IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
NATALIA KAUPA

Natalia Kaupa

Após trabalhar por 10 anos como designer no universo da moda, juntou suas expertises adquiridas e fundou seu próprio negócio em 2011, a Folks Like Us, startup que tratava com mais design itens corriqueiros, como panos de prato e toalhas de mesa. Imergiu no design de serviços com a EISE (Escola de Inovação em Serviços/HiveLab), onde trilhou uma dupla jornada como aluna e coordenadora, com a missão pessoal de disseminar uma cultura mais acolhedora para a capacitação e conexão dos alunos, além de ter sido responsável pela gestão de projetos educacionais. É cofundadora da WAKE, empresa de inovação, atuando como pesquisadora, service designer e trend forecaster, conectando informação e insights provenientes do campo com sinais de futuro e seu propósito para o amanhã. É também coordenadora e professora da extensão em Future Studies & Coolhunting no IED São Paulo.

RUY OHTAKE

Ruy Ohtake

MARINA LINHARES

Marina Linhares

DANIELA PENTEADO

Daniela Penteado

GUILHERME AMOROZO

Guilherme Amorozo

BARãO DI SARNO

Barão di Sarno

Barão é sócio-fundador da Questtonó, consultoria de inovação e design com mais de 180 prêmios conquistados, onde atua em projetos focados na construção de futuros mais humanos e sustentáveis, vice-presidente do Instituto A Cidade Precisa de Você, coletivo que visa melhorar a vida nas cidades através da ativação de espaços públicos, e já ministrou aulas em diversas instituições de ensino, como o Instituto Europeu de Design, Universidade Paulista e Escola Pan-americana de Arte.

HEIDER BERLINK

Heider Berlink

Engenheiro Eletricista e mestre em Engenharia de Sistemas pela USP, Heider é especialista em Inteligência Artificial com foco na aplicação em sistemas inteligentes de suporte à tomada de decisão, fundador de startups como SmartSolar e Pague Verde, atuou em projetos de P&D em SmartHome na AES Eletropaulo e como consultor na modelagem de negócios e criação da experiência digital da plataforma de compartilhamento de usinas de energia solar na EBES.
Atuou como gerente de produtos em startups como EduK e Webmotors, é Head de Produtos no PicPay, e atua como consultor de inovação e como pesquisador de Aprendizado de Máquina e sua aplicação em produtos digitais.

ROBERTO SPEICYS

Roberto Speicys

PhD em Ciência da Computação pela Universidade de Paris 6-Sorbonne Universités e Mestre em Ciência da Computação pela USP, Roberto é fundador da Scipopulis e trabalha na área de cidades inteligentes há 5 anos, desenvolvendo soluções de coleta e análise de dados de mobilidade que facilitem a participação do cidadão e forneçam informações fundamentais para suportar a tomada de decisão baseada em evidências, tanto do cidadão quanto do governo e das operadoras de transporte.
É membro dos comitês de Intelligent Transport Systems da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público) e da UITP (Union Internationale des Transports Publics) e fellow da Royal Society of Engineering (UK). Entre suas áreas de interesse estão a proteção da privacidade no contexto das cidades inteligentes, técnicas lúdicas de participação do cidadão e a criação de plataformas para coleta de dados que transformem os cidadãos em sensores da cidade.

BEATRIZ VILELA

Beatriz Vilela

Engenheira civil pela Universidade Mackenzie e mestre em hidráulica e saneamento pela escola politécnica da USP, Beatriz é sócia da Empresa Geasanevita Engenharia e possui experiência de 20 anos em planos, estudos, projetos básicos e executivos de infraestrutura urbana hídrica e saneamento, incluindo revisão do plano diretor de esgoto da cidade de São Paulo, tendo atuado em todos os estados do Brasil e internacionalmente, na America Latina e África. Recentemente, trabalhou em projetos de infraestrutura verdes nos EUA e desenvolveu metodologia de drenagem sustentável aplicada na infraestrutura urbana para a realidade brasileira com projetos em implantação para novas urbanizações e Retrofit de cidades.

LEANDRO TROVATI

Leandro Trovati

Designer automotivo, empreendedor digital, gerador de valor e fundador da Sketch-It!, Leandro Trovati possui 20 anos de experiência internacional em Transportation Design, tendo passado por grandes estúdios e empresas como Domus, Honda, General Motors e Grupo PSA.

Com uma didática direta e objetiva que vem elaborando e aprimorando há mais de uma década na Sketch-It!, ele traz ao IED conteúdos em Sketching Criativo, apresentando métodos eficazes para representar um carro do zero nas principais vistas utilizadas dentro dos mais importantes estúdios de Design Automotivo internacionais, e nos 3 Pilares do Rendering, com técnicas que trazem confiança e qualidade na execução do rendering.

Com esses métodos, criados e desenvolvidos a partir de experiências vividas dentro dos estúdios de design, o aluno torna-se apto a atuar entre os melhores.

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.