Hash (payments infrastructure) e coordena o curso de Future Studies no IED/SP. É formado em Desenho Industrial (UNIFATEA/SP); com uma especialização em Inovação e Design Thinking (ESPM/SP); mestrado na área de Sociologia da Tecnologia (UNIFEI/MG); e um doutorado em andamento na área de Comunicação e Semiótica (PUC/SP).

LéO FERREIRA

Léo Ferreira

Leo Ferreira é recifense, pai da Ziggy, uma bulldog francesa, e do Luca, ser humaninho recém-chegado por essas bandas. Entre suas últimas experiências, atuou como Product Owner no Carrefour, onde auxiliou na estruturação de produtos digitais e liderou as primeiras iniciativas de UX / design de serviço da companhia, e também como Program Lead na Kyvo, onde colaborou com grandes empresas para desenvolverem projetos e negócios com startups. Com MBA em Design de Serviço e Gestão Empresarial, hoje é Gerente de Inovação da Faber-Castell.

IZA DEZON

Iza Dezon

Pós-graduada em Gestão de Moda, Luxo, Beleza e Design pelo Institute Français de la Moda — IFM, Iza Dezon é especialista em previsão de tendências, representante oficial da Peclers Paris no Brasil, palestrante e mentora com habilidades em análise de tendências, estratégias de comunicação e inovação.

CRISTIANE PACHECO

Cristiane Pacheco

Gerente de Produção Gráfica da DPZ&T, 20 anos de desenvolvimentos de projetos e campanhas para diversos clientes como: McDonald´s, Natura, Polenghi, BWM, Renault entre outros. Possui Master em Marketing da ESPM e é formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista.

FABIO SHIMANA

Fabio Shimana

Formado em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em Direção de Arte pela Miami Ad School. Ministra cursos de Criatividade Analítica e dá palestras em eventos por todo o Brasil. Founder & CEO da CRANE, consultoria criativa analítica há sete anos no mercado.

MARIANA BACCI

Mariana Bacci

Comunicadora inquieta, Food Designer e jornalista, Mariana Bacci iniciou sua trajetória profissional em vendas, passou por TV (pauta, edição e apresentação), assessoria de imprensa, comunicação institucional e consultoria para varejo. Apaixonada por novas plataformas, também atua em projetos de comunicação, mídias sociais e consultoria para Food Service. Fez parte da primeira turma de Food Design do IED, aprofundando o estudo da comunicação do segmento com um olhar sistêmico do processo. É curadora da Food Design Week, desenvolve projetos de Food Design e acredita que, por meio da inovação nos processos, o comportamento das pessoas pode ser transformado.

RENATO CALEFFI

Renato Caleffi

Pioneiro em gastronomia funcional e orgânica no Brasil, Renato Caleffi é chef e proprietário da rede de cafés Le Manjue e do restaurante Le Manjue Organique em São Paulo, reconhecido pela crítica e pelo público por suas receitas autorais, saudáveis e orgânicas. Formado em Direito e em Gastronomia pela faculdade Anhembi Morumbi, teve passagens por cozinhas no exterior e no Brasil. É professor e pesquisador e ministra cursos por todo o país, além de ser autor dos livros: Escolhas e impactos – gastronomia funcional, Tudo sobre panelas, série infantil Achaz, Na ponta da língua, e Gastronomia funcional no esporte.

GUSTAVO GUADAGNINI

Gustavo Guadagnini

Gustavo Guadagnini é administrador de empresas formado pela PUC-SP e atua como Managing Director da organização The Good Food Institute no Brasil. Seu objetivo é criar uma cadeia de produção de alimentos mais saudável, justa e sustentável através de apoio às indústrias que visam eliminar o uso de ingredientes com origem animal, seja em tecnologias de base vegetal ou de tecidos cultivados. Ele é dos mais ativos advogados do setor, por isso já palestrou em diversas grandes empresas, universidades, centros de inovação e projetos como TEDx. Também já teve a oportunidade de colaborar com a mídia com entrevistas ou comentários para o Fantástico, GloboNews, Exame, UOL, Terra, dentre outros.

FRANCISCO TORTORELLI

Francisco Tortorelli

Formado em administração de empresas pela FGV, Francisco Tortorelli é o líder da área de estratégia e insights da divisão de produtos lácteos e de base vegetal da Danone Brasil, ajudando a desenhar a agenda estratégica e de inovação de marcas como Danoninho, Activia, Corpus, Silk e YoPro.
Por onze anos, atuou no marketing da Unilever em marcas de alimentos e sorvetes, dentre outras divisões da empresa, participou da Academia de Marketing da Unilever em Londres durante dois anos, ajudando a desenvolver o conteúdo de ferramentas de treinamento utilizadas em todos os escritórios da empresa no mundo, e trabalhou com marcas da divisão de snacks por dois anos na Elma Chips/Pepsico. Atuou como diretor de planejamento estratégico da McCann Erikson no Rio de Janeiro, desenvolvendo projetos para marcas como Coca Cola, L’Oreal e TIM.
Iniciando  sua carreira em Consumer Insights na Diageo, desenvolveu projetos para marcas como Johnnie Walker, Smirnoff, Buchanan’s, White Horse, Cîroc e Ketel One. Por seis anos, atuou como consultor em projetos de posicionamento de marcas e inovação para empresas como Diageo, Unilever, Whirpool, Pfizer, Banco Original, Campari e Bonafont, e é autor do livro O jogo das marcas, inspiração e ação, em parceria com Fernando Jucá.

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.