Língua

Português

Início

Maio 2024

Período

Noturno

Formato

Híbrido

Duração

396 Horas

Coordenador do curso

Marcelo Falco

Preço

24 parcelas de R$ 1.685,25

Planejar experiências fluidas exige o domínio de técnicas, ferramentas e uma visão abrangente de projetos.

Data de início: 09/05/2024, terça e quinta, das 19h30 às 22h15.

O mercado atual está carente de profissionais que não apenas dominem a técnica ou o ferramental, mas que também tenham uma visão dos projetos em 360º, considerando a integração com outras áreas e comprometido com o sucesso do produto ou serviço.

A experiência do usuário assumiu uma importância estratégica no mercado, além de uma compreensão sobre as diversas formas que o design de interação pode assumir, moldadas por diferentes elementos envolvidos. O processo de investigação de problemas é um passo importante para compreender cada elemento que constitui a experiência do usuário – além de ser parte fundamental para estruturar caminhos que levem às soluções inovadoras.

O objetivo da Pós-graduação em UX/UI é formar profissionais dotados de visão crítica, ao mesmo tempo que possuem uma bagagem técnica em termos de competência, habilidade e domínio das ferramentas necessárias para a execução de projetos de experiência centrados no usuário.

A Pós-graduação em UX/UI: Design, Inovação & Estratégia possui formato carrossel, onde os participantes podem escolher ingressar no curso no módulo correspondente à sua inscrição, sem impacto pedagógico.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso UX/UI: Design, Inovação & Estratégia!

Com metodologia voltada ao estudo e desenvolvimento de projetos, realizados em cada módulo e intercalados com disciplinas conceituais para a consolidação de uma visão crítica sobre UX e UI. Técnicas como arquitetura da informação, pesquisa com usuários, estratégias de negócios e liderança em design serão apresentadas em detalhes ao longo da jornada para que os estudantes sejam capazes de pensar e responder às demandas reais de mercado, além de desenvolver seus próprios produtos e serviços.

Durante as aulas, vamos trabalhar atividades práticas, aliadas à fundamentação teórica e validação conceitual para exercitar diferentes técnicas, aplicadas a situações reais, como pesquisa, design thinking, prototipagem, marketing e programação. O objetivo é estabelecer um entendimento detalhado sobre a forma como as diferentes partes se relacionam, sejam técnicas, estéticas ou humanas.

O corpo docente é composto por profissionais especializados em suas áreas, como designers, arquitetos, publicitários, desenvolvedores e jornalistas que vão explorar metodologias e ferramentas necessárias para o desenvolvimento de projetos e serviços, assim como temas organizacionais que incluem processo de trabalho em equipes diversas, remotas e distribuídas. O curso busca formar competências necessárias além de promover uma reflexão em níveis ampliados sobre problemas reais.

 

Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Pós-Graduação Carrossel

A Pós-graduação em UX/UI: Design, Inovação & Estratégia traz uma abordagem inovadora que permite aos alunos ingressar no módulo correspondente à sua inscrição, sem impacto pedagógico. Nosso foco é capacitar profissionais, com o intuito de executarem projetos de maneira prática e integrada.
 
O Módulo UX – Engajamento e Empatia com o Público-alvo oferece dinâmicas de Design Thinking, Metadesign, Pesquisas com Usuários e a interseção do Produto com o Design de Serviços.
 
No Módulo UI (User Interface Design), exploramos UX Writing, Design System, Design de Interação e Microinterações, além de abordar Métodos e Técnicas de Avaliação para Produtos e Serviços de Design.
 
Já o Módulo de Gestão, Inovação e Métricas abrange arquitetura da informação, pesquisa com usuários, estratégias de negócios e liderança em design, garantindo que os estudantes atendam às demandas do mercado e desenvolvam seus próprios produtos e serviços.
 
Ao concluir os três módulos, os alunos receberão a certificação de Especialista em UX/UI: Design, Inovação & Estratégia. Estamos comprometidos em proporcionar uma jornada educacional enriquecedora e prática, capacitando os profissionais para um sucesso excepcional no campo do UX/UI.

Por sua multidisciplinaridade, o curso é voltado para profissionais de diversas áreas, como design, publicidade, marketing, tecnologia, jornalismo, educação, artes e arquitetura, interessados em ter uma compreensão global de projetos de design centrado no usuário para assumir cargos estratégicos de gestão. 

Quem atua em campos relacionados ao design de experiência de usuários, encontra os meios para se especializar e dominar competências, habilidades e ferramentas que permitem refletir e projetar experiências para usuários de produtos e serviços interativos, sejam eles digitais ou híbridos.

 

O objetivo da Pós-graduação em UX/UI é formar profissionais dotados de visão crítica, ao mesmo tempo em que acumulam uma bagagem técnica, com competências e habilidades necessárias para executar projetos de experiência centrados no usuário.

Módulo Internacional

Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

Módulo UX - 132 horas

  • UX - User Experience (24h)

  • Pesquisa com Usuários (24h)

  • Inovação e Design Thinking (18h)

  • Complexidade e Metadesign (24h)

  • Design de Serviços (24h)

  • Trabalho - Conclusão Módulo UX (24h)

Módulo UI - 132 horas

  • UI - User Interface (24h)

  • Redação Para UX (UX Writing) (18h)

  • Design System e Design Ops (24h)

  • Design de Interação e Microinterações (18h)

  • Métodos e Técnicas de Avaliação (18h)

  • Trabalho - Conclusão Módulo UI (24h)

Módulo Gestão, Inovação e Métricas - 132 horas

  • Gamificação e Engajamento (18h)

  • Internet das Coisas (IOT) (24h)

  • Gestão do Design (24h)

  • UX e Marketing Digital (18h)

  • UX Metrics (24h)

  • Trabalho - Conclusão Módulo Inovação (24h)

Docentes

Marcelo Falco

Coordenador do curso

Álvaro Gregório

André Damião

Caio Vassão

Carolina Toledo

Ceci Romera

Claudio Gusmão

Daniel Furtado

Daniel Risi

Heller de Paula

Rafael Nery

Roger Pascoal

Rafael Toledo

Dizem sobre nós

Módulo Internacional alunos IED

O Módulo Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.

Poderia estar interessado em:

Notícias